Carregar apresentação
1
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
ALFABETIZAÇÃO AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
2
O que se entende por agrupamento produtivo?
Uma parceria produtiva caracteriza por: Troca mútua de informações Ambos oferecem contribuições Não acontece quando um sabe muito e outro se limita a copiar
3
Atitude conjunta de colaboração,
buscando realizar as atividades propostas da melhor maneira. Aceitação das ideias do colega quando parecerem mais acertadas. Alternância da escrita
4
Observações importantes:
Os critérios de formação das duplas não se restringem aos conhecimentos sobre a escrita: Observar os alunos trabalhando durante as atividades; se os dois são inquietos, ambos são tímidos, talvez não sejam bons parceiros;
5
Nas próximas atividades você pode:
Repetir duplas que se mostram produtivas Mudar parcerias que não funcionam
6
AGRUPAMENTOS Alunos com hipótese pré-silábica com alunos que tem hipótese silábica com valor sonoro; Alunos com hipótese silábica que utilizam as vogais com seus valores sonoros com alunos com hipótese silábica que utilizam algumas consoantes, considerando seus valores sonoros;
7
Alunos com hipótese silábica que utilizam algumas consoantes ou vogais com seus valores sonoros com alunos com hipótese silábico-alfabética; Alunos com hipótese silábico-alfabética com alunos que tem hipótese alfabética; Alunos com hipótese alfabética com alunos que têm hipótese alfabética.
8
Favorecer a interação entre os alunos nas atividades em dupla
Aprender a trabalhar em duplas não é de imediato, nem fácil. É preciso que os alunos aprendam a ouvir o colega e percebam que também podem aprender com as informações dele, mesmo que às vezes isso gere conflito.
9
Se durante a atividade você perceber que somente um dos alunos trabalha e o outro apenas está de lado, sem participar; proponha que este último se envolva na atividade, realizando perguntas: Você concorda com a forma que o colega escreveu esta palavra? Você trocaria?
10
Agrupamento individual ou dupla
Para decidir quais as duplas mais produtivas, é importante que o professor considere o que os alunos sabem e o que precisam aprender para interagirem e terem avanços. A escolha das duplas é uma decisão didática:
11
Não pode ser aleatória ou levar em consideração apenas a afinidade entre os alunos.
Para agrupar os alunos consulte seus registros: sondagem e atividades trabalhadas em sala de aula. Atividade de agrupamento.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.