A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Aumento das Tarifas de Importação: Protecionismo ou Legítima Defesa?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Aumento das Tarifas de Importação: Protecionismo ou Legítima Defesa?"— Transcrição da apresentação:

1 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Aumento das Tarifas de Importação: Protecionismo ou Legítima Defesa?

2 Aumento do Protecionismo Brasileiro O governo brasileiro aprovou a elevação do Imposto de Importação para 100 produtos –Incluem bens de capital, siderurgia, petroquímica e medicamentos. Grande parte das alíquotas, que variavam entre 12% e 18%, passou para 25% –Se situam abaixo do teto permitido pela OMC de 35%; Ainda depende do aval do Mercosul –Produtos fazem parte da lista de exceção à TEC do bloco O novo Imposto de Importação valerá para as compras brasileiras de países que não pertencem ao Mercosul.

3 Aumento do Protecionismo Brasileiro Justificativa do Governo –O governo quer proteger o mercado doméstico da concorrência de importados neste momento em que o acirramento da crise internacional reduziu a demanda mundial; –O Brasil não seria um dos países mais protecionistas; –Seria legítima defesa em relação ao “quantititive easing” adotado pelos Estados Unidos, que afetaria a taxa de câmbio Munição para a chamada “guerra cambial”.

4 Medidas Protecionistas e Liberalizantes desde Janeiro de 2008 Fonte: Global Trade Alert.

5 Variação Cambial em relação ao Dólar % nos últimos 12 meses - Agosto de 2012 Fonte: The Economist.

6 Evolução da Taxa de Câmbio (R$/US$) Fonte: Banco Central. Desvalorização do real de 31%, desde junho/2011!

7 Aumento do Protecionismo Brasileiro Proteger não é uma Boa Ideia –Protecionismo não torna um país mais competitivo Ao reduzir a competição, desestimula a busca por inovação das empresas nacionais, levando a uma perda ainda maior de competitividade no longo prazo; Reduz a variedade e a qualidade dos produtos disponíveis aos consumidores. –Impacto negativo sobre a inflação Ao reduzir a oferta, tende a elevar os preços dos produtos protegidos no país.

8 Aumento do Protecionismo Brasileiro Momento Inoportuno –Inflação está voltando a subir e a elevação das tarifas irá pressionar ainda mais as taxas de inflação O consumidor brasileiro, portanto, é que irá pagar a conta da adoção dessa medida. –Essa medida contraria uma resolução dos países do G20, grupo do qual o Brasil faz parte Em junho passado, países acordaram em estender até 2014 seu compromisso de não adotar medidas protecionistas. –Portanto, quer seja por motivos conceituais, quer seja por razões conjunturais, o aumento das alíquotas de importação desses produtos, mesmo que alicerçado no interesses de alguns setores, não deixa de ser uma péssima ideia.


Carregar ppt "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Aumento das Tarifas de Importação: Protecionismo ou Legítima Defesa?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google