A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeira Parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeira Parte."— Transcrição da apresentação:

1 Primeira Parte

2 O ESTUDO DA CÉLULA

3 CITOLOGIA: É a ciência que tem por objetivo o estudo da célula e todos os fenômenos que nela ocorrem.

4 Histórico : 1595 – Holanda: JANSSEN (Hans e Zacharias)
Conhecedores de óptica, trabalhavam com lentes e organizaram, em um tubo, lentes que possibilitaram a ampliação de objetos (dispositivo precursor do MO). Hans Janssen e seu MO

5 1610 -Galileo Galilei e seu MO
MO em 1680 Microscópio feito por Robert Hooke Uma réplica do primitivos microscópio de uma lente feito por van Leeuwenhoek 1610 -Galileo Galilei e seu MO

6 Robert Hooke: 1665 – Inglaterra
Usa, pela primeira vez, o termo CÉLULA, derivado do latim: cella=cela, pequeno compartimento.

7 ROBERT HOOKE

8 O termo célula foi usado pela primeira vez por Robert Hooke, quando esse cientista observava em um microscópio muito simples um pedaço de cortiça, que é um tecido vegetal obtido da casca de caules velhos de certas árvores, no qual as células já morreram. Quando morrem elas deixam espaços vazios. Assim, Hooke, ao ver aquela grande quantidade de pequeninos espaços vazios, resolveu chamá-los de “células”, isto é "pequeninas celas". Portanto o cientista ao analisar esse tecido morto, usou o termo célula (impróprio) para denominar tal estrutura e o mesmo é usado até hoje. Por que ele é impróprio?

9 Porque a célula não é oca ou vazia
Porque a célula não é oca ou vazia. Ela apresenta muitas estruturas no seu interior, o que não pode ser visto por Hooke, pois as células por ele observadas estavam mortas.

10 Células mortas de cortiça
Células vegetais vivas

11 Em 1833: botânico escocês Robert Brown descobriu que todas as células apresentam um corpúsculo interno o núcleo. Em 1839: alemães Schwann e Schleiden estabelecem a Teoria Celular : “Todos os seres vivos são formados por células”. Início do século XIX já estavam descobertas as três parte fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e o núcleo. E nos vegetais a presença de uma membrana mais espessa, a parede celular clulósica. Mais tarde, estudos demonstraram a existência de granulações no citoplasma, as organelas celulares.

12 As três premissas fundamentais da Teoria Celular:
Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas que elas produzem. Assim, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos. As atividades essencias da vida ocorrem dentro das células. Logo, as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos. Novas células formam-se apenas pela reprodução de células preexistentes, pelo processo de divisão denominado de mitose.

13 DIVISÃO: 4 células 2 células 1 célula E assim por diante ....

14

15

16 PARTES FUNDAMENTAIS DA CÉLULA:
Membrana plasmática Citoplasma Núcleo

17 ENVOLTÓRIOS CELULARES (membranas):

18 MEMBRANA PLASMÁTICA (MP)
Ocorre em todas as células vivas, tanto animais como vegetais. É uma finíssima película que delimita o espaço celular interno isolando-o do meio externo e somente vista ao ME (microscópio eletrônico).

19 A membrana plasmática é constituída, basicamente , por duas camadas de fosfolipídios e uma de proteínas (lipoprotéica):

20 FUNÇÕES DA MP: Permeabilidade seletiva ou semipermeabilidade: capacidade da membrana controlar a entrada e saída de substâncias na célula (osmose, difusão, endocitose, exocitose). Separa o conteúdo interno do meio externo. Mantém a estabilidade do meio interno da célula. Proteção e defesa.

21 PAREDE CELULAR (PC): É um envoltório relativamente espesso e que ocorre nas bactérias, em fungos algas e em vegetais. Nas plantas a PC é constituída de celulose (um tipo de açúcar) e, por isso, é denominada de parede celular celulósica. A PC tem função de dar rigidez ao vegetal, contribuindo para sua sustentação.


Carregar ppt "Primeira Parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google