A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição do ar em Pequim Olimpíadas 2008 André Yamin Cristiano Machado Juliana Dias Ricardo Piovesan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição do ar em Pequim Olimpíadas 2008 André Yamin Cristiano Machado Juliana Dias Ricardo Piovesan."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição do ar em Pequim Olimpíadas 2008 André Yamin Cristiano Machado Juliana Dias Ricardo Piovesan

2 Poluição do ar em Pequim Olimpíadas 2008 Panorama geral da poluição na China Fontes poluidoras Efeitos da poluição do ar sobre atletas Medidas tomadas pelo governo e delegações Resultado das medidas do governo

3 China Segundo maior mercado automitivo do mundo 30% do país recebe chuva ácida Maior emissor de gases estufa (?) Possui 20 das 30 cidades mais poluídas do mundo Poluição provoca perdas equivalentes a 5,8% do PIB (US$200 bilhões)

4 Previsões Segundo a Agência Mundial de Energia, em 2010 o país consumirá 20% de toda a energia mundial Não há ainda uma política pública de substituição de frota, pois o automovel é tido como símbolo da nova economia chinesa.

5 Principais Fontes Poluidoras Indústrias Queima do carvão Grande número de veículos em circulação

6 Efeitos da Poluicao do Ar O professor de medicina esportiva da Unifesp, Paulo Zogaib, explica que...a poluição pode levar a um quadro de broncoespasmo - contração da musculatura do brônquio - que prejudica a ventilação, isto é, a entrada e saída de ar nos pulmões. A quantidade de energia que o corpo produz é proporcional ao consumo de oxigênio!

7 Efeitos da Poluicao do Ar A inalação de poluentes pode modificar o débito cardíaco (volume de sangue bombeado pelo coração por minuto), a ventilação (a respiração fica mais curta devido à diminuição da superfície de troca gasosa) e o espessamento da mucosa das vias aéreas.

8 Risco Para os Atletas Se um atleta ventila 100 litros de ar por minuto - 10 vezes mais que quando está parado - ele inala uma dose de poluentes também 10 vezes maior. Por isso, o risco de broncoespasmo é muito mais elevado no exercício, destaca Zogaib. A situação é pior para os atletas que disputarão provas aeróbias (de resistência), como triatlo, ciclismo e maratona - competições de longa duração, que acontecem em ambientes externos.

9 Medidas Extremas Corte do número de carros em circulação pela metade. Proibição de caminhões-tanque e postos de gasolina que não possuam tecnologia de redução de poluentes. diminuição da emissão de gases por parte das 19 fábricas mais poluidoras de Pequim, em pelo menos 30%. Interrupção de grandes obras de construção civil.

10 Conseqüências da poluição na China 30% do país recebe chuva ácida. Camponeses que perdem suas lavouras em razão da poluição de rios e da terra por projetos industriais. A cada dia, os chineses usam 3 bilhões de sacolas plásticas, a maioria das quais são descartadas de maneira imprópria. Utilizam de 45 bilhões de pares de palitos descartáveis para comer a cada ano.

11 Saúde Segundo um relatório da OMS, a má qualidade do ar é responsável pela morte de 656 mil cidadãos chineses a cada ano; enquanto o consumo de água poluída mata outros 95,6 mil. A poluição do ar é causada principalmente por dióxido de enxofre, matéria particulada (uma mistura de partículas extremamente pequenas e gotas dágua), ozônio e dióxido nitroso. A China é responsável por produzir cerca de um terço do total global destes poluentes.

12 Saúde A má qualidade do ar pode desencadear ou piorar uma série de doenças cardíacas ou respiratórias. Mulheres grávidas, idosos, doentes e crianças pequenas são especialmente sucetíveis aos efeitos severos dos altos níveis de poluição. A poluição seria responsável por aproximadamente 750 mil mortes prematuras no país por ano.

