A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”"— Transcrição da apresentação:

1 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Aluna: Jonice Oliveira Orientador: Prof. Jano M. de Souza, Ph.D. Clique aqui para editar os autores Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2005

2 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Apresentação 1. Introdução Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese Exame de Qualificação 2. Proposta: Ambiente Methexis Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

3 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Apresentação 1. Introdução Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese Exame de Qualificação 2. Proposta: Ambiente Methexis Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

4 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Ciência A Ciência é o conjunto de descrições, interpretações, provas, teorias, leis e modelos visando descrever uma parcela da realidade. Processos que a rege (processos de descoberta, validação ou descrição)  contínuos, constantes, inacabados, sempre em fase de ampliação e retificação; O cientista realiza procedimentos de investigação aplicando alguma metodologia e divulgando resultados válidos temporariamente. 1-Introdução METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

5 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Ciência Com a evolução da Ciência  aumento expressivo na quantidade de dados coletados; Como resultado, cada vez mais a Ciência tornou-se dependente da tecnologia: Termos quantitativos - quantidade de material a ser processado, Termos qualitativos - velocidade em resposta e disseminação dos resultados; Atualmente, é praticamente impossível desassociar a tecnologia das práticas científicas. Com isto nasceu a Ciência Eletrônica (“e-Science”). 1-Introdução METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

6 Teoria da Criação do Conhecimento
EM CONHECIMENTO EXPLÍCITO TÁCITO Cultura Tecnologia SOCIALIZAÇÃO EXTERNALIZAÇÃO 1-Introdução TÁCITO DO CONHECIMENTO INTERNALIZAÇÃO COMBINAÇÃO EXPLÍCITO METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

7 Criação do Conhecimento Científico
Combinação Internalização Figura 7 - Etapas do Trabalho Científico (OLIVEIRA, SOUZA et al., 2003) A primeira atividade envolve a “Formulação do Problema”. Nesta etapa, o estudo é planejado e procedimentos e valores de parâmetros são definidos. A segunda atividade é a “Coleta de Dados” do domínio onde o estudo será aplicado. Os dados coletados por cientistas podem apresentar-se um pouco esparsos, com a falta de certos valores, ou terem valores deturpados, e muitas vezes devem ser reparados antes da análise. O cientista pode melhorar a qualidade desses dados manualmente, ou utilizando técnicas como interpolação, inferência, ou através de cálculos de médias e estas atividades são feitas na etapa de “Manipulação de Dados”. Na próxima etapa, chamada de “Filtragem e Interpretação”, o cientista analisará todas as informações já obtidas. Dependendo dos resultados, o estudo pode ser abortado, modificado ou concluído. Se os resultados forem satisfatórios, as conclusões podem ser disseminadas através de algum meio formal da comunidade científica (como relatórios técnicos, jornais ou artigos, por exemplo), ou caso contrário, o problema deverá ser reformulado. Cada uma dessas atividades está relacionada a uma ou mais etapas da “Teoria da Criação do Conhecimento” proposta por NONAKA e TAKEUCHI (1995). Na primeira fase, chamada “Formulação do Problema”, o pesquisador (ou grupo de pesquisadores) necessita estudar mais sobre o problema e seu domínio, e algumas vezes, torna-se necessário acessar informações em relatórios técnicos, livros, artigos ou outras fontes de informação. Assim, este processo é similar ao processo de Internalização, onde o conhecimento explícito é adquirido e pode ser transformado em conhecimento tácito. Eventualmente, o conhecimento explícito não é suficiente e outros cientistas do domínio do problema são consultados. Nesta interação podem ser criados novos conhecimentos, similar ao processo de Socialização. Dados serão coletados, analisados e tratados nas fases de “Coleta” e “Manipulação de Dados”. Neste processo, dados podem ser classificados, categorizados e utilizados em um novo contexto, análogo ao processo de Combinação. Na próxima etapa, chamada de Filtragem e Interpretação, a Internalização ocorre porque os dados analisados transmitem um novo significado ao cientista. Após esta, um novo conhecimento será explicado e disseminado, na fase de Disseminação, no processo de Externalização. Internalização Socialização Externalização METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

