A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Especialização em Gestão Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização em Gestão Ambiental
Gestão das Informações Ambientais Prof. Daniel Rigo, M.Sc., D.Sc. DEA - CT - UFES

2 Gestão das Informações Ambientais
Capítulo 1 - A demanda de gestão dos dados ambientais Capítulo 2 - Gestão da coleta de dados de resíduos sólidos Capítulo 3 - Gestão da coleta de dados de qualidade do ar Capítulo 4 - Gestão da coleta de dados de quantidade e qualidade da água Capítulo 5 - Análise de dados Capítulo 6 - Modelagem de processos ambientais Capítulo 7 - Tomada de decisão para gestão ambiental

3 Gestão das Informações Ambientais
Trataremos de: - Informações ambientais internas - Informações ambientais externas Não trataremos de: - Meio Biótico - Meio Antrópico

4 Gestão das Informações Ambientais
Capítulo 1 - A demanda de gestão dos dados ambientais 1.1 – Mudando posturas em relação à gestão ambiental 1.2 – Necessidades de informação para gestão ambiental integrada 1.3 – Sistemas de gestão de dados ambientais

5 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico
Desde os anos 80 a gestão ambiental tem evoluído para uma ABORDAGEM INTEGRADA DO AMBIENTE - Poluição ambiental assumiu natureza espacial de regional a global; - Ambiente - “continuum” de ar, solo, água; - Estimativa espacial e temporal dos componentes do ambiente e suas interações; - Abordagens multidisciplinares e inter-organizacionais para a gestão do ambiente; - Escassez de água e degradação da qualidade das águas; - Solo: excesso de uso/mau uso; degradação do solo.  

6 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico
A gestão sustentável de fontes naturais requer uma abordagem “integrada” para: - Promover a conservação e uso sustentável de recursos naturais; - Assegurar compatibilidade com crescimento econômico de longo-termo; - Ter uma capacidade produtiva que é ambientalmente aceitável.

7 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico (continuação)
A abordagem integrada do ambiente necessita de DADOS - Informações confiáveis e adequadas do comportamento do ambiente - impactos naturais e realizados pelo homem; A memória do estado dos recursos naturais, e por isso a sua segurança; Únicos meios de sermos informados sobre o ambiente; - A ligação entre os processos ambientais altamente complexos e nosso entendimento, interpretação e avaliação.

8 MODELAGEM E DADOS 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico (cont.)
Os dados são necessários para uma GESTÃO EFETIVA que a nível técnico conta com MODELAGEM E DADOS Modelagem: Representação matemática de um processo no espaço e/ou tempo, utilizando programas computacionais (dependem da complexidade do assunto estudado). Os resultados são geralmente apresentados através de mapas e/ou gráficos, que mostram o comportamento das variáveis estudadas.

9 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico (cont.)
Modelagem: Modelos simples baseados em balanço de sistemas (ex. balanço de água) avaliando componentes discretos do ambiente não são mais suficientes. - Tendência para modelos integrados amplos de escala regional (ex. modelos de bacia) ou globais compreendendo processos de solo, componentes de qualidade e quantidade de água e outros processos no ecossistema. Os problemas ambientais passam a requerer abordagens inter-disciplinares implicando em mais partilha de dados e informações que no passado.

10 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico (cont.)
Benchmarking: Busca de melhores práticas => melhoria de desempenho ambiental Empresa Município País Indicadores ambientais => quantificados a partir de dados.

11 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico (cont.)
Os dados ambientais são necessários para delinear A natureza geral e tendências em características de processos ambientais; (b) Os efeitos de fatores naturais e realizados pelo homem sobre a tendência geral em processos ambientais; (c) A efetividade de medidas de controle de poluição; (d) A concordância das características de qualidade ambientais com padrões de qualidade estabelecidos para eventualmente reforçar medidas de controle. São também insumos essenciais para Avaliação de impactos ambientais Modelagem dos processos ambientais

12 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico (cont.)
DADO: série de figuras numéricas que constituem nossos meios de comunicação com a natureza. INFORMAÇÃO: o que esses dados comunicam. O dado pode comunicar: tudo que necessitamos saber sobre o que ocorre na natureza (informação completa), parte mas não tudo sobre a natureza (informação parcial), nada (nenhuma informação). A disponibilidade de dados não é condição suficiente a menos que eles tenham utilidade; o termo “informação” descreve essa utilidade ou inutilidade do dado.

