A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Celso e-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Celso e-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Celso e-mail: celso_rapha@yahoo.com
Gramática

2 Temos Ligados ao Nome (TLN’s)
-> Na última aula, aprendemos os termos ligados ao verbo (TLV’s). Eles eram 4: Objeto Direto Objeto Indireto Adjunto Adverbial Agente da Passiva

3 Hoje: faremos a análise sintática dos outros termos da oração.
Enquanto, na aula passada, os termos se relacionavam com o Verbo da oração, os termos a serem estudados hoje relacionam-se aos Nomes, ou seja, a palavras como substantivos, pronomes e adjetivos. Os TLN’s também são 4, assim como os TLV’s.

4 Os TLN’s: Adjunto Adnominal Predicativo (do sujeito/do objeto) Complemento Nominal Aposto Com relação a essas funções sintáticas, trataremos apenas das dificuldades mais comuns:

5 I - Adjunto Adnominal X Predicativo do Sujeito/do Objeto
Essas duas funções sintáticas ligadas ao nome são facilmente confundidas quando atribuem qualidade ao nome a que se associam. Para não as confundir, é bom lembrar que: 1- a) O adjunto adnominal atribui ao nome uma qualidade permanente inerente a ele, própria dele, que ele tem independentemente da ação verbal. b) O predicativo atribui ao nome uma qualidade momentânea, passageira, que ele tem apenas no momento em que pratica ou sofre a ação verbal.

6 Compare as orações abaixo:
I- A minha vizinha belíssima atravessou a sala. II- A minha vizinha atravessou belíssima a sala. Em qual das duas há Predicativo do Sujeito e em qual há Adjunto Adnominal? -> Na I ocorre AdAdn, pois é atribuída uma qualidade permanente ao substantivo vizinha, enquanto na II a qualidade é provisória, depende da ação verbal, sendo assim PS.

7 2- a) o adjunto adnominal tem menor mobilidade dentro da frase;
b) o predicativo tem maior mobilidade dentro da frase. Compare as orações seguintes: A minha vizinha belíssima atravessou a sala. (AdAdn) Belíssima, a minha vizinha atravessou a sala.(PS) A minha vizinha, belíssima, atravessou a sala.(PS) A minha vizinha atravessou a sala, belíssima.(PS)

8 Liga-se a Substantivos Liga-se a substantivos, ADJETIVOS e ADVÉRBIOS
II – Adjunto Adnominal X Complemento Nominal Para não confundir essas duas funções sintáticas ligadas ao nome, é bom guardar as diferenças abaixo: Adjunto Adnominal Complemento Nominal Liga-se a Substantivos Liga-se a substantivos, ADJETIVOS e ADVÉRBIOS COM ou SEM preposição COM preposição NUNCA é o PACIENTE/ALVO da ação contida no nome SEMPRE é o PACIENTE/ALVO da ação contida no nome (quando está ligado ao substantivo).

9 Exemplos: A invasão dos sem-terra ainda assusta a sociedade (subst.) (São os sem-terra que invadem = agente da ação -> Adjunto Adnominal) A invasão das terras ainda assusta a sociedade. (subst.) (as terras são invadidas = paciente/alvo -> Complemento Nominal) DICA: AdGENTE Adnominal Complemento NominALVO

10 José Rainha, líder do MST, foi baleado no Pontal do Paranapanema
III – Aposto: as principais características desse termo ligado ao nome são: Geralmente vem separado do nome a que se liga por algum sinal de pontuação; Serve para esclarecer, explicar, identificar ou resumir o nome a que se refere. Exemplo: José Rainha, líder do MST, foi baleado no Pontal do Paranapanema Einstein, grande físico alemão, elaborou a Teoria da Relatividade.

11 Além destes termos citados, como dito no início, há o Vocativo.
Por se tratar de um termo independente, ele não se relaciona nem com o Verbo, nem com o Nome. Tem um caráter exclamativo e tem como função chamar alguém ou algo personificado. Ex.: Meu Deus, o que faço agora? Venha cá, rapaz. Companheiros e companheiras, uni-vos!


Carregar ppt "Prof. Celso e-mail: celso_rapha@yahoo.com Gramática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google