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Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas.

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1 Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas automatizadas.

2 Alcance da Engenharia Reversa
Construção Projeto Análise Engenharia Reversa Planejamento Análise Projeto Projeto Engenharia Tradicional

3 Passos da Engenharia Reversa
Código Fonte Arquitetura do Sistema Especificação Fisica Especificação Lógica Ferramenta CASE Engenharia Tradicional

4 Engenharia Reversa Entradas Código-Fonte Dicionário de dados DDL

5 Engenharia Reversa Saídas Desenho do banco de dados
Estrutura física dos dados Diagrama Entidade-Relacionamento Modelo de dados normalizado Especificação do projeto

6 Benefícios a) Melhor compreensão dos sistemas atuais
b) Aceleração do processo de manutenção de Sistemas c) Recuperação do conhecimento sobre os sistemas

7 Benefícios d) Agilização da conversão e migração de sistemas
e) Incentivo a adoção de repositório Manutenção de Software

8 Reestruturação É o processo de padronização de nomes de dados, definições e estrutura lógica de programas para melhorar a manutenção e produtividade do software

9 Objetivos da Reestruturação
Melhorar o programa Diminuir tempo de teste Forçar os padrões de programação Simplificar alterações de programas Reduzir os custos de manutenção Reduzir a dependência dos mantenedores

10 Tipos de Reestruturação
Código-Fonte / Lógica Dados

11 Reestruturação de Código-Fonte
É o processo de análise dos fluxos de controle e lógica de programação com geraçào de uma versão estruturada do código-fonte original sem alteração de sua funcionalidade

12 Programa Bem-Estruturado
Dividido em conjunto de módulos Cada módulo representa uma função Fluxo de execução é organizado

13 Programa Mal Estruturado
Uso excessivo de loops iterativo Uso excessivo de ninhos de IF Módulos muito grandes Vários módulos executando a mesma tarefa

14 Sistemas Candidatos a Reestruturação
Código de baixa qualidade Dificuldade (impossibilidade) para ler, alterar e testar o código Taxa de erros, tempo de correção e custos altos Sistemas estratégicos/importantes caros e e frequentemente alterados

15 Funções dos programas de reestruturação
Análise de lógica e Métrica Análise de dados Limpeza da linguagem, visando eliminar comandos não recomendados ou utilizados fora dos padrões Limpeza do código, eliminando código morto, loops infinitos e lógica confusa Melhoria da apresentação e padronização

16 Reestruturação de Dados
É o processo de eliminação de redundância de nomes de dados e de adoção de padrões

17 Benefícios com Reestruturação de Dados
Criação de uma base de dados normalizada e estável Melhoria da compreensão da interface de dados entre sistemas Utilização de nomes de dados padronizados Melhoria da consistência e do significado dos dados Integração dos sistemas de informações

18 Sistemas candidatos a reestruturação de dados
Definições de dados inconsistentes Nomes de dados não padronizados Dificuldades de compreensão

19 Funções dos programas de Reestruturação de dados
Análise de dados Verificação de normalização Preservação dos dados atuais Padronização de nomes semi-automática

20 Migração É o processo de mudança de plataforma tecnológica a partir de um ativo de sistemas existente

21 Benefícios Preservar esforços de desenvolvimento
Preservar integração de sistemas Garantir atualização tecnológica Facilitar a manutenção de software

22 Por Que é difícil a migração de sistemas legados ?
Projetos grandes são difíceis de gerenciar Não existem especificações Não existem ferramentas e métodos adequados Insegurança quanto a mudança

23 Passos para correta migração
Acessar de forma adequada os sistemas legados Organizar os dados do sistema atual Migrar somente os dados Migrar outros componentes do sistema Evoluir com ainclusão de extensões nas funções do sistema atual

24 Principais motivos de mudança
Onda de ... sizing Promessas de fornecedores Mídia abusiva Insatisfação dos usuários Crescimento da concorrência Múltiplas opções de tecnologias

25 Algumas Tecnologias em evidência
Orientação a objetos Ambientes gráficos Arquitetura cliente / servidor Internet

26 Mandamentos da computação Cliente / Servidor
1. Não negligenciarás o gerenciamento de tua rede 2. Não castigarás teus usuários com computadores de baixa potência 3. Treinarás tua equipe de sistemas adequadamente 4. Lembrarás de fazer backup regularmente de teus dados 5. Adotarás padrões e irás segui-los

27 Continuação dos Mandamentos
6. Não cairás na tentação de desligar o mainframe 7. Não prometerás mundos e fundos 8. Lembrarás de teus dados para mantê-los puros 9. Não serás mesquinho ao escolher as ferramentas de desenvolvimento 10. Protegerás teus usuários de si mesmos Fonte: Cliente Servidor para Leigos Doug Lowe / Editora Berkeley


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