13 Saúde x Olimpíadas Para pessoas com doença pré-existentes do coração e de pulmão, a exposição aos altos níveis da matéria de partícula ínfima pode elevar seu risco. Se o ar em Beijing permanecesse altamente poluído, os problemas de saúde se agravariam, especialmente entre espectadores mais idosos. Um outro interesse é ozônio, dado forma através de uma reação química dos poluentes no ar e na luz solar. O ozônio pode causar a função pulmonar diminuída, inflamação da via aérea e queima quimicamente as vias aéreas. Os estudos feitos durante os Olympics de Los Angeles em 1984 encontraram que os ciclistas expostos ao ozônio no laboratório apresentavam desempenho reduzido. Exercitando os atletas tomam entre sete e oito vezes mais ar do que uma pessoa sedentária e, portanto, são os mais afetados.

14 Economia Em 2007 o Banco Mundial divulgou estudo segundo o qual a poluição provoca prejuízos anuais equivalentes a 5,8% do PIB chinês, algo como US$ 200 bilhões. A maior parte - 4,3% do PIB - diz respeito à morte prematura de pessoas decorrente da má qualidade do ar ou da água. O 1,5% restante é relacionado a danos materiais.

15 Jogos Olímpicos A atmosfera cinza e carregada de fumaça escura da capital chinesa preocupou os organizadores do evento.

16 Imprensa A assessoria de imprensa dos jogos e autoridades do governo convocam os jornalistas para entrevistas coletivas para anunciarem as últimas novidades do mundo chinês esverdeado... Mas nem sempre o que se publica é a realidade ambiental pequinense.

17 Imprensa Uma investigação feita pela BBC apontou que a apenas um mês do início das Olimpíadas em Pequim, a cidade ainda não conseguiu cumprir com os padrões internacionais para qualidade do ar.

18 Problemas Ambientais x Olimpíadas Os desafios ambientais não são uma novidade para os Jogos, o calor em Atenas (2004), a poluição do ar em Seul (1988) e Los Angeles (1984).

19 Transporte Público

20 As necessidades de transporte dos Jogos Olímpicos. O atual sistema de transporte público de Pequim.

21 Locais de Competição Links Apresentação\Locais de Competição das Olimpíadas Pequim 2008 - UOL Esport.htm C:\Documents and Settings\Ricardo\Desktop\seminario333\pistadetriatlo_album.jhtm.htm C:\Documents and Settings\Ricardo\Desktop\seminario333\centrodehipismodehongkong_album.jhtm.htm C:\Documents and Settings\Ricardo\Desktop\seminario333\centrodeveladeqingdao_album.jhtm.htm

22 O que técnicos e atletas pensam? Como se preparar?

23 Medidas tomadas pelas delegações Alemanha, Grécia, Estados Unidos, França, Inglaterra, Suécia e Holanda treinaram no Japão.

24 Medidas tomadas pelas delegações Antes de chegarem à China, os 596 integrantes da equipe olímpica americana receberam máscaras contra poluição. Cerca de 200 aceitaram as máscaras, mas não se esperava que eles fossem usá- las logo ao desembarcar no país.

25 Medidas tomadas pelas delegações Para proteção, atletas ingleses de rugbi usaram lentes de contato especiais.

26 O etíope Haile Gebrselassie, detentor do recorde mundial na maratona, só participou da prova dos 10 mil metros. Poluição x Atletas (Desistências)

27 Justine Henin, tenista belga, campeã olímpica em Atenas 2004.

28 Conclusões As medidas reduziram as emissões apesar de os níveis de poluição não atingirem as metas estabelecidas. Alguns atletas importantes deixaram de participar dos jogos olímpicos. O governo chinês aparentemente continuará a privilejiar o crescimento econômico em detrimento do meio ambiente.


Carregar ppt "Poluição do ar em Pequim Olimpíadas 2008 André Yamin Cristiano Machado Juliana Dias Ricardo Piovesan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google