A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VERBOS GENÉRICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VERBOS GENÉRICOS."— Transcrição da apresentação:

1 VERBOS GENÉRICOS

2 Uma das qualidades do bom texto é justamente o capricho na linguagem
Uma das qualidades do bom texto é justamente o capricho na linguagem. A variabilidade linguística, ou seja, o repertório do falante revela-se como componente na construção textual. Há uma série de recomendações, então comecemos por uma simples. Existem verbos extremamente empregados dada a sua funcionalidade. Eles são saudáveis, logo não há nenhum impedimento na sua utilização. O problema reside justamente na exaustiva repetição, revelando um repertório pequeno do escritor. Vejamos alguns desses verbos e sugestões para aumentar a variabilidade linguística.

3 DAR O turismo naquela cidade deu bons frutos. (produziu) Era necessário dar uma solução. (apresentar) Eles deram atenção ao menor abandonado. (dedicaram) Os jornais deram a notícia. (publicaram) Os investimentos em educação nunca deram bons resultados. (produziram, causaram) O inquérito policial deu quase 500 páginas. (chegou a, rendeu, perfez) O Governo deu uma nova visão à economia. (criou, estabeleceu, imprimiu) A imprensa deu a culpa ao incidente aos sem-terra. (atribuiu, imputou) A mulher, hoje em dia, dá as razões à sociedade das qualidades intrínsecas desse trabalho. (expõe, mostra)

4 FAZER O sistema capitalista faz suas vítimas. (produz, cria) Um sistema educacional forte faz uma nação. (constrói, forma) A pobreza faz o desemprego. (ocasiona, produz, origina) Enquanto não fizermos nossa parte, a violência continuará existindo. (realizarmos) SER Tirar o menor da rua é imprescindível. (torna-se) O governo é incompetente. (mostra-se) O problema fundiário é a distribuição das propriedades. (consistem na) A reforma agrária não é apenas um problema do governo. (pertence)

5 TER O governo não tem alternativas. (possui) Todo cidadão tem direito a ter suas horas de lazer. (possui); (merece); (obter, gozar) Qualquer cidade tem seus ídolos. (consagra, tributa) Tinha de encontrar uma solução. (deveria, necessitaria, precisaria) A violência tem estreita relação com o desemprego. (mostra, traz) Tinha dito que a natalidade deveria baixar. (disse, afirmou) Apesar disso, tinha um problema. (existia, havia)

6 Ao escrever seu primeiro parágrafo, você pode fazê-lo de forma criativa. Ele deve atrair a atenção do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns como: atualmente, hoje em dia, desde épocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos, na atualidade.


Carregar ppt "VERBOS GENÉRICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google