8 Tipos de Atividades 1-Introdução Hipótese: Tendo em vista que este
cenário é rico em conhecimento, melhor gerenciá-lo pode melhorar todo o processo de produção científica todo o processo científico. Tipos de Atividades Aula - Transmissão do conhecimento (unilateral); Orientação de Tese – Transmissão e criação do conhecimento; Projeto de Pesquisa - Um projeto de pesquisa engloba muitas outras atividades como: pesquisar editais, buscar colaboradores internos e externos, gerenciar, definir e executar atividades; Atividades de Campo – Observação de fenômenos e coleta de dados primários; Experimentação e Simulação – Validação e confirmação de uma hipótese; Consultoria Publicação de dados/informação - Pode ser feita por vários meios, eletrônicos ou em papel (revistas, por exemplo); Conferências e Congressos Processos Burocráticos – não relacionados diretamente as atividades de pesquisa; 1-Introdução METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

9 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Situação Atual Agilidade e Flexibilidade Instabilidade Alta Competitividade Concorrência Acirrada Foco no Cliente 1-Introdução Fidelização do Cliente Distribuição Rapidez Inovação Excesso de Informação METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

10 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Situação Atual Pessoas criam e trocam informações com mais rapidez e num volume muito maior do que se poderia imaginar no passado. O conhecimento é um fator competitivo diferenciador para os indivíduos, as empresas e as nações. O conhecimento detido por uma organização vem crescendo exponencialmente necessidade em melhor administrá-lo. Gestão do Conhecimento  “é a coleção de processos que governam a criação, disseminação e utilização do conhecimento” (FORTIN, 1998) 1-Introdução Funcionários criam e trocam informações com mais rapidez e num volume muito maior do que se poderia imaginar no passado. Embora grande parte desse intercâmbio se faça sob a forma documental, há também uma grande troca de conhecimento informal ou tácito nas interações entre as pessoas. O conhecimento é um fator competitivo diferenciador para os indivíduos, as empresas e as nações. Atendimento às necessidades do consumidor de forma mais satisfatória. Melhoria no processo de produção. Individualização e diversificação do produto. Realização de tarefas de maneira mais rápida. Redução do número de erros. Aperfeiçoamento e inovação. A dimensão do problema é entendida com facilidade se observarmos que o conhecimento detido por uma empresa vem crescendo exponencialmente e torna-se crucial a necessidade em melhor administrá-lo. Esta realidade é a força que impulsiona a adoção ampla de métodos e instrumentos poderosos para se administrar o conhecimento e seu contínuo desenvolvimento. E é neste ponto que se encaixa a Gestão do Conhecimento. Seu objetivo principal é fazer com que a organização responda de forma dinâmica e eficiente às mudanças em um ambiente externo altamente imprevisível, e fazendo com que os indivíduos troquem conhecimento entre si e contribuam com o conhecimento organizacional. METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

11 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Motivação Instituições de Ensino ou Pesquisa (IEP)  principal objetivo criação e disseminação do conhecimento (científico); A principal motivação para este trabalho é a possível aplicabilidade da Gestão do Conhecimento no contexto científico, em Instituições de Ensino e Pesquisa. 1-Introdução Encarar uma IEP como uma empresa e melhorar continuamente os seus processos  permanecer ativa e possa contribuir significativamente para a Ciência e para a sociedade. Mas a Gestão do Conhecimento não está sendo aplicada somente nas empresas. A própria ciência (do latim: “scientia”, conhecimento) está em busca constante por novos processos de Gestão de Conhecimento que auxiliem na manipulação da enorme quantidade de conhecimento e informação acumulada nos dias atuais. A comunidade científica despertou para a necessidade de gerenciar e armazenar o intercâmbio realizado entre pesquisadores, seja feito sob a forma documental, como relatórios técnicos, artigos, revistas e livros, ou sob a forma interativa, através de aulas, seminários, experimentos e pesquisas de campo. Através deste intercâmbio é que novos conhecimentos são gerados e agregados à instituição de pesquisa. METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

