A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – 27-30 de Novembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – 27-30 de Novembro."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia
Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – de Novembro de 2006 – Manaus – AM - Brasil

2 Roteiro da Apresentação
A Rede CTPetro Amazônia Governância de Dados e Informação Comissão Mista de Informática Ações do CMI Integração de Base de Dados Plano de Gerenciamento de Publicações Considerações Finais

3 A Rede CTPetro Amazônia
Formar uma Rede Temática Cooperativa entre instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia na Região Amazônica, que intensifique a troca de informações, conhecimentos, intercâmbio de profissionais, treinamento e capacitação; obtenção e divulgação de novos conhecimentos que permitam identificar, avaliar, eliminar ou minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente, das atividades de prospecção e transporte do gás natural e petróleo na Amazônia Brasileira - NO UNIVERSO DA COMPUTAÇÃO - O que fazer para atingir tais objetivos?

4 Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso -
O que é? Processo pelo qual se gerencia a qualidade, consistência, usabilidade, segurança e diaponibilidade de dados de uma organização É um assunto critico que deve ser tratado o quanto antes. Cenário Arquitetura da informação consiste de muitos sistemas e banco de dados que podem ou não estarem integrados conforme as necessidades da organização. “Governância de dados é ESSENCIAL”

5 Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont.
Compromisso é a fundação de qualquer estratégia de Governância de dados – Compromisso inclui recursos e tempo. Governância de Dados, infelizmente, não é grátis. Padrões desenvolvidos devem ser adotados no cenário dos dados. Nenhum sistema de informação deve desprezar padrões de governância existente.

6 Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont.
Gerenciamento e Disseminação de Dados É fundamental o uso de melhores tecnologias disponíveis (ferramentas DBMS, EAI (enterprise application integration) and ETL (extract, transform and load), e produtos para garantir a qualidade dos dados.

7 Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont.
Tecnologias: Servidor WEB: Apache, Tomcat Linguagem de programação: PHP, Python, Java, etc Banco de dados: PostgreSQL, MySql, etc Navegador WEB (browser): Internet Explorer; Mozilla Firefox; Suportem sessões, CSS, Java e JavaScript.

8 Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont.
Também, desenvolver planos de integração das ferramentas e dos dados. Responsabilidade começa e termina com liderança - Comissão Mista de Informática

9 Comissão Mista de Informática: Peopleware, Hardware e Software
Formação: Área técnica e científica da computação e dos projetos de pesquisa (escopo do CTPetro); Participação das instituições envolvidas na Rede Temática CTPetro Amazônia.

10 Comissão Mista de Informática: Peopleware, Hardware e Software cont.
Objetivo: estabelecer políticas na área de Informática e também analisar as necessidades da rede, realizar atividades como desenvolvimento e manutenção do site Web, onde ocorre divulgação de notícias, atividades e eventos da rede, implantação/integração de banco de dados para o armazenamento das informações coletadas durante as pesquisas dos projetos que compõem a Rede CTPetro Amazônia.

11 Ações da CMI Reuniões (2005-2006):
2 Realizadas em Manaus e 1 em Belém. Atividades: Conhecer a infra-estrutura de informática do MPEG; Planejamento do Espelhamento do Website da Rede CTPetro no MPEG; Identificação de demandas dos projetos de pesquisa com relação a infra-estrutura e desenvolvimentos de sistema de suporte; Dimensionamento de recursos para atender a novas demandas;

12 Ações da CMI cont. Atividades:
Definindo agenda de reuniões da CMI do CTPetro ( ) Integração da Rede CTPetro a outras iniciativas na Amazônia Participação da ASCOM do CTPetro no MMA/BCDAM Disseminação do Sistema Mo Porá – Gerenciamento do Repositório de Dados Elaboração de Cronograma de Treinamento Discussão sobre o Plano de Gerenciamento de Publicações

13 Plano de Gerenciamento de Publicações
Entrada de dados do CT-Petro (indexada e literatura cinza - formato PDF) Captura de dados de bases de referencias externas CT-Petro FTP Site Recomendações para o tratamento dos dados (1...7) Cópias de Segurança Web Site do INPA (Bibliopac) internet Banco de Dados Usuários Web Solicitação de Material Biblioteca INPA

14 Plano de Gerenciamento de Publicações cont.
PASSOS: Solicitação de autorização dos autores referente a questões de Copywrite; Indexar material com identificação da biblioteca do INPA; Selecionar/Identificar as palavras-chaves da publicaçãp; Adotar o AACR2 (Anglo American Cataloging Rules) na catalogação dos dados da publicação; Adotar o DDC (Dewey Decimal Code) para classificar o dado (Permitirá a localização do material na biblioteca”); Inserir o dado no banco de dados da biblioteca central do INPA, incluindo o resumo e um arquivo PDF associado, se disponível; Toda publicação autorizada do CT-Petro poderá ser impressa e distribuída via Web ou Correio normal.

15 Integração de Base de Dados
Piatam – BD Malária CTPetro – BD Malária internet Usuário Camada de Integração Esquema Integrado BD Piatam BD CTPetro *** EM DESENVOLVIMENTO ***

16 Considerações Finais Experiências/soluções positivas de Projetos (LBA, PPBio, Team, PDBFF, etc) podem ser incorporados de forma rápida e com baixo custo (R$ 0,00); Política de Dados deve ser enfatizada sempre; Segurança dos Dados; Implementar uma Base de Metadados Fortalecer a CMI e subsidiar reuniões para trocas de experiências com maior freqüência

17

18 Muito Obrigado !


Carregar ppt "Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – 27-30 de Novembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google