A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESPEDIDAS DE BELÉM RESUMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESPEDIDAS DE BELÉM RESUMO."— Transcrição da apresentação:

1 DESPEDIDAS DE BELÉM RESUMO

2 DESPEDIDAS DE BELÉM O capitão Vasco da Gama relata ao rei de Melinde a partida das Naus do porto de Lisboa.

3 DESPEDIDAS DE BELÉM Os nautas são remunerados pelo rei D. Manuel, antes de partirem. Este estimula-os material e espiritualmente. Na praia do Restelo, as naus estão prontas para a partida e os nautas cheios de vontade. Tudo parece indicar uma viagem magnífica e bem sucedida.

4 DESPEDIDAS DE BELÉM Os marinheiros fazem uma última visita à capela de Santa Maria de Belém. Aí, pedem protecção a Deus para tão longa e arriscada viagem. Depois, em procissão, dirigem-se até aos batéis acompanhados por muitos religiosos.

5 DESPEDIDAS DE BELÉM Na praia, imensas pessoas aguardam a partida das naus, sobretudo os familiares mais próximos (mães, esposas, irmãs), que receiam pela vida dos parentes queridos que partem.

6 DESPEDIDAS DE BELÉM Os nautas embarcam sem as despedidas do costume, para que não fiquem deprimidos ou mudem os seus intentos.

7 Nota importante 1ª. Alguém narra as despedidas, ou a partida das naus: Vasco da Gama. Ele identifica-se na estância 84: “...a gente marítima e a de Marte Estão pera seguir-me a toda parte.” O pronome pessoal me = Vasco da Gama, pois é ele que comanda a frota. Ele é narrador participante e participa como personagem principal. Portanto narrador autodiegético. Outros exemplos do uso da 1ª. Pessoa: Est. 86: “Aparelhámos a alma pera morte...” “Implorámos favor que nos guiasse, E que nossos começos aspirasse. ” Est. 87: “Partimo-nos...”

8 Recursos estilísticos
A Perífrase Consiste em dizer por muitas palavras o que poderia ser dito simplesmente por algumas ou alguma. Exemplo: “Partimo-nos assi do Santo Templo Que nas praias do mar está assentado, Que do nome tem da terra,pera exemplo, Donde Deus foi em carne ao mundo dado.”

9 Recursos estilísticos
A Metonímia É a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma reacção lógica. Exemplo: “o salgado Neptuno” por Mar.


Carregar ppt "DESPEDIDAS DE BELÉM RESUMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google