12 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Problema Grande parte do conhecimento necessário encontra-se inacessível aos indivíduos durante um processo de tomada de decisão e planejamento; Este problema é agravado no meio científico: complexidade e volume dos dados utilizados; distância física dos pesquisadores de um mesmo domínio; tipo de cooperação; crescimento quase exponencial da informação científica; ausência de ferramentas direcionadas à GC. 1-Introdução O problema enfrentado atualmente na Gestão do Conhecimento é que grande parte do conhecimento disponível necessário encontra-se inacessível aos indivíduos durante um processo de tomada de decisão e planejamento. Seja pelo excesso de informação (dificuldade de busca) ou por atuação muito restrita (dificuldade em se achar material). E este problema é agravado no meio científico tendo em vista a complexidade e volume dos dados utilizados, distância física dos pesquisadores de um mesmo domínio e o crescimento quase exponencial de informação científica. METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

13 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Problema Segundo (Kawamura, 2005), um dos motivos da Gestão do Conhecimento ainda não ser amplamente utilizada nas Instituições de Ensino ou Pesquisa é porque o principal objetivo não é o lucro, e inicialmente não se preocupavam com planejamento estratégico. As IEPs possuem vários problemas, tais como (Kawamura, 2005): Clientes mais exigentes, que buscam melhor qualidade de serviços; Evolução constante do ambiente; Necessidade de respostas mais rápidas para atender o cliente e garantir uma atuação satisfatória da instituição no mercado. 1-Introdução Mas a Gestão do Conhecimento não está sendo aplicada somente nas empresas. A própria ciência (do latim: “scientia”, conhecimento) está em busca constante por novos processos de Gestão de Conhecimento que auxiliem na manipulação da enorme quantidade de conhecimento e informação acumulada nos dias atuais. A comunidade científica despertou para a necessidade de gerenciar e armazenar o intercâmbio realizado entre pesquisadores, seja feito sob a forma documental, como relatórios técnicos, artigos, revistas e livros, ou sob a forma interativa, através de aulas, seminários, experimentos e pesquisas de campo. Através deste intercâmbio é que novos conhecimentos são gerados e agregados à instituição de pesquisa. METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

14 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Problema Podemos ainda dizer que é necessário implantar a Gestão do Conhecimento no ambiente acadêmico para que: O capital intelectual da instituição não fique associado exclusivamente a algumas pessoas; Seja possível a identificação de áreas de conhecimento com escassez de profissionais; e Torne-se possível o constante acompanhamento do nível de conhecimentos de cada pesquisador. 1-Introdução Mas a Gestão do Conhecimento não está sendo aplicada somente nas empresas. A própria ciência (do latim: “scientia”, conhecimento) está em busca constante por novos processos de Gestão de Conhecimento que auxiliem na manipulação da enorme quantidade de conhecimento e informação acumulada nos dias atuais. A comunidade científica despertou para a necessidade de gerenciar e armazenar o intercâmbio realizado entre pesquisadores, seja feito sob a forma documental, como relatórios técnicos, artigos, revistas e livros, ou sob a forma interativa, através de aulas, seminários, experimentos e pesquisas de campo. Através deste intercâmbio é que novos conhecimentos são gerados e agregados à instituição de pesquisa. METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

