Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tipos de dados, valores literais e variáveis
Capítulo 2 Tipos de dados, valores literais e variáveis
2
Tipos de dados, valores literais e variáveis
Exibindo dados na tela Variáveis Tipos primitivos Valores literais Type casting
3
Exibindo dados na tela Utilize o comando abaixo para exibir dados na tela: System.out.println( ) Exemplos: System.out.println(8); System.out.println(5+3); System.out.println(salario * 2);
4
Variáveis Definição Tipos de variáveis Declaração Escopo Nomenclatura
5
Tipos de variáveis Tipos Primitivos Tipos Compostos Arrays
6
Tipos Primitivos Tipos simples da linguagem
Não são tratados como objetos byte short int long float double char boolean
7
Faixas de Valores Inteiros
Tipo Tamanho Faixa byte 8 bits -27 até short 16 bits -215 até int 32 bits -231 até long 64 bits -263 até
8
Faixas de Valores de Ponto Flutuante
Tipo Tamanho Faixa float 32 bits 1.402e-45 até 3.402e+38 double 64 bits 4.94e-324 até1.79e+308
9
Declaração int idade; double preco; int anoNascimento = 1985;
long matricula, salario;
10
Escopo Trecho do programa em que a variável sobrevive.
while ( ) { var x; if ( ) { var y; } Escopo da variável x Escopo da variável y
11
Nomenclatura Regras para Nomes de variáveis, classes, métodos, constantes, pacotes ou labels: Podem conter somente os seguintes caracteres: letras, números, underline ( _ ) ou cifrão ($); Não podem começar com números; São case-sensitive; Não devem conflitar com nenhuma palavra reservada da linguagem Java.
12
Literais Representação da linguagem para um valor a ser atribuído ou utilizado em algum cálculo: Números inteiros; Números com ponto flutuante; Valores booleanos; Caracter;
13
Números Inteiros Podem ser escritos em 3 formatos: Decimal, Octal ou Hexadecimal Formato Escrita Exemplo Decimal Seqüência ordinal sem casas decimais 10; 456; -5 Octal Contém dígitos de 0 a 7 sempre começando com 0 (zero) 012; -05; 0679 Hexadecimal Contém dígitos de 0 a 9 e letras de ‘A’ a ‘F’ começando com ‘0x’ 0xA; -0X45
14
Números de Ponto Flutuante
Números que possuem parte fracionária. Notação decimal: ou Notação científica: e+4 ou e-23
15
Valores booleanos Um valor booleano representa um valor lógico
Existem apenas dois valores possíveis: true false
16
Caracter Representa uma única letra, dígito ou qualquer outro símbolo no formato UNICODE É expresso entre apóstrofes (aspas simples) ‘X’ ‘1’ ‘ç’ ‘-’ ‘/’
17
Casting Conversão entre tipos primitivos ou entre tipos compostos.
double distancia = ; float num = (float) distancia; int valor = (int) distancia; Exemplificar com um copo de café e um de água.
18
Casting (Ordem de precedência)
Na ordem abaixo não é necessário o cast: byte short int long float double char
19
Constantes Identificador relacionado a um valor que não pode ser alterado. final int IDADE_MINIMA = 18; final double PI = ; final String CABECALHO = “Organizações Tabajara”;
20
Conversão de Strings Classes “wrappers” (invólucros)
Considere a variável String t = “34.5”; byte b = Byte.parseByte(t); short s = Short.parseShort(t); int i = Integer.parseInt(t); float f = Float.parseFloat(t); double d = Double.parseDouble(t);
21
Exercícios Laboratório 1 Laboratório 2
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.