Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAmanda Almada Alterado mais de 11 anos atrás
1
Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas automatizadas.
2
Alcance da Engenharia Reversa
Construção Projeto Análise Engenharia Reversa Planejamento Análise Projeto Projeto Engenharia Tradicional
3
Passos da Engenharia Reversa
Código Fonte Arquitetura do Sistema Especificação Fisica Especificação Lógica Ferramenta CASE Engenharia Tradicional
4
Engenharia Reversa Entradas Código-Fonte Dicionário de dados DDL
5
Engenharia Reversa Saídas Desenho do banco de dados
Estrutura física dos dados Diagrama Entidade-Relacionamento Modelo de dados normalizado Especificação do projeto
6
Benefícios a) Melhor compreensão dos sistemas atuais
b) Aceleração do processo de manutenção de Sistemas c) Recuperação do conhecimento sobre os sistemas
7
Benefícios d) Agilização da conversão e migração de sistemas
e) Incentivo a adoção de repositório Manutenção de Software
8
Reestruturação É o processo de padronização de nomes de dados, definições e estrutura lógica de programas para melhorar a manutenção e produtividade do software
9
Objetivos da Reestruturação
Melhorar o programa Diminuir tempo de teste Forçar os padrões de programação Simplificar alterações de programas Reduzir os custos de manutenção Reduzir a dependência dos mantenedores
10
Tipos de Reestruturação
Código-Fonte / Lógica Dados
11
Reestruturação de Código-Fonte
É o processo de análise dos fluxos de controle e lógica de programação com geraçào de uma versão estruturada do código-fonte original sem alteração de sua funcionalidade
12
Programa Bem-Estruturado
Dividido em conjunto de módulos Cada módulo representa uma função Fluxo de execução é organizado
13
Programa Mal Estruturado
Uso excessivo de loops iterativo Uso excessivo de ninhos de IF Módulos muito grandes Vários módulos executando a mesma tarefa
14
Sistemas Candidatos a Reestruturação
Código de baixa qualidade Dificuldade (impossibilidade) para ler, alterar e testar o código Taxa de erros, tempo de correção e custos altos Sistemas estratégicos/importantes caros e e frequentemente alterados
15
Funções dos programas de reestruturação
Análise de lógica e Métrica Análise de dados Limpeza da linguagem, visando eliminar comandos não recomendados ou utilizados fora dos padrões Limpeza do código, eliminando código morto, loops infinitos e lógica confusa Melhoria da apresentação e padronização
16
Reestruturação de Dados
É o processo de eliminação de redundância de nomes de dados e de adoção de padrões
17
Benefícios com Reestruturação de Dados
Criação de uma base de dados normalizada e estável Melhoria da compreensão da interface de dados entre sistemas Utilização de nomes de dados padronizados Melhoria da consistência e do significado dos dados Integração dos sistemas de informações
18
Sistemas candidatos a reestruturação de dados
Definições de dados inconsistentes Nomes de dados não padronizados Dificuldades de compreensão
19
Funções dos programas de Reestruturação de dados
Análise de dados Verificação de normalização Preservação dos dados atuais Padronização de nomes semi-automática
20
Migração É o processo de mudança de plataforma tecnológica a partir de um ativo de sistemas existente
21
Benefícios Preservar esforços de desenvolvimento
Preservar integração de sistemas Garantir atualização tecnológica Facilitar a manutenção de software
22
Por Que é difícil a migração de sistemas legados ?
Projetos grandes são difíceis de gerenciar Não existem especificações Não existem ferramentas e métodos adequados Insegurança quanto a mudança
23
Passos para correta migração
Acessar de forma adequada os sistemas legados Organizar os dados do sistema atual Migrar somente os dados Migrar outros componentes do sistema Evoluir com ainclusão de extensões nas funções do sistema atual
24
Principais motivos de mudança
Onda de ... sizing Promessas de fornecedores Mídia abusiva Insatisfação dos usuários Crescimento da concorrência Múltiplas opções de tecnologias
25
Algumas Tecnologias em evidência
Orientação a objetos Ambientes gráficos Arquitetura cliente / servidor Internet
26
Mandamentos da computação Cliente / Servidor
1. Não negligenciarás o gerenciamento de tua rede 2. Não castigarás teus usuários com computadores de baixa potência 3. Treinarás tua equipe de sistemas adequadamente 4. Lembrarás de fazer backup regularmente de teus dados 5. Adotarás padrões e irás segui-los
27
Continuação dos Mandamentos
6. Não cairás na tentação de desligar o mainframe 7. Não prometerás mundos e fundos 8. Lembrarás de teus dados para mantê-los puros 9. Não serás mesquinho ao escolher as ferramentas de desenvolvimento 10. Protegerás teus usuários de si mesmos Fonte: Cliente Servidor para Leigos Doug Lowe / Editora Berkeley
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.