15 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Objetivo Analisar o ambiente científico, suas atividades e levantar alguns requisitos; TI é uma grande facilitadora ao se tratar em vencer as barreiras geográficas da comunicação e auxiliar na disseminação da informação; Oferecer uma plataforma computacional como solução para auxiliar a disseminação, reutilização, captura e criação do conhecimento organizacional em instituições de cunho Científico; cultura de participação, colaboração e comprometimento 1-Introdução Mas a Gestão do Conhecimento não está sendo aplicada somente nas empresas. A própria ciência (do latim: “scientia”, conhecimento) está em busca constante por novos processos de Gestão de Conhecimento que auxiliem na manipulação da enorme quantidade de conhecimento e informação acumulada nos dias atuais. A comunidade científica despertou para a necessidade de gerenciar e armazenar o intercâmbio realizado entre pesquisadores, seja feito sob a forma documental, como relatórios técnicos, artigos, revistas e livros, ou sob a forma interativa, através de aulas, seminários, experimentos e pesquisas de campo. Através deste intercâmbio é que novos conhecimentos são gerados e agregados à instituição de pesquisa. METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

16 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Apresentação 1. Introdução Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese Exame de Qualificação 2. Proposta: Ambiente Methexis Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

17 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Arquitetura Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

18 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Arquitetura Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

19 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
GCC Acrônimo de Gestão de Conhecimento Científico, Uma primeira versão do sistema foi construída utilizando arquitetura cliente-servidor: IIS como servidor “web”; Banco de dados SQL-Server; Componentes java e active-x para visualização. Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

20 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

21 Módulo de Projeto Ambiente Methexis/GCC
Projeto e Processos envolvidos – fontes ricas de conhecimento; Processo: conjunto de atividades e suas seqüências, seus pré-requisitos (como competências necessárias para a execução da atividade, ferramentas, entradas e saídas esperadas) e critérios de decisão; Projeto: pode envolver um ou mais processos; Projeto: experimento, orientação de teses, projeto de parceria/colaboração, período letivo, por exemplo. Para este módulo, prevê-se os serviços: Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

22 Módulo de Projeto Ambiente Methexis/GCC
Reuso total de modelos de processos Modelo de processo  conhecimento, e consequentemente, pode ser disseminado e reutilizado; A reutilização de um modelo de processo bem sucedido: Evita erros, Otimiza tempo de sua execução, Importante fator de aprendizado para alguém inexperiente; Criação de “templates” de projetos, obedecendo padrões de gerência (como PMI, por exemplo) para uso no ambiente. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

23 Módulo de Projeto Ambiente Methexis/GCC
Reuso parcial de modelos de processos Para isto, planeja-se utilizar a abordagem de CBR (“Case Based Reasoning”) de (BONFIM, OLIVEIRA et al., 2005) e especializá-la; Recomendação de processos seja refinada passo a passo durante a criação de um modelo; Serão utilizados como parâmetros: i)a atividade anterior; ii)a atividade posterior; iii)competências necessárias definidas para a atividade que está sendo criada e iv)ferramentas a serem utilizadas nesta atividade. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

24 Módulo de Projeto Ambiente Methexis/GCC
Definição, instanciação e acompanhamento de um processo; Armazenamento de conhecimento durante a execução e ao término de uma tarefa, atividade e processo; Armazenamento do conhecimento gerado durante o projeto; Reuso do Conhecimento. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

25 Módulo Pesquisador Ambiente Methexis/GCC
Este módulo visa gerenciar informações sobre o pesquisador e prover ferramentas para o gerenciamento do conhecimento pessoal. Informações pessoais: nome, titulação, , página pessoal, setor onde trabalha, as áreas de conhecimento que atua/conhece e o seu nível de conhecimento, as competências que detêm, bem como o seu nível. O usuário pode importar as áreas de conhecimento e competências do seu Curriculum Lattes, caso deseje. Ferramentas de GC pessoal: Diário “web” - público x privado, mineração (Módulo Máquina de Inferência); Mapas Mentais – público x privado; Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

