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CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica ProEMI- Programa Ensino Médio Inovador/MEC PJF- Projeto Jovem de Futuro CGEB/DEGEB/CEFAF.

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1 CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica ProEMI- Programa Ensino Médio Inovador/MEC PJF- Projeto Jovem de Futuro CGEB/DEGEB/CEFAF JUNHO/2012

2 Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil Leitura e Letramento.

3 Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular. Recursos Financeiros correspondentes Às escolas que tenham seus PRC referendados pelas Secretarias Estaduais de Educação e aprovados pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) serão destinados, por meio de suas Unidades Executores Próprias (UEx), recursos de custeio e capital, em consonância com a Resolução CD/FNDE N° 63, de 16 de novembro de Os parâmetros para a destinação de recursos atenderão intervalos de classe de número de estudantes, a carga horária diária, seja na perspectiva de 5 horas/dia (Tabela I), oferta do Ensino Médio Noturno (Tabela I) ou de tempo integral de 7 horas/dia já instituída (Tabela II), conforme os seguintes valores de referência:

4 Valores de Repasse (R$)
Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI Tabela 1 – Escolas com Jornada Escolar de 5 (cinco) Horas Diárias e/ou com Oferta de Ensino Médio no Período Noturno. Intervalo de Classe de Número de Alunos Beneficiários do ProEMI Valores de Repasse (R$) Custeio (70%) Capital (30%) Total Até 100 alunos 14.000,00 6.000,00 20.000,00 100 a 300 21.000,00 9.000,00 30.000,00 301 a 500 28.000,00 12.000,00 40.000,00 501 a 700 35.000,00 15.000,00 50.000,00 701 a 900 42.000,00 18.000,00 60.000,00 901 a 1100 49.000,00 70.000,00 1101 a 1300 56.000,00 24.000,00 80.000,00 1301 a 1400 63.000,00 27.000,00 90.000,00 Mais de 1401 ,00 Documento Orientador Pro EMI-página 19-

5 Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI
Norteadores para elaboração Plano de Reestruturação Curricular- PRC Macrocampos As ações dentro de cada macrocampo deverão visar à interação direta com o estudante, podendo também, incluir ações de formação dos professores, da gestão escolar e adequação dos ambientes escolares. Os macrocampos deverão dialogar entre si e com o currículo. Definição dos macrocampos Compreende-se macrocampo o conjunto de atividades didático-pedagógicas que estão dentro de uma área de conhecimento percebida como um grande campo de ação educacional e interativa, podendo contemplar uma diversidade de ações que qualificam o currículo escolar. Respeitando sempre o nexo pedagógico das ações, os processos e metas factíveis.

6 Retificação - Portaria nº 971 Documento Orientador ProEmi
Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI Documentos Programa Ensino Médio Inovador Parecer CNE nº 11 Resolução nº 63/2011 Portaria nº 971 Retificação - Portaria nº 971 Documento Orientador ProEmi Manual de Orientação SIMEC ProEMI Parecer CNE/CEB nº 5/2011 Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012 Disponíveis site

7 Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI/PJF
Adesão da SEE junto ao Programa Ensino Médio Inovador ProEMI Projeto Jovem de Futuro PJF Transferência de tecnologia e metodologia Secretaria da Educação Currículo Oficial

8 Número de escolas de Ensino Médio participantes
CGEB - ProEMI / PJF Ord. Diretorias Nº de escolas 01 AMERICANA 12 02 BARRETOS 14 03 CAIEIRAS 04 CARAGUATATUBA 05 CARAPICUIBA 11 06 CENTRO SUL 6 07 FRANCA 08 ITAPEVA 09 ITAQUAQUECETUBA 10 JAÚ MARÍLIA MAUÁ 7 13 NORTE 1 OSASCO 15 PIRACICABA 16 PIRASSUNUNGA 8 17 RIBEIRÃO PRETO 5 18 SANTO ANDRÉ 19 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 20 SÃO VICENTE 4 Diretorias que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador e Projeto jovem de Futuro – ano 2012 e Número de escolas de Ensino Médio participantes

9 O que é o Projeto Jovem de Futuro?
CGEB - ProEMI / PJF Tecnologia voltada para Gestão Escolar para Resultados; As escolas que aderem recebem apoio financeiro /MEC (aproximadamente R$ 100,00 ano-aluno) para articuladamente com as metodologias promover a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Ação que contemple Projeto Jovem de Futuro, com duração de três anos; As escolas têm autonomia na definição de sua ações estratégicas e se comprometem a melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB de final de Ensino Médio, em português e matemática, e a diminuir seus índices de abandono.

10 Características do Jovem de Futuro
CGEB - ProEMI / PJF Características do Jovem de Futuro Projeto de investimento (duração limitada) X programa de custeio. Intervenção multidimensional: (dinheiro na escola + apoio técnico (gestão para resultados) + monitoramento + usos diversificados da avaliação em larga escala + sistema de reconhecimento. Principal diretriz: autonomia com responsabilidade Principal crença: possibilidade de uma escola pública qualquer transformar seus resultados a curto prazo, antes de serem implantadas macro transformações (carreira docente, currículo, formação).

11 Avaliação de Desempenho Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3
CGEB - ProEMI / PJF Ano 0 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Primeira série Segunda série Terceira serie Aumentar a média do desempenho escolar em um desvio padrão (25 pontos) em língua portuguesa e matemática

12 Jovem de Futuro: um investimento de 3 anos para a grande virada
Gestão Escolar para Resultados Recursos Financeiros Avaliação Supervisão Intensiva Monitoramento Físico Financeiro Projeto Jovem de Futuro Monitoria- Revista na parceria MEC Metodologias PJF Fundos concursáveis/revis tos na parceria MEC Uso pedagógico da Avaliação em Larga Escala Superação na escola Agente Jovem Metodologias IU Sistemas de reconhecimento Instituto Unibanco

13 Rede de Escolas Instituto Unibanco
Rede de relacionamento com as escolas que participaram dos 3 anos do Jovem de Futuro (validação e transferência) como uma metodologia de sustentabilidade do Projeto. O relacionamento com (e entre) as escolas será presencial e virtual, para manutenção da boa gestão conquistada por estas escolas: Presencial: seminários, encontros locais, eventos periódicos, encontros inter-pólos, 02 reuniões nacionais de governança,... Virtual: portal interativo, banco de boas práticas, relatórios dos planos de trabalho, sistematizações, Campanha Estudar Vale a Pena, Fóruns de discussão,... Instituto Unibanco continuará apoiando técnica e financeiramente este grupo de escolas, para que continuem melhorando seus indicadores. CGEB DEGEB/CEFAF

14 Critérios para as novas Adesões:
Podem aderir ao Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro, as escolas estaduais das 91 Diretorias de Ensino que: Ofereçam Ensino Médio com mais de 100 alunos regularmente matriculados; Apresentem APM devidamente legalizada; Manifestem a intenção expressa da comunidade escolar em aderir ao Projeto pelo período de três anos subsequentes à adesão, conforme Ata do Conselho de Escola; Estar ciente da legislação que norteia o ProEMI, disponível no site Conheçam o Projeto Jovem de Futuro acessando o portal do Instituto Unibanco:

15 Critérios para seleção e desempate
Serão contempladas inicialmente: As escolas de Ensino Médio que fazem parte das 71 diretorias que ainda não aderiram ao ProEMI/PJF; As Diretorias de Ensino que reunirem o maior número de adesões respeitando o limite mínimo de 6 escolas; Havendo disponibilidade de vagas serão disponibilizadas às Diretorias de Ensino cujas escolas aderiram ao ProEMI/PJF em 2011 – Fase 1. As escolas que pertenceram ao Grupo de Controle do PJF/Piloto (2010) terão prioridade no processo de adesão para 2013 e não participarão do sorteio das novas escolas do grupo de controle.

16 Cronograma para as novas Adesões Ano 2012
19/06 – Videoconferência – orientações para as novas adesões 20 a 29/06- Período de discussões nas unidades escolares sobre adesão ao Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro e encaminhamento dos seguintes documentos à Secretaria : Termo de Adesão- Anexo I=Termo de Adesão, Anexo II= Ficha cadastral e Anexo III= Cadastro da APM Ata de Conselho de Escola formalizando a participação no ProEMI/PJF 29/06-Formalização e divulgação das novas Diretorias de Ensino e unidades escolares. 19/07- Videoconferência –sorteio das UEs que farão parte do grupo de controle.

17 Equipe SEE fabricia.gomes@edunet.sp.gov.br
(11) ramal 2230


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