A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição"— Transcrição da apresentação:

1 Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição
Brasil Colonial Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição

2 UM Brasil holandês Uma pergunta importante para entender o período colonial do nosso país: Por que, afinal de contas, os holandeses decidiram colonizar o Brasil? Para compreender esta questão, devemos entender o que está ocorrendo nos países colonizadores brasileiros, Espanha e Portugal. Então, vamos analisar...

3 UM Brasil holandês Fatores para as invasões holandesas:
A União Ibérica; A produção açucareira no nordeste; A questão religiosa em disputa de influência(catolicismo x protestantismo) Disputas por importantes áreas de comércio, para a aquisição de ouro e metais gerais, ou variadas especiarias.

4 INVASÕES HOLANDESAS Entre Dezembro de 1623 e Janeiro de ocorreu a primeira invasão holandesa, organizada pela Companhia das Índias Ocidentais, em Salvador. Foram retirados de Salvador na conhecida Jornada dos Vassalos. Em 1630, os holandeses se dirigiram para a capitania de Pernambuco, e em fevereiro deste ano conquistaram este espaço. Entre 1630 e 1640 a região Nordeste foi conquistada pelos holandeses, coordenados pelo conde João Maurício de Nassau Siegen.

5 Economia no Brasil colonial
O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE). Litoral. Solo e clima favoráveis. Experiência de cultivo (Açores, Cabo Verde e Madeira). Mercado consumidor. Alto valor na Europa. Participação de capital holandês: financiamento da produção, transporte, refino e distribuição na Europa.

6 Trabalho Escravo ÍNDIOS: mais utilizados até aproximadamente 1560, utilizados em lavouras menos desenvolvidas ou mais pobres. NEGROS: preferencialmente utilizados a partir de 1560, mão-de-obra básica do Brasil durante todo o período colonial e imperial. Utilizados acima de tudo pelo fato de representarem uma fonte de lucro extra através do tráfico de escravos. Além disso, os índios foram sendo exterminados e o grau de evolução das comunidades negras era maior, pois eles já conheciam a agricultura.

7 O fim do Brasil holandês
Com o fim da União Ibérica Portugal fez acordo de paz de 10 anos com os holandeses, mas não foi efetivo. Maurício de Nassau deixa o Brasil em 1644, após conflitos com os dirigentes das Companhias das Índias Ocidentais. Os holandeses estabeleceram duras medidas na colônia, entre elas, o aumento de impostos e da pressão para a o aumento da produção de açúcar. Houve aumento e fortalecimento da resistência dos lusos brasileiros, identificados mais com a sua Metrópole, o que configurou em sangrentas batalhas que ocasionaram o reconhecimento da derrota Holandesa e sua saída em 1624.


Carregar ppt "Séculos XVI a XVII Resumos para estudo Prof. Miquéias N. da Conceição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google