13 1.1 - Demanda de dados/Breve histórico (cont.)
Observações: 1- Falta de dados => interpretações e decisões erradas...; 2 - Dados => devem levar em conta os componentes ambientais e suas interações; 3 - A informação é extraída a partir de dados adequados; 4 - Para dar conta dos problemas ambientais, os dados devem refletir as variações espaciais e as alterações temporais;    5 - Enquanto a complexidade dos problemas ambientais aumenta, a demanda de informações e por isso a necessidade de dados torna-se mais variada e complicada.

14 1.2 - Demanda de gestão de dados
Objetivo Produzir um sistema de informações eficiente onde a utilidade do dado é maximizada. Modo de ação Produção de coleções de dados efetivas em custos e eficientes para afastar perdas econômicas tanto no monitoramento como nos dimensionamentos baseados nas informações produzidas.

15 1.2 – Demanda de gestão de dados (cont.)
Os sistemas de gestão de dados devem ser avaliados via abordagens integradas, buscando: a) Aproximar a demanda de informações sobre o ambiente e a produção de informações por sistemas de gestão e coleta de dados; b) Fortalecer a colaboração entre as atividades de gestão de dados de organizações diferentes para assegurar: - coordenação apropriada de bancos de dados ambientais, - fluxo de dados e - arquivamento, evitando duplicação de esforços em níveis regionais, nacionais e internacionais.

16 1.2 – Demanda de gestão de dados (cont.)
O intercâmbio de dados em níveis locais, nacionais e globais (internacionais) pode ser necessário para: - Dados do mesmo tipo, por exemplo dados de qualidade de água coletados através de métodos diferentes; - Dados de diferentes tipos de uma disciplina, por exemplo física, química, e biologia marinha e outros tipos de dados oceanográficos; - Dados de diferentes disciplinas, por exemplo dados de oceanografia, meteorologia, geofísica e demografia.

17 Passos básicos para transformar dados em informação visando
1.3 - Elementos básicos de sistemas de gestão de dados Passos básicos para transformar dados em informação visando a realização da decisão na gestão ambiental

18 Gestão de Dados Ambientais - Passos básicos
Objetivos e restrições Dimensionamento da rede Coleta de amostras Análises de laboratório Manejo dos dados Armazenamento e recuperação

19 Gestão de Dados Ambientais - Passos básicos
Armazenamento e recuperação Distribuição dos dados Análise dos dados Modelagem Utilização da informação Tomada de decisão

20 1.3 - Elementos básicos de sistemas de gestão de dados (cont.)
Objetivos e restrições – devem ser estabelecidos claramente para evitar falhas na definição da demanda de informação. Dimensionamento da rede/coleta de amostras - seleção de locais de amostragem, freqüências, variáveis e duração da amostragem; amostras representativas. Análises laboratoriais - padronização entre laboratórios (métodos de análise e unidades usadas); laboratórios de referência; controle de qualidade das amostras.

21 1.3 - Elementos básicos de sistemas de gestão de dados (cont.)
Armazenamento de dados – bancos de dados bem estabelecidos e facilmente acessíveis aos usuários; harmonizar ou padronizar os bancos de dados para facilitar a troca de dados em níveis regionais e globais. Análise de dados - passo inicial para transformar dados em informação; existem muitos métodos, dependendo do que se está analisando (o problema é selecionar o melhor deles...). Modelagem – estágio onde dados são transformados em informação; funciona bem quando os mecanismos fundamentais dos processos ambientais são completa e seguramente percebidos.

22 1.3 - Elementos básicos de sistemas de gestão de dados (cont.)
Observações: Cada etapa no sistema de gestão contribui para a utilidade do dado; Problemas em qualquer passo reduzem a realidade da informação de saída; Assim, o sistema deve ser olhado como um todo coesivo pois a saída de um passo constitui a entrada do outro.


Carregar ppt "Curso de Especialização em Gestão Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google