A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE"— Transcrição da apresentação:

1 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
Joceley Casemiro Campos - Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar

2 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA OBJETIVOS: Detecção oportuna de todos os casos paralíticos para alcançar efetivamente a erradicação da Poliomielite e instituição imediata de medidas de controle , Avaliar as modificações nas características epidemiológicas da doença, Avaliar a eficácia do programa de vacinação, e inclusive eficácia da vacina na rede de serviços, e também aferir o impacto da vacina sobre a doença, Avaliar o desenvolvimento operacional do Programa de Vacinação da Poliomielite, com vistas aos níveis de Cobertura Vacinal alcançados

3 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: NOTIFICAÇÃO DOS CASOS: Deverão ser notificados todos os casos de PARALISIAS OU PARESIAS FLÁCIDAS AGUDAS EM MENORES DE 15 ANOS INDEPEDENTE DA HIPÓTESE DIAGNÓSTICA , E EM PESSOAS DE QUALQUER IDADE QUE APRESENTEM A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DE POLIOMIELITE. OBS: A NOTIFICAÇÃO É IMEDIATA AOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA.

4 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: Deverá ser iniciada nas primeiras 48 hs do conhecimento do caso Preencher a ficha epidemiológica Orientar a coleta de pelo menos uma amostra de fezes do caso Coletar uma amostra de 5 comunicantes menores de 5 anos, quando necessário História vacinal do caso Historia de viagens nos últimos 30 dias Investigação de visitas no domicílio

5 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: Em caso de óbito deve-se coletar fragmentos de cérebro (ponte, mesencéfalo, e área motora do giro pré-central), medula (corno anterior das regiões superior, média e inferior ) e intestino (Placa de Peyer) e transporte em solução salina tamponada. Conservação idêntica a das fezes.

6 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: De quem e quando coletar Caso - deve ser coletada pelo menos uma amostra de fezes. A amostra deve ser coletada imediatamente ao conhecimento do caso ou o mais precocemente possível de preferência nos primeiros 14 dias do início do déficit motor , nunca ultrapassando os 60 dias a partir do início da paralisia ou paresia. Obs: A possibilidade de isolamento de poliovírus cai com o passar do tempo. Para classificação final dos casos a diferenciação entre “Descartado” e “Pólio Compatível” só será possível quando as fezes forem coletadas dentro dos 14 dias que se seguem ao início do déficit motor

7 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: De quem e quando coletar Comunicantes - Deve ser coletado uma amostra de fezes de até 5 comunicantes menores de 5 anos, sempre antes da vacinação caso seja necessário, somente nos casos em que as fezes do caso notificado não tenha sido “oportuna”.

8 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: Técnica da Coleta Cada amostra coletada do caso e comunicantes deve corresponder ao tamanho de dois polegares de um adulto. Não é recomendada a coleta por swab retal, devendo-se esperar a evacuação espontânea. Obs: Aceita-se o uso de supositório, apenas de glicerina, quando não ocorrer a evacuação espontânea.

9 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: Transporte e conservação Enviar as fezes imediatamente após a coleta. Estas devem ser acondicionadas em frascos bem vedados e identificados, acondicionados em sacos plásticos fechados em caixa isotérmica com gelo comum ou gelo reciclável em quantidade suficiente para resistir ao percurso. O material deve ser identificado e enviado com impresso da Vigilância Epidemiológica solicitando Pesquisa de Poliovírus.

10 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: Transporte e conservação Não sendo possível o envio imediato da amostra de fezes, o material deve ser colocado imediatamente após a coleta em geladeira (+2 a +8 ºC) onde podem ser mantidas pelo período máximo de 3 dias.

11 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: Transporte e conservação Após este período de 3 dias a amostra deve ser colocada em freezer (- 20C a -70º C) onde pode permanecer por tempo indeterminado. Obs: Não é recomendado a conservação das fezes em congelador comum pois este processo de congelamento é lento e provoca o aparecimento de cristais de água, destruindo as células orgânicas e consequentemente os enterovirus presentes.

12 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INVESTIGAÇÃO DOS CASOS: Fezes Técnicas laboratoriais adotada “Cultura Celular” e “Reação em cadeia da Poliomerase” (P.C.R.) os laboratórios credenciados no Brasil são: Centro de Referência Nacional para Enterovírus/Fundação Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) - Escola Nacional de Saúde Pública - Rio Janeiro Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Milton Bezerra Sobral” / Fundação de Saúde Amauri Medeyros (FUSAM) - Governo Estatual - Recife Instituto “ Evandro Chagas” / Fundação de Serviços de Saúde Pública - (FSESP)) - Ministério da Saúde - Belém

13 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: MEDIDAS DE CONTROLE : Caso de Poliomielite: Tratamento Isolamento na fase aguda da doença Imunização: quando necessário vacinar após a coleta de exames e alta hospitalar.

14 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: MEDIDAS DE CONTROLE : Comunicantes de Poliomielite: Desinfeção concorrente das secreções faríngeas, das fezes e fômites. Nas comunidades com sistemas modernos e adequados de eliminação de águas residuais as fezes devem ser eliminadas diretamente nos vasos sanitários.

15 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: MEDIDAS DE CONTROLE : Notificação Negativa Semanal: Os responsáveis pela V.E. das DIRs selecionaram uma relação de hospitais onde, potencialmente, devem ser atendidos casos de paralisias e paresias agudas e flácidas ( Obs.: devem ter preferencialmente pediatria, neuropediatria, clínica médica e neurologia ). A V. E. Junto com os hospitais informam semanalmente a não ocorrência de casos e este ao nível Central via fax; referente a SE anterior. Obs: 80% das fontes devem notificar semanalmente

16 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: MEDIDAS DE CONTROLE AMBIENTAL: Monitoramento de Águas Residuais CETESB - Em portos, aeroportos e alguns hospitais, rotineiro.

17 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: MEDIDAS DE CONTROLE DE VIAJANTES: Vacinação de todos os viajantes vindos de áreas onde haja circulação de poliovírus selvagem com OPV, independente da história vacinal anterior , com exceção dos imunodeprimidos que deverão receber a IPV. Os menores de 15 anos deverão completar o esquema básico. Vacinação seletiva em indivíduos que saiam do país e que se diriigem a áreas de circulação do vírus selvagem que não apresentem esquema vacinal completo contra a poliomielite. Ressalva feito aos imunodeprimidos. 1999: DE de desembarques internacionais, foram das Ásia, África e Oriente Médio.

18 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: CLASSIFICAÇÃO DOS CASOS Confirmado: doença paralítica flácida aguda com isolamento de poliovírus selvagem, independente da evolução clínica Descartado: doença paralítica flácida aguda com coleta adequada de fezes e resultado negativo Compatível: doença paralítica flácida aguda com seqüela compatível após 60 dias ou óbito com evolução ignorada, sem coleta adequada de fezes. ENMG: compatível com lesão de corno anterior da medula.

19 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: CLASSIFICAÇÃO DOS CASOS Associado a vacina : casos de PFA com isolamento nas fezes de polivírus vacinais. RECEPTORES : doença paralítica flácida aguda que se inicia entre 4 e 40 dias após o recebimento da O P V, que apresenta seqüela neurológica compatível com Poliomielite 60 dias após do déficit motor. CONTATOS: doença paralítica de pessoa que manteve contato entre 4 e 40 dias antes ,com pacientes que tenham recebido a OPV entre 4 e 85 dias antes da paralisia no contato.

20 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: CLASSIFICAÇÃO DE SEQUELAS MÍNIMA - aquela em que há comprometimento de grupamentos musculares de um único membro ou região corporal (por exemplo, paralisia facial, cervical, escapular, etc.) MÉDIA: .aquela em que há comprometimento de mais de um membro ou região corporal , interferindo mas não impossibilitando a execução de atividades da vida diária (por exemplo, caminhar, alimentar-se vestir-se etc) GRAVE: aquela em que há comprometimento que determine, pelo menos, uma das seguintes condições: a - Impossibilidade na utilização de pelo menos um segmento corporal, ou b - Incapacitação para a execução de atividades da vida diária.

21 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: INDICADORES DE QUALIDADE DA VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS Taxa de Notificação: META: 1 caso/ menores de 15 anos Investigação em 48 hs: META: 80% dos casos investigados nas primeiras 48 hs Coleta Adequada de fezes ( primeiros 14 dias): META : 80% dos casos com fezes coletados nos primeiros 14 dias Notificação Negativa Semanal: Meta: 80% das fontes notificando semanalmente

22 VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE
MEDIDAS IMPORTANTES PARA MANTER A POLIOMIELITE ERRADICADA Manter uma boa qualidade de vigilância das Paralisias Flácidas Agudas com notificação de no mínimo 1 caso/ menores de 15 anos; e 80% dos casos com coleta de fezes nos primeiros 14 dias do início da paralisia motora. Imunização : Vacinação de Rotina e Campanhas Nacionais de Imunização ( 2 vezes ao ano) com coberturas mínimas de 95% (OPAS )


Carregar ppt "VIGILÂNCIA DAS PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS - POLIOMIELITE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google