26 Módulo Pesquisador Ambiente Methexis/GCC
Identificação da personalidade Questionário Teste MBTI (Myer-Briggs Type Indicator): 1. Introvertido/Extrovertido; 2. Sensitivo/Intuitivo; 3. Racional/Emocional; 4. Julgador/Perceptivo; A identificação da personalidade é igualmente importante quanto saber o nível de conhecimento de uma pessoa na realização de uma parceria ou projeto de pesquisa. Às vezes torna-se mais conveniente ter como membro de equipe uma pessoa menos especializada em um assunto, mas extrovertida, do que um gênio introvertido. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

27 Módulo Comunidade Ambiente Methexis/GCC
Enquete – Uma dúvida é criada por um membro da comunidade e todos os membros a respondem; Fórum – Para auxiliar no envio de mensagens e comunicação assíncrona; Notícias – Qualquer membro da comunidade pode enviar notícias para o grupo, como um evento de interesse comum ou um material útil; Reuniões eletrônicas agendadas –A conversa desta reunião é armazenada (se os participantes da reunião eletrônica desejarem), pois pode ser fonte de conhecimento para os demais usuários no futuro. Biblioteca – Um espaço para a disponibilização de material eletrônico e referências; Avaliação – Algumas métricas são utilizadas para o controle e avaliação da comunidade, bem como interação e participação dos membros. Todas as avaliações são públicas; Eventos – Diversos eventos como conferências, seminários, palestras, chamadas de trabalhos, e outros, podem ser disponibilizados aqui; Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

28 Módulo Comunidade Ambiente Methexis/GCC Redes Sociais
Identificação da Rede: Como os pesquisadores se comunicam e interagem, Uso ferramentas de comunicação do GCC; Dados do Curriculum Lattes - participação em projetos de pesquisa, participação em bancas, orientações (relação professor-aluno) co-orientações (relação professor-professor), participação de organização de eventos e a própria participação em eventos; Como é o fluxo desta comunicação; Curso do conhecimento nesta rede (assunto, forma e direção); Visualização da Rede; Balanceamento da Rede: Caminhos alternativos para a comunicação - saída de membros “concentradores” de elos de comunicações. Fluxo Balanceado- evitando que a quantidade de passos para acessar um dado, informação ou conhecimento na rede seja elevada. Métricas Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

29 Módulo Comunidade Ambiente Methexis/GCC
A mineração (Módulo Máquina de Inferência) do conteúdo das reuniões eletrônicas e dos fóruns - identificação de assuntos e conteúdo discutido; Mineração: Conversas, tira-dúvidas e discussões - importantes fontes de conhecimento, O acompanhamento dos assuntos discutidos em uma comunidade pode mostrar tendências e interesses do grupo, Propor a comunicação entre comunidades diferentes caso ambas estejam abordando assuntos iguais ou relacionados. Identificar, e consequentemente enriquecer, o conjunto de competências de uma pessoa. A maneira como uma pessoa interage com o grupo pode refletir muito sobre a sua personalidade. Desta maneira, a monitoração das ferramentas de comunidades pode ser um mecanismo de validar o resultado do teste MTBI. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

30 Módulo Visualização/Navegação
Atualmente: Árvore Hiperbólica Organograma Mapa Mental do Projeto Outras maneiras de visualização e navegação serão estudadas e implementadas: i)similaridade de informações e coleções de documentos, ii)similaridade de pessoas, iii)similaridade de comunidades, iv)o grau de associação de um conhecimento e as pessoas que o detêm (análogo para comunidades e projetos) e v)a evolução de um conhecimento (desdobramentos de assuntos, temas que se juntam, etc) Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

31 Módulo Competência Ambiente Methexis/GCC
Um grande problema enfrentado na Gestão do Conhecimento é a incapacidade da organização descobrir o que ela sabe; Identificação de competências – Mineração das Publicações (SMiner); Busca de Competências – Competence Searcher; As competências são pesquisadas seguindo a seguinte ordem de prioridade: Competências declaradas; Competências de projetos; Competências mineradas; Competências de comunidades. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

32 Módulo Competência Ambiente Methexis/GCC
Utilizar os resultados das minerações das ferramentas de comunidades (reuniões e fóruns), diário “web” e patentes para identificação mais refinada das competências e o crescimento temporal destas; Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

