A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sudoeste do Paraná.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sudoeste do Paraná."— Transcrição da apresentação:

1 Sudoeste do Paraná

2 Trajetória histórica do Sudoeste
Originalmente região de Kaing gang e Guarani Caminho de Tropas – uma passagem entre São Paulo e Rio Grande Uma terra disputada: Brasil x Argentina Paraná x Santa Catarina - Contestado

3 Trajetória histórica do Sudoeste
Colônia Militar do Chopim: uma ocupação com intervenção do Estado - . Colônia Agrícola General Osório – CANGO – nova intervenção do estado na ocupação. Revolta dos Posseiros em 1957 e criação do GETSOP: reconhecimento de direitos.

4 Caracterização da região
km2 de extensão, cerca de 8% do território estadual São 42 municípios. Somente 2 acima de 50 mil habitantes Trinta municípios com menos de 15 mil habitantes Dez desses com menos de 5 mil habitantes Emancipações: Palmas 1892 – Clevelândia Depois de 1960: 31 municípios

5 Organização Social da Agricultura Familiar no Sudoeste
Na década de 1950 as associações de produtores Na década de 1960 os STR, que hoje são 27, e a Assesoar. Nas décadas de 1970 e 1980 , o associativismo e os movimentos sociais Na década de 1990 o cooperativismo: Cresol, Claf, Coopafi, Cooperiguaçu. Hoje perto de 100 cooperativas.

6 O espaço rural no Sudoeste
unidades deprodução de famílias da Agricultura Familiar e Camponesa. 77 assentamentos da Reforma Agrária, com mais de 5 mil famílias. Base da produção é ainda diversificada. 80% das famílias tem o leite como principal fonte de renda.

7 O espaço urbano no Sudoeste
Dados de 2003 – Cacispar De empresas, 8.738 com até 19 empregados 356 com 20 até 99 empregados 62 com 100 até 499 9 com mais de 500 empregados.

8 Iniciativas territoriais de Desenvolvimento
Território Sudoeste do Paraná, criado em 2003, formado pelos 42 municípios. Agência Regional de Desenvolvimento, criada em 2000, com atuação regional em programas de desenvolvimento e é suporte para as atividades da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

9 Estrutura de Educação no Sudoeste
Ensino Público Estadual: três Núcleos Regionais de Educação – Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Ensino regular e profissional – alunos de ensino médio em dezembro de 2007. Ensino Público Municipal: todas as prefeituras mantém redes municipais de ensino. Rede de Casas Familiares Rurais coordenadas pela ARCAFAR SUL – 16 CFR no Sudoeste.

10 Estrutura de Educação no Sudoeste
Ensino Superior Público Federal: 3 campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco, Dois Vizinhos e Francosco Beltrão Ensino Público Superior Estadual: Unioeste – Universidade do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão Ensino Superior Privado: várias faculdades e centros de Ensino Sperior nos municípios.

11 Debates sobre cursos no Campus Sudoeste, em Realeza
1 – Bacharelado em Ciências Agrárias, baseado na Agroecologia, com formação profissional em Veterinária. 2 – Bacharelado e formação profissional na área dos micro e pequenos empreendimentos econômicos, associativos e privados, nas áreas de indústria, agroindústria, comércio e serviços. 3 – Bacharelado em Ciências Físicas e Biológicas e licenciatura na área da física ou química ou biologia.


Carregar ppt "Sudoeste do Paraná."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google