Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathalia Ferreiro Alterado mais de 9 anos atrás
1
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes
2
Herança Uma classe pode ser derivada de uma outra classe, herdando seus atributos e métodos. A criação de subclasses, ou classes filhas (classes derivadas de uma superclasse, ou classe pai) permite o aumento incremental das funcionalidades dos nossos objetos. Em outras palavras, permite uma especialização do objeto.
3
Herança Se precisarmos que um objeto faça o mesmo que um outro objeto e ainda faça “algo a mais”, podemos aproveitar o código já construído e testado e acrescentar apenas o “algo a mais” que precisamos.
4
Herança A Herança entre as classes promove o reaproveitamento de código e ainda facilita a manutenção do sistema.
5
Herança A Herança entre classes pode ser representada usando a notação UML abaixo:
6
Herança No Java a herança é obtida através do uso da palavra chave extends e o nome da classe da qual se está herdando...
7
Herança class Conta { int numero; double saldo; void sacar(double valor) { saldo = saldo – valor; } }
8
Herança class ContaPoupanca extends Conta{ int iDataAniversario; }
9
Herança class ContaEspecial extends Conta{ double dLimite; }
10
Reescrita de método Em alguns casos pode ser que precisemos reescrever métodos herdados para que eles tenham um comportamento diferente na subclasse. Ex. Calculo de bonificação (Classe Funcionario, subclasses Gerente e Diretor)
11
Reescrita de método
13
O método reescrito pode chamar o método da classe mãe, caso necessário. Imagine que para um gerente devemos calcular a bonificação atribuída a funcionário e acrescentar R$ 1.000,00
14
Reescrita de método Mas e se a fórmula de bonificação do Funcionário mudar??
15
Reescrita de método Neste caso, basta alterarmos o método do gerente para chamar o método do funcionário e só então acrescentar o valor
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.