33 Módulo de Inteligência Competitiva
Este módulo é responsável pela análise comparativa e posicionamento de uma pessoa, departamento ou instituição no seu ambiente. Benefícios: Conhecer o ambiente na qual a organização está inserido; Conhecer melhor a si próprio (suas fraquezas e suas forças); Busca por um melhor capital humano; Maximizar a chances de obtenção de recursos; Permitir conhecer a área de atuação de outros pesquisadores e grupos – com isto, pode surgir uma oportunidade de colaboração e cooperação entre grupos de pesquisas externos e demais instituições. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

34 Módulo de Inteligência Competitiva
Para isto, um ambiente de análise competitiva, utilizando dados do Curriculum Lattes, CAPES e do próprio GCC está sendo desenvolvido. Análise agregada; Análise dos tópicos abordados nas principais conferências ao longo dos anos e avaliar o conhecimento dos pesquisadores em relação aos temas de interesse do meio acadêmico Profissionais X à atualidade; Profissionais X capacidade de predição nos assuntos publicados; Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

35 Módulo de Prospecção de Descobertas
Este módulo visa analisar as áreas de conhecimento e a evolução de descobertas (patentes), bem como tendências e relações existentes entre as áreas. Para isto, planeja-se: Importação de bases de dados de patentes – Recuperação dos dados das principais bases gratuitas de patentes, como: Brasil – INPI; Estados Unidos – USPTO; Escritório Europeu (busca em 70 países) - European Patent Office; Países Iberoamericanos (busca em 19 países) – Latipat; Japão - (folha de rosto em inglês) - Industrial Property Digital Library; Derwent Innovation Index e Diaglo que foram disponibilizadas para a comunidade brasileira de pesquisa pela Fapesp e pela Capes; Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

36 Módulo de Prospecção de Descobertas
Análise de patentes por assunto – prover ferramentas para análise dados quantitativos (quantidade de patentes por área de conhecimento), como qualitativos (donos das patentes, localização/país, assunto, domínio, etc); Mineração (Módulo Máquina de Inferência)– mineração dos descritivos das patentes para descoberta de diferenças entre patentes no mesmo assunto; Análise temporalmente de evolução e tendências. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

37 Módulo de Recomendação
Material didático – baseado no perfil do usuário e avaliação que os outros usuários dêem ao material; Pessoas – baseado nas competências, personalidades, e avaliação que outras pessoas façam (participantes dos mesmos projetos ou comunidades); Comunidades – baseado na interseção das competências pessoais e nas competências das comunidades, além da avaliação da comunidade pelos seus membros; Processos - baseado no perfil do grupo ou domínio (se a minha organização ou grupo de trabalho se comunica ou decide de uma maneira própria, então vou reusar a definição dos processos baseando-me nos processos similares aos processos do grupo). Mapas Mentais – baseado na correlação dos assuntos abordados no mapa e competências pessoais. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

38 Módulo M. de Inferência Ambiente Methexis/GCC
Este módulo será responsável pela: Mineração de textos; Mineração de dados, para descoberta de padrões e novos conhecimentos. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

39 Módulo de CRM Científico
Descobrir os padrões de “consumo” de dados, informações e serviços; Medir satisfação do pesquisador; Propor “coisas” para “consumo” Entende-se por “coisa”: dados ou informações, “call for papers”, chamada de editais, soluções, publicações, especialistas, comunidades, etc; Propor medidas para contentar os insatisfeitos e adquirir novos “clientes”; Descobrir padrões de desempenho na execução de atividades; Relatórios para análise: Produtos por Área de Conhecimento; Visão “demográfica”, incluindo os anos, Áreas de Conhecimento, Número de Pessoas, Número de Produtos ou Serviços prestados; Visão uso progressivo (ou regressivo) de um serviço por tempo; Visão Planejado x Conseguido; Riscos e Serviços Potenciais; Informação específica para serviços potenciais; Rastrear toda a comunicação com um cliente ou cliente em potencial. Ambiente Methexis/GCC METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

40 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Arquitetura Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

41 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
GCE Equipamentos são utilizados em todas as fases de atividades científicas; Conceito de “Cyborg”; Módulo responsável por: Foco em equipamento – comunidades, projetos, processos, práticas, casos passados (sucesso ou insucesso) e competências associados ao equipamento, além do relacionamento de um equipamento com os demais equipamentos; Vida útil de um equipamento – Competência X Equipamento Logística do conhecimento Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

42 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Arquitetura Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

43 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Knowledge Objects Time Location Direction PROFILE HANDLER DOMAIN belongs manipulates ACTIVITY contextualize acts on Ambiente Methexis RECOMENDA TION has part has ENTITY controller Is pre-requisite TYPE (*) triggers Is composed by has COMPETENCE PROCESS triggers PROCESS METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

44 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
K-Algebra Uso do SECONDO para armazenar os KOs; Álgebras a serem criadas: Seleção, União, Diferença, Divisão, Junção, Interseção, Ranqueamento, Similaridade, Subtração, Multiplicação, Inclusão, “Matching”. Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

45 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Arquitetura Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

46 Negociação de Significado
Este módulo visa implementar ferramentas de apoio de negociação multiparte (negociação n x n) para chegada ao consenso sobre o significado de conceitos. Estas ferramentas serão implementadas no editor colaborativo de ontologias (COE), criado pela COPPE/UFRJ. Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

47 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Arquitetura Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

48 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Knowledge Grid Conhecimento sobre a grade computacional Retirada de informações como: padrões de “jobs” submetidos, assuntos abordados, autores das submissões, freqüência “jobs” X usuário X área de conhecimento seqüências de tentativas e erros, seqüência de submissão por assunto ou área de conhecimento. Correlações: usuário X área de conhecimento, “jobs” X áreas de conhecimento, “jobs” X máquinas, usuário x “jobs” , “jobs” x “jobs” . Para isto, como é necessário informações sobre o “workflow” de submissão  GridBus Ambiente Methexis METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

49 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Apresentação 1. Introdução Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese Exame de Qualificação 2. Proposta: Ambiente Methexis Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

50 Evolução do Trabalho 3-Ações Realizadas e Futuras
Participação em Projetos: GCC – Gestão do Conhecimento Científico; GCE – Gestão do Conhecimento Centrado em Equipamentos; GCN – Gestão do Conhecimento na Negociação. Colaboração com a aluna de D.Sc. Melise de Paula; DESENSUS - Desenvolvimento Sustentável da Amazônia; GEMA - Gestão de Modelos Ambientais; KM-Hidro – Aplicação de Gestão de Conhecimento em Estudos das Bacias Hidrográficas. Participação em Conferências; Publicações – Página 126. 3-Ações Realizadas e Futuras METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

51 Evolução do Trabalho 3-Ações Realizadas e Futuras
Colaboração em Orientações (M.Sc.): Aluno Título da Tese Descrição Jairo de Souza Integração de Ontologias e Negociação de Significado Utilização de técnicas de integração de ontologias de um domínio e criar mecanismos para negociação de significado, baseando-se em técnicas de negociação multi-partes. Rodrigo Miranda Identificação, Visualização e Balanceamento de Redes Sociais Utilização dos principais meios de comunicação e interação na Internet para identificar rede social, no contexto científico, criar ferramentas para uma visualização eficaz e intuitiva da rede e recomendar caminhos alternativos de balanceamento da rede, promovendo assim caminhos alternativos para que conhecimentos críticos não sejam perdidos. Este projeto tem o apoio da UOL. Viviane Kawamura Inteligência Competitiva em Instituições de Ensino e Pesquisa Aplicação de técnicas de IC em IEP, visando o reconhecimento de áreas fortes e fracas de uma organização de ensino e pesquisa, promovendo mecanismos de colaboração e competição. 3-Ações Realizadas e Futuras METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

52 Evolução do Trabalho 3-Ações Realizadas e Futuras
Colaboração em Orientações (B.Sc.): Aluno Título do Projeto Descrição Diogo Krejci Metodologia para Construção de Ontologias de Equipamentos Utilização de técnicas de aquisição de conhecimento para construção de uma ontologia de equipamentos. Eduardo Barbosa & Luciano Maia Recomendação de Processos e Material Recomendação de material e de processos, para reutilização parcial ou total dos mesmos. Rafael Martino Análise Competitiva Utilizando o “Curriculum” Lattes Extração e limpeza dos “Curricula” Lattes para análise competitiva. Sérgio Assis Rodrigues Mineração de Competências Descoberta das competências dos pesquisadores através da mineração de suas publicações. Projeto Final finalizado. 3-Ações Realizadas e Futuras METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

53 Continuidade (I/II) 3-Ações Realizadas e Futuras Daqui pra frente...
METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

54 Continuidade (II/II) 3-Ações Realizadas e Futuras Daqui pra frente...
METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

55 Contribuições 3-Ações Realizadas e Futuras
Semântica Emergente – através da negociação de significado, integração de ontologias e dos “knowledge objects”; CSCW – com as ferramentas de comunidades, recomendação e redes sociais; Banco de Dados – através dos estudos de “knowledge objects”, principalmente, os ativos e reativos, álgebra de conhecimento e os estudos desenvolvidos na plataforma SECONDO; Grades Computacionais – aplicabilidade direta com os estudos a serem desenvolvidos na área de “Knowledge Grid”. Gestão de Conhecimento - algumas contribuições serão dadas em subáreas, como Inteligência Competitiva, Gestão de Processos (através da reutilização total e parcial), Ontologias, Gestão de Competências e Visualização do Conhecimento. 3-Ações Realizadas e Futuras METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

56 Validação 3-Ações Realizadas e Futuras
Implantação e uso em cenário científico: DESENSUS, GEMA e KM-Hidro - obedecendo, inicialmente, a implantação em três etapas, como descrito no cronograma; Validação Qualitativa - questionário (processo de GC, [Stollenwerk, 2001]); Validação Quantitativa – Implementação e análise do “log” das ferramentas “Knowledge Grid”, KOs, Álgebra de Conhecimento e Negociação de Significado. confiabilidade das consultas, completude das respostas dadas, maneira de armazenamento das mesmas; Submissão de artigos – crítica dos revisores. 3-Ações Realizadas e Futuras METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

57 METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”
Apresentação 1. Introdução Motivação Caracterização do Problema Objetivo da Tese Exame de Qualificação 2. Proposta: Ambiente Methexis Arquitetura Módulos: Propostos e Implementados 3. Ações Realizadas e Futuras 4. Considerações Finais METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

58 Questões em Aberto 4-Considerações Finais Apoio à aula
Apoio ao Aprendizado e Adaptabilidade Mobilidade Trabalho em Campo Segurança e Qualidade dos Dados Otimização e Preocupação com Desempenho Autoria 4-Considerações Finais METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

59 Muito Obrigada! 4-Considerações Finais Membros da banca: Ouvintes
Prof. Jano Moreira de Souza, Ph.D. Prof. José Palazzo Moreira de Oliveira, Ph.D. Profª. Júlia Célia Mercedes Strauch, D.Sc. Prof. Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti, Ph.D. Profa. Marta Lima de Queiros Mattoso, D.Sc. 4-Considerações Finais Ouvintes METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”

60 Fim 4-Considerações Finais Jonice Oliveira jonice@cos.ufrj.br
4-Considerações Finais UFRJ – Campus Ilha do Fundão METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”


Carregar ppt "METHEXIS: UM AMBIENTE DE APOIO À GESTÃO DO CONHECIMENTO EM “E-SCIENCE”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google