A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro

2 Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de Física. Preparo deficiente dos calouros. Altos índices de repetência. Baixa taxa de diplomação. Reduzida participação da UFRGS na formação de professores de Física. Repercussões da LDB, GED e Diretrizes Curriculares no curso. Promover a divulgação da Física entre os estudantes do ensino médio. Diagnosticar deficiências e qualidades dos calouros e fazer ajustes curriculares pertinentes. Dedicar parte das vagas atuais a um curso noturno de licenciatura. Estudar com o IM as experiências locais e externas para a melhoria do desempenho dos estudantes em cálculo.

3 Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixo interesse pela profissão de físico. Poucas oportunidades de emprego de bacharel em física. Promover contatos com profissionais em setores empresariais para determinar onde estão os nichos profissionais para os bacharéis em Física. Pensar em ações para tornar as atividades do Físico mais reconhecidas. Considerar novas habilitações ou ênfases, adicionais ao bacharelado em Física: Bacharelado em Física aplicada a Ciência Ambiental, á Computação, á Instrumentação e Medidas, á Proteção radiológica, etc.

4 Disciplinas ministradas para outros Cursos Questões: Sugestões: Falta de percepção pelos estudantes da relevância da Física para seus cursos. Redução da presença da Física nos currículos de outros cursos. Pouco diálogo com as áreas a que servimos sobre a disciplinas lecionadas. Falta de disciplinas opcionais sobre temas d ponta na pesquisa científica, dirigida a outros cursos. Contatar professores, estudantes, ex- estudantes e profissionais das áreas para identificar problemas e soluções. Adequar programas e métodos aos objetivos de cada curso, distinguindo cursos profissionais, cursos em áreas básicas e licenciaturas. Reunir professores para discutir experiências com o ensino de Física para não-Físicos. Oferecer disciplinas que proporcionem conhecimentos especializados de interesse para outras áreas; ou uma visão geral dos conceitos de Física para não- Físicos.

5 Pós - Graduação Questões: Sugestões: Áreas de atuação dos físicos restrita. Necessidade de maior contato entre o Instituto de Física e empresas e órgãos públicos e privados para melhor divulgação dos resultados das nossas atividades e disseminação das competências e técnicas disponíveis no Instituto. Demanda da LDB para a formação urgente de docentes das IES em nível de mestrado. Fazer um levantamento de Áreas especializadas em os físicos poderiam atuar. Avaliar a experiência do Curso de Especialização em Física das Radiações Ionizantes. Organizar mestrado temático na área de Física Aplicada. Organizar Curso de Especialização em Instrumentação, Medida e Controle. Estruturar programa de mestrado interinstitucional.

6 Pós – Graduação Questões: Sugestões: Equilíbrio entre disciplinas e pesquisa na atividade de pós- graduação. Nível de exigência das disciplinas. Incluir no programa de doutorado (mestrado), como disciplinas obrigatórias, seminários, totalizando oito (dois) créditos, voltados para a discussão da literatura da área maior de pesquisa em que se insere o projeto, e reunindo todos os estudantes de doutorado (mestrado) do orientador. Preservar a capacidade discriminativa do processo de avaliação das disciplinas, evitando o nivelamento por baixo do curso.

7 Extensão Questões: Sugestões: Interação restrita do IF com estudantes do ensino médio e fundamental. Ausência de atividades de treinamento e atualização voltadas para técnicos de nível médio e superior. Necessidade de ampliação e consolidação da educação continuada para professores de Física e Ciências. Analisar e ampliar o impacto do Curso de Física para Secundaristas (estender aos estudantes do ensino básico). Promover Cursos de Inverno para egressos do Curso de Física e de outras áreas, abordando tópicos de ponta em Física e áreas interdisciplinares. Inovar em relação ao PRO-CIÊNCIAS, promovendo programas itinerantes, ensino a distância, congressos, simpósios ou escolas. Oferecer cursos técnicos de nível médio em áreas de nossa competência (criogenia, vácuo, vidraria, técnicas de medidas, métodos computacionais, etc.) Planejar a participação do IF em feiras e exposições.


Carregar ppt "Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google