A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É provável que esta não seja a sua primeira viagem de avião, este meio altamente seguro de transporte, inventado por um brasileiro. Disso, tenho certeza,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É provável que esta não seja a sua primeira viagem de avião, este meio altamente seguro de transporte, inventado por um brasileiro. Disso, tenho certeza,"— Transcrição da apresentação:

1

2 É provável que esta não seja a sua primeira viagem de avião, este meio altamente seguro de transporte, inventado por um brasileiro. Disso, tenho certeza, você tