A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histologia."— Transcrição da apresentação:

1 Histologia

2

3 Existe alguma vantagem na multicelularidade?
( ) SIM ( ) NÃO

4 Existe alguma vantagem na multicelularidade?
( ) SIM ( ) NÃO

5 Conjunto de células morfofisiologicamente semelhantes
Multicelularidade Divisão de tarefas e funções Maiores e melhores possibilidades de explorar o ambiente Utilização de energia mais eficaz Maior diversidade de formas Maior interação entre os sistemas de órgãos – facilita homeostase Tecidos Conjunto de células morfofisiologicamente semelhantes

6 Origem dos tecidos

7 Importante!!!

8 (ecdtoderma - mesoderma –endoderma)
DIFERENCIAÇÃO Céls. Tronco Totipotentes 2. Céls. Progenitoras (ecdtoderma - mesoderma –endoderma) Indiferenciada Potencialidade Autorenovação Mitose 4. Céls. Maduras (Maduras - ...ócito) 3. Céls. Precursoras (Jovens - ...blasto) Diferenciada Atividade funcional Influência dos fatores de crescimento

9 Estrutura de um tecido Líquido Intersticial Fibras Células Vasos

10 Na verdade a PO é constante já que o teor de ptn do vaso não muda.
P. Hid˂PO P. Hid˃PO Água H2O/PTN H2O/PTN F Veja que a água e recaptada pela circulação linfática e enviada as veias. Caso haja excesso nos tecidos teremos um EDEMA. R Água P PH SHEAR STRESS

11 Tipos Tecido Epitelial Tecido Conjuntivo Tecido Muscular Tecido Nervoso

12 Tecido Epitelial Origem: ecto, meso e endoderma. Características:
Céls justapostas. Pouco líquido intersticial. Avascular e com terminações nervosas. Localiza-se sobre o conjuntivo separado pela camada basal. Alta capacidade regenerativa.

13 Camada Basal Camada Basal

14 Células fortemente aderidas
Efeito impermiabilizante e selador Forte adesão intercelular Transporte de íons, hormônios e moléculas sinalizadoras

15 Funções: Revestimento: proteção ou transporte. Secreção/excreção. Absorção/transporte seletivo. Recepção sensitiva. Modalidades Revestimento. Glandular.

16 Histopatologia

17

18

19

20

21 Pele

22

23 Ação da R.U.V.

24 Ação dos Melanócitos

25 Vitiligo: Ausência de Melanina

26 Filtros Solares

27 Epitélio de Revestimento
Simples: Uma camada de céls. Pavimentoso Cúbico Colunar Endotélio Alvéolo Ovário Intestino

28 Simples Pseudoestratificado: céls de tamanhos diferentes.
Cílios: expelem muco e impurezas para fora. Colunar ciliado Céls Caliciformes: produzem muco. Traquéia Brônquios

29 Estratificado: duas ou mais camadas de céls.
Pavimentoso Queratinizado Queratina (ptn impermeável) Céls mortas Epiderme

30 Pavimentoso não queratinizado: vagina e esôfago.

31 Estratificado de transição: céls mudam de forma de acordo com a contração e distensão dos órgãos – bexiga.

32

33

34 Epitélio Glandular

35 Exócrinas Com canal de secreção. Secretam substâncias em superfícies, fora do sangue. Exs: salivares, sudoríparas, mamárias, sebáceas e lacrimais.

36 Endócrinas Sem canal de secreção Secretam hormônios no sangue Exs: hipófise, tireóide, paratireóide, adrenal...

37 Mesócrinas/Mistas/Anfícrinas
Secretam substâncias fora do sangue e hormônios dentro dele, como o pâncreas. Suco pancreático – Intestino. Insulina e Glucagon – Sangue.

38 Classificação das glândulas exócrinas
Quanto a natureza da secreção Mucosas: secretam glicoproteínas que, quando hidratadas torna-se espesso e viscoso, semelhante a um gel. Fala-se em muco, como ocorre em céls caliciformaes e glândulas salivares da língua e do palato. Serosas: secretam um fluido aquoso rico em enzimas como o pâncreas.

39 Quanto a liberação da secreção
Sebáceas Salivares Mamárias

40 Exercícios

41 1. (H14)-(UFJF) O tecido epitelial glandular é formado por células especializadas na secreção de determinadas substâncias. Em relação a esse tecido, analise as afirmações a seguir: I. Uma única glândula endócrina pode produzir mais de um tipo de hormônio. II. O pâncreas é um exemplo de glândula mesócrina ou anfícrina, que apresenta regiões endócrinas e exócrinas. III. As secreções de glândulas exócrinas são denominadas hormônios. IV. Os testículos são glândulas exócrinas, enquanto os ovários são glândulas endócrinas. Indique a alternativa correta: a) somente I e II são verdadeiras. b) somente I e III são verdadeiras. c) somente I, II e IV são verdadeiras. d) somente II e III são verdadeiras. e) somente II, III e IV são verdadeiras.

42 2. (H14)-(UEPB) Com base na análise das afirmações e do esquema a seguir:
I. A retroalimentação positiva assegura o equilíbrio dos sistemas vitais. II. A retroalimentação negativa assegura o equilíbrio dos sistemas vitais. III. O equilíbrio dos sistemas vitais independe da retroalimentação. Podemos considerar que somente: a) a I é falsa. b) a II é falsa. c) a III é falsa. d) a I e a III são falsas. e) a II e a III são falsas

43 3. (H14)-(FGV) A pele humana é o maior órgão do corpo humano
3. (H14)-(FGV) A pele humana é o maior órgão do corpo humano. É constituída por dois tecidos, o tecido epitelial, a epiderme, formado por células em constantes divisões, que empurram as mais velhas para as camadas superiores, e o tecido conjuntivo, a derme, rico em diversas estruturas, tais como vasos sanguíneos, terminações nervosas e glândulas. Logo abaixo, não fazendo parte da pele, está a tela subcutânea, a hipoderme, formada pelas células adiposas responsáveis por armazenar gordura. Tendo por base essas informações, pode-se dizer que, ao fazer uma tatuagem, a agulha injetora de tinta penetra: a) na epiderme, para que a tinta não afete os vasos sanguíneos, as glândulas e as terminações nervosas da derme, nem as células adiposas da hipoderme. b) na derme, pois, se realizada na epiderme, a tinta injetada seria eliminada com as células queratinizadas mortas. c) na hipoderme, para que a tinta não seja eliminada com as células queratinizadas mortas, nem afete os vasos sanguíneos, as glândulas e as terminações nervosas. d) na camada superficial da epiderme, para que a tinta afete o mínimo possível as estruturas inferiores da pele. e) na hipoderme, para que a tinta seja assimilada pelas células adiposas, pois são células que não sofrem tantas alterações ao longo do tempo.

44 b) uma maior absorção da nicotina realizada pelo muco nos alvéolos.
4. (H14)-(FGV) O epitélio respiratório humano é composto por células ciliadas e pelas células caliciformes produtoras de muco. A figura ilustra tal organização histológica em um brônquio humano. A destruição dos cílios bronquiolares, promovida pelo alcatrão presente na fumaça do cigarro, propicia: a) o impedimento da ventilação pulmonar em decorrência da obstrução da traqueia. b) uma maior absorção da nicotina realizada pelo muco nos alvéolos. c) a diminuição da atividade dos glóbulos brancos que atuam nos brônquios. d) a redução da hematose, em função da destruição dos capilares. e) a instalação de infecções respiratórias, devido à deficiência no transporte de muco.

45  5. (H14)-(UERJ Adaptada) A luz solar traz inúmeros benefícios para os seres vivos. Um de seus componentes, a radiação ultravioleta, UV, é responsável, no entanto, por alguns efeitos indesejáveis. A ilustração abaixo resume a atuação dos diferentes tipos de radiação UV sobre a pele humana. Cite o tipo de radiação UV que tem maior efeito estimulante sobre a pigmentação da pele e o tipo de célula presente em maior quantidade na hipoderme. a) UV A e adipócito. b) UV A e melanócito c) UV B e adipócito. d) UV B e melanócito. e) UV C e adipócito.


Carregar ppt "Histologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google