A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO DE RECUPERAÇÃO PARALELA PARA PROFESSORES COORDENADORES DO CICLO II E ENSINO MÉDIO – 2011 UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO DE RECUPERAÇÃO PARALELA PARA PROFESSORES COORDENADORES DO CICLO II E ENSINO MÉDIO – 2011 UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO DE RECUPERAÇÃO PARALELA PARA PROFESSORES COORDENADORES DO CICLO II E ENSINO MÉDIO – UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA Profª Luzia Bueno

2 INTRODUÇÃO DO ASSUNTO Gêneros textuais Contexto social

3 GÊNEROS TEXTUAIS E CONTEXTO SOCIAL
Ainda que nos comuniquemos com diversas pessoas ao dia, não falamos do mesmo modo.

4 Ao nos comunicar com um filho, marido, mulher estabelecemos conversa mais carinhosa. Em um contato comercial, no entanto, utilizamos, na comunicação, um telefonema rápido, um bem objetivo,etc.

5 A cada troca, buscamos um “Modelo”
já conhecido para podermos organizar o discurso, para obter sucesso na comunicação Exemplos de MODELOS conversa, bilhete, telefonema, , artigo, relatório

6 Podemos dizer que, para interagirmos, produzimos textos que seguem formas já existentes na sociedade, ou seja seguem os gêneros textuais produzidos em uma comunidade.

7 Se depararmos com um texto em outra língua, teríamos grande chance de identificar o gênero, pois conhecemos em nosso idioma.

8 1ª Atividade - identificar o gênero do texto a seguir
Kategorie: Gattung: Saucen Anzahl: 1 Portionen 1 große Avocado 1 Essl Meerrettich (gerieben) 4 Essl Schlagsahne 1 Teel sherry Salz frisch gemahlener Pfeffer Avocado halbieren, entkernen, Fruchtfleisch herauslösen und zerdrücken Zitronensaft hinzugeben, um Braunwerden zu verhindern. Mit Meerrettich und Schlagsahne verrühren. Mit Salz, Pfeffer und Sherry abschmecken. (extraído de

9 VERSÃO EM PORTUGUÊS Categoria: Gênero: Molhos Quantidade: 1 porções
1 abacate grande 1 colher de sopa de rábano (ralado) 4 colheres de creme chantilly 1 colher de chá de xerez Sal pimenta moída na altura Abacate ao meio, retire as sementes, a polpa e triture destacar Adicione o suco de limão para evitar escurecimento. Com rábano e Misture o creme chantilly. Tempere com sal, pimenta e xerez. (Extraído de

10 Cada falante domina um conjunto de gêneros que fazem parte de sua comunidade.
No entanto, muitos outros desconhecemos e para aprendê-lo, será importante o papel da escola.

11 Considerando essas idéias, os PCNs de LP, propõem trabalho com gêneros textuais.
Assim, surgiram várias propostas de como pode ocorrer o trabalho com gêneros textuais.

12 Este artigo visa apresentar uma Proposta para o Ensino de LP, por meio de gêneros textuais.
Esse trabalho propicia ao aluno o desenvolvimento de suas Capacidades de Linguagem.

13 1 – A NOÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL
Os PCNs de LP contribuíram para a divulgação e discussão da proposta de trabalho com Gêneros Textuais. Muda, assim, o foco do ensino de LP que costumava ser dedicado ao estudo da nomenclatura gramatical que o uso da língua.

14 Segundo os PCNs, as propostas de transformação do ensino de LP consolidaram-se em práticas de ensino em que tanto o ponto de partida como de chegada é o uso da linguagem A razão de ser das propostas de leitura e escuta é a compreensão ativa, e não, decodificação e o silêncio;

15 A interlocução efetiva se dá pela leitura e a escrita ;
Não se dá pela produção de textos para serem apenas corrigidos; Para que a interlocução efetiva seja compreendida na sala de aula é necessário que façamos os alunos pensar sobre as situações didáticas

16 As situações didáticas tem o objetivo levar o aluno a pensar sobre a linguagem para poder compreendê-la e utilizá-la nas situações apropriadas (p.18-19)

17 TRABALHO COM TEXTOS É unidade básica da aula de LP e o ensino com textos precisa levar o aluno a dominar as situações de comunicação

18 TRABALHO COM GÊNEROS Os gêneros são necessários para que realmente o aluno esteja inserido na sociedade letrada. Por meio da linguagem agimos e participamos das decisões da sociedade.

19 Observamos a importância do trabalho que contemple a diversidade de gêneros textuais que levem o aluno a produzir e ler diferentes gêneros Os gêneros de discurso (Bakhtin), se caracterizam pelos seus conteúdos e pelos meios linguísticos que se utilizam (contos, poemas, bulas, atestados,etc)

20 Esses gêneros são aparentemente estáveis, uma vez que , com o decorrer do tempo, sofrem alterações ou desaparecem. Conversas pessoais ao chat, etc.

21 Atividade de comunicação antiga se contrapondo com a atual.

22

23 Os gêneros são dinâmicos
Ex: com a Internet os gêneros surgem em diferentes suportes (perfil, blogs, etc.).

24 Gênero como objeto de ensino
É possível considerar os gêneros como objetos de ensino, possibilitando aos alunos o desenvolvimento de capacidades linguísticas que os tornem capazes de escolher e ler o texto, se comunicar na escola e fora dela.

25 Gênero como objeto de ensino
Para isso, é importante compreendermos os elementos que compõem um gênero para chegarmos às suas dimensões ensináveis e, depois, organizarmos uma sequência didática para trabalharmos com os alunos.

26 2 – AS DIMENSÕES ENSINÁVEIS DE UM GÊNERO
Fazendo adaptação do modelo de análise de texto de Bronckart , a fim de simplificar, didatizar o gênero para que possa ser utilizado em sala de aula, podemos dizer que os textos pertencentes aos diferentes gêneros possuem as seguintes dimensões ensináveis:

27 A Situação de Produção (o Contexto)
Para cada situação de comunicação, procuraremos adotar o gênero mais adequado e o adaptarmos para produzir nosso texto. Envolve as representações que o produtor tem de si, enquanto um enunciador com certo papel social, com objetivo frente ao destinatário com papel social e em dado lugar social.

28 Ao produzir um texto, o sujeito assume o papel social
A Situação de Produção (o Contexto) Ao produzir um texto, o sujeito assume o papel social Ex: professor ministrando aula expositiva e o mesmo sujeito escrevendo receitas para cozinheiros.

29 2ª Atividade: Edu Guedes
ANALISE OS TEXTOS QUE VAMOS APRESENTAR , CONSIDERE : Contexto de produção Objetivo Linguagem

30 Análise da Situação de Produção
Gêneros Textuais 1º Gênero-Receita 2º Gênero-Propaganda Enunciador (Quem Fala) Destinatário (Para quem Fala) Objetivo Lugar Social (Esfera de Atividade)

31 COM A ANÁLISE DOS TEXTOS, CONSEGUIMOS ENXERGAR QUE...
Variando as situações sociais, variam também o enunciador o destinatário e papéis sociais. Se faz importante saber avaliar as situações de produção, pois a partir do conhecimento que temos delas é que fazemos as escolhas dos gêneros textuais mais adequados.

32 COM A ANÁLISE DOS TEXTOS, CONSEGUIMOS ENXERGAR QUE...
O desconhecimento sobre diversos gêneros textuais pode causar grandes problemas: imaginemos alguém que, em vez de enviar um currículo, escreve um bilhete, solicitando a vaga de emprego, terá dificuldades em conseguir o emprego

33 Outra Dimensão diz respeito aos aspectos Discursivos do Texto, no qual incluímos o Conteúdo Temático e a Organização Textual.

34 Cada gênero aborda um conjunto de temas e não outro, assim há gêneros bem restritos e outros mais livres, mas geralmente conseguimos mapear os temas possíveis. Ex: ordem do conteúdo de uma receita, será preparado um alimento; 1º se apresenta o nome da receita, depois os ingredientes e suas quantidades, finalizando-se com as ações necessárias para se fazer com sucesso a receita.

35 Análise dos Aspectos Discursivos
Verificar se o texto está: em 1ª pessoa tem marcas que remetem à Situação de Produção Ex: o uso de expressões como “eu”, “aqui”, “ agora”, ou se o texto é impessoal).

36

37 Os pulmões e a respiração
Jeanne M. Stellman O sistema respiratório é uma das mais importantes vias de entrada para as substâncias tóxicas ou poluentes. Muitas doenças profissionais resultam da acumulação de substâncias químicas tóxicas no próprio sistema respiratório, e outras doenças são causadas pela passagem de substâncias nocivas dos pulmões para o resto do corpo. A finalidade do sistema respiratório é absorver oxigênio do ar e transferi-lo para o sangue. Ele também remove gás carbônico- que é o gás residual produzido pelos processos do corpo - do sangue e o transfere para o ar expirado. Este processo é realizado pelos pulmões. Os pulmões contêm milhões de minúsculos sacos aéreos ( alvéolos ).O sangue flui em torno deles e fica separado do ar por uma membrana de apenas um milionésimo de polegada de espessura. Esta membrana é tão delgada que os gases podem atravessá-la: oxigênio do ar para o sangue e gás carbônico do sangue para o ar. A cada inalação, ar novo penetra em todo o trato respiratório até os alvéolos pulmonares. O sangue absorve então o oxigênio do ar através da delgada parede do alvéolo, enquanto descarrega gás carbônico no ar. Estas trocas se efetuam de modo bastante rápido e, no espaço de uns poucos segundos, o ar dos alvéolos é expirado. Este é o processo da respiração. Fonte:

38 3ª ATIVIDADE IDENTIFICAR E JUSTIFICAR :
3ª ATIVIDADE IDENTIFICAR E JUSTIFICAR : * OS ASPECTOS DISCURSIVOS NO TEXTO (1ª PESSOA OU 3ª PESSOA , COM INTERFERÊNCIA NO TEXTO OU IMPESSOAL) * ITENS DA SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO ENUNCIADOR, DESTINATÁRIO, OBJETIVO LUGAR SOCIAL


Carregar ppt "ENCONTRO DE RECUPERAÇÃO PARALELA PARA PROFESSORES COORDENADORES DO CICLO II E ENSINO MÉDIO – 2011 UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google