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01 de agosto de 2011 Curso de ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE.

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1 01 de agosto de 2011 Curso de ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE

2 A Biblioteca como Fonte de Informação em Ciência e Tecnologia Luciana Danielli

3 3500 a.C. 40.000 a.C. 2500 a.C. Arte, pintura e gravura rupestre Escrita cuneiforme Papiro Séc VIII d.C. Bibliotecas dos Mosteiros 1440 Gutenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel Séc III a.C. Biblioteca de Alexandria * * * * * * Linha do Tempo

4 1990 3.200 Bases hospedadas em mais de 40 Bancos de Dados (acesso em rede) Linha do Tempo 1665 Le Journal des Sçavans / The Philosophical Transactions of the Royal Society 2000 Milhões de computadores ligados em rede. Globalização da informação. 1951 Bases de dados numéricos 1960 Bases de dados bibliográficos 1970 10 Bases disponíveis em 2 Bancos de dados (acesso on line) 1986 Bases em suporte de CD-ROM * * * * * * * 1909 Primeiro Periódico Científico Brasileiro * 1879 Index Medicus (Medline) *

5 Comunicação científica... Informação científica...

6 Categorias de Fontes e Recursos de Informação Primários Periódicos científicos, os anais de conferência, as monografias e os relatórios técnicos. Secundários Bibliografias, os dicionários e enciclopédias, os manuais, as publicações ou periódicos de indexação e resumos, artigos de revisão, catálogos etc. Terciários Raramente encontra-se a distinção entre fontes secundárias e terciárias. São elas bibliografias de bibliografias, diretórios, almanaques etc.

7 Como se dá o acesso aos acervos? Seleção e Aquisição Descrição Bibliográfica Indexação e Classificação Serviços técnicos Serviços aos usuários Referência Circulação Comutação

8 Biblioteca Digital Biblioteca com informações existentes apenas em forma digital, armazenada em diferentes meios “como as memórias eletrônicas (discos magnéticos e óticos)”; “não contém livros na forma convencional e a informação pode ser acessada, em locais específicos e remotamente, por meio de redes de computadores” (Barcker, 1994). Exemplo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - IBICT

9 Biblioteca Virtual Bibliotecas que existem somente virtualmente – isto é, não existe na “vida real”. Pode ser composta de materiais de várias bibliotecas separadas e que foram organizadas em um espaço virtual, usando computadores e redes de computadores. (Tennant, 1999). Exemplo Biblioteca Virtual em Saúde - Fiocruz

10 Onde o documento reside não é mais o mais importante; conceito de lugar tornou-se secundário para o bibliotecário e para o usuário; importante passa a ser o acesso e a confiabilidade da informação; conceito de tempo se altera; a instantaniedade passa a ser a palavra de ordem. Biblioteca Virtual

11 Grupo 1: Apresenta informações básicas sobre a estrutura da biblioteca, serviços e produtos, sem possibilidade de acesso on-line aos recursos bibliográficos. Responde questões simples de referência com uma home-page estática, sem a interação dos conteúdos com os usuários. Estágio no qual as bibliotecas se encontram em relação a virtualização Biblioteca Virtual

12 Grupo 2: Apresenta as informações do grupo anterior, mas disponibiliza Catálogo on-line, e outros serviços on-line aos usuários como: material instrucional; solicitação de documentos; empréstimo e reserva de livros; permuta; sumários correntes, entre outros. Responde questões simples de referência com uma home-page dinâmica que permite a interação dos conteúdos com os usuários. Biblioteca Virtual Estágio no qual as bibliotecas se encontram em relação a virtualização

13 Grupo 3: Apresenta as informações dos grupos anteriores, oferece acesso as bases de dados locais, em CD-ROM ou on-line, aos usuários remotos; apresenta SR on-line em estruturação. Responde questões simples/complexas de referência com home-page dinâmica que permite interação dos conteúdos com os usuários. Biblioteca Virtual Estágio no qual as bibliotecas se encontram em relação a virtualização

14 Biblioteca Virtual em Saúde - BVS A BVS é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo propiciar o acesso ao conhecimento científico atualizado. Opera como uma rede de produtos e serviços na Internet, de maneira a atender às necessidades de informação em saúde de autoridades, administradores, investigadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e público em geral. Diferencia-se do conjunto de fontes de informação da Internet por obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade. [Modelo BIREME]

15 Busca da equidade no acesso à informação em saúde; Promoção de alianças e consórcios para maximizar o uso compartilhado de recursos; Promoção do trabalho cooperativo e do intercâmbio de experiências; Desenvolvimento e operação descentralizada em todos os níveis; Desenvolvimento baseado nas condições locais; e Estabelecimento e aplicação de mecanismos integrados de avaliação e controle de qualidade. Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Princípios

16 Bases clássicas e serviços (bases de dados referênciais); Publicações eletrônicas; Educação e tomada de decisão; Disseminação seletiva (perfis de interesse, newsletter); Comunicação (notícias, comunidades de prática, fóruns); De integração (terminologia, catálogo LIS, metodologias); Tipos de fontes de informação Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

17 106 iniciativas nacionais e temáticas- nacionais – Trinta e duas no Brasil 20 iniciativas temáticas-regionais 126 BVS em diferentes status de desenvolvimento Situação Atual Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

18 Dificuldades Definição de padrões de representação das fontes eletrônicas (metadados) e de metodologias para o desenvolvimento de bibliotecas virtuais capazes de lidar com a diversidade; Políticas de compartilhamento de recursos, de custos, de arquitetura de sistemas distribuídos, tão necessárias ao ambiente de rede A questão do direito autoral ou das relações sociais de propriedade ainda impossibilita o perfeito fluxo de grande parte dos novos nutrientes informacionais;

19 Perspectivas Biblioteca Híbrida Espaços, serviços e coleções simultaneamente físicos e virtuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação passam a ser a base do serviço e da inter-relação com o usuário; possibilitando uma maior rapidez de acesso à informação. Acesso Livre “Acesso livre (AL), do inglês Open Access (OA), significa a disponibilização livre na Internet de literatura de carácter acadêmico ou científico, permitindo a qualquer usuário ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos. ” Hélio Kuramoto

20 Fonte: DOAJ, abril de 2009 Movimento de Acesso Livre Directory of Open Access Journals [www.doaj.org]www.doaj.org 4004 revistas incluídas; 1425 (30%) de acesso aberto com consulta aos textos completos dos artigos; 346 não cobram para publicar, dentre eles as revistas SciELO; No Brasil, foi iniciado pela SciELO, e dá visibilidade às revistas nacionais.

21 ldanielli@icict.fiocruz.br http://bvsfiocruz.fiocruz.br "A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos.” John Naisbitt


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