A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Materiais

2 CONCEITO O Just in Time (JIT) surgiu no Japão na década de 70, seu desenvolvimento creditado à Toyota. Consiste em um sistema de administração que coordena a produção com a demanda. OBJETIVOS Eliminação de estoques; Eliminação de desperdícios; Manufatura de fluxo contínuo; Esforço contínuo na resolução de problemas; Melhoria contínua dos processos; Eliminação do desperdício VANTAGENS Redução dos custos; Aumento da qualidade; Flexibilidade; Velocidade; Confiabilidade;

3 Just In Time EXEMPLOS DELL Fabricação de acordo com a demanda
Personalização Qualidade Ganha-ganha Logística (ainda é um problema) USUÁRIO DO MERCADO LIVRE Estoque zero Capital de giro = Capital de terceiros

4 Kanban Significa ‘cartão’ ou ‘registro visível’ em japonês, refere-se a cartões usados para controlar o fluxo de produção. No sistema Kanban, um cartão é fixado em cada contêiner de itens produzidos.

5 Kanban PUXADO O método puxado é adotado a demanda do cliente ativa a produção de um bem ou serviço. Empresas com processos altamente repetitivos usam método puxado porque ele permite controle mais cuidadoso de estoque e dos produtos nas estações de trabalho. Empresas com processos que envolvem longos tempos de espera tendem usar um método empurrado. EMPURRADO Uma vez que é necessário tempo considerável para cozinhar alguns dos itens da comida, a cantina usa o método empurrado, que envolve preparar a comida vendida aos clientes antes que eles façam o pedido.

6 MRP As empresas até os anos 60 tinham que calcular tudo manualmente, os materiais necessários para garantir a disponibilidade dos materiais quando fossem produzidos.

7 MRP Definição: O MRP (Material Requirement Planning), usa o planejamento com ênfase na elaboração de um plano de suprimentos de materiais.

8 MRP Características: O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável.  Tem o foco na gestão de operações como um sistema corporativo. Apoia as decisões sobre o momento e a quantidade do fluxo de materiais em condições de demanda e serviços.

9 MRP II Definição: O MRP evoluiu, gerando um novo conceito de planejamento das necessidades de materiais, o MRP II (Manufacturing Resources Planning), que são softwares com maiores capacidades de processamento.

10 MRP Vantagens do sistema MRP: Instrumento de planejamento Simulação
Custos Reduz a influência dos sistemas informais Exemplo

11 Grupo André Santos Fabio Lancelotti Fellipy Azevedo Laio Leonan Sergio Nonato Vitor Hugo

12 Bibliografia Baranger, P., Huguel G., Gestão da Produção: Atores, técnicas e políticas, Edições Sílabo (1994). Krajewski, Lee J., Ritzman, Larry P., Administração da Produção e Operações, ISBN (2003). Sites Just-In-Time Manufacturing


Carregar ppt "Administração de Materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google