A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO"— Transcrição da apresentação:

1 PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO
II WORKSHOP DE AVALIAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA DA REDE CT-PETRO AMAZÔNIA PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO UTILIZAÇÃO DE “TOPSOIL” DA FLORESTA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM URUCU Dr. Niwton Leal Filho Manaus

2 Introdução Introdução As boas práticas envolvidas no processo de recuperação de áreas degradadas consistem: - Descompactação e medidas para conservação do solo; - Reposição da camada superficial do solo; - Correção da acidez; - Adubação química; Plantio diversificado de espécies florestais nativas; Manutenção inicial do plantio; Enriquecimento com outras formas de vida e grupos ecológicos.

3 A ausência de cobertura, com material vegetal, expõe os solos.
Introdução Em Urucu, apesar dos elevados investimentos humanos, financeiros e aprimoramentos técnicos, os resultados podem ainda ser otimizados. A ausência de cobertura, com material vegetal, expõe os solos. Vários fatores impedem o desenvolvimento das espécies vegetais nas clareiras e jazidas (condições de solo, dispersão e estabelecimento de propágulos, condições microclimáticas e hídricas). A formação de ilhas de vegetação pode ser uma alternativa viável para acelerar a recuperação de pequenas áreas.

4 Introdução Figura 2. Solo pronto para plantio Figura 1. Escarificação Figura 3. Proteção de taludes Figura 4. Resíduos de capoeira

5 Introdução Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito a médio prazo da aplicação de “topsoil” sobre o estabelecimento de espécies provenientes do banco de sementes durante um período de cinco anos.

6 Material e Métodos Área de estudo preparo da área em setembro (2001)
Figura 5A. Jazida 84

7 Material e Métodos Figura 5B. Coleta de “topsoil” Figura 5C. Regeneração

8 - faixas de “topsoil” 150 x 20 x 1 cm.
Material e Métodos - faixas de “topsoil” 150 x 20 x 1 cm. Parcelas controle Parcelas com “topsoil” 10 m 15 m Parcelas com outros experimentos

9 - Primeira contagem em linhas (março de 2002).
Material e Métodos - Primeira contagem em linhas (março de 2002). Figura 6. Jazida 84 após 6 meses (março/2002) Segunda contagem em setembro de 2002 (12 meses): foram instaladas subparcelas de 5x5 m no centro de cada parcela.

10 Material e Métodos A última avaliação foi realizada em setembro de 2006, em uma subparcela de 10x5 m no centro de cada parcela (controle e com “topsoil”). Figura 7. Jazida 84 em setembro de 2006 (5 anos).

11 Resultados e Discussão
Figura 8. Densidade média e desvio padrão dos indivíduos estabelecidos após cinco anos (T3), nas parcelas com “topsoil” e controle.

12 Resultados e Discussão
Figura 9. Altura média e desvio padrão dos indivíduos estabelecidos após 5 anos (T3), nas parcelas com “topsoil” e controle.

13 Resultados e Discussão
Figura 10. Densidade e desvio padrão dos indivíduos estabelecidos nas parcelas com “topsoil” em 6 meses (T1), 12 meses (T2) e 60 meses (T3).

14 Resultados e Discussão
Figura 11. Porcentagem dos gêneros dominantes nas parcelas com “topsoil” em 6 meses (T1), 12 meses (T2) e 50 meses (T3).

15 Resultados e Discussão
Figura 12. Número de espécies estabelecidas nas parcelas com “topsoil”, após cinco anos (T3).

16 Resultados e Discussão
Figura 13. Altura média dos indivíduos estabelecidas nas parcelas com “topsoil”, após cinco anos (T3).

17 Conclusão Conclusão Os resultados indicam que o processo pode ser eficiente para acelerar a cobertura vegetal de pequenas áreas a serem recuperadas, porém o sucesso do método é afetado pelas condições iniciais do solo; A redução observada na diversidade ao longo do tempo, indica a necessidade de plantio de enriquecimento paralelo; A identificação e o uso de outras espécies com estratégia de vida similar ao gênero Vismia pode ser a uma alternativa eficiente para o aprimoramento das técnicas de recuperação de áreas degradadas na Amazônia.


Carregar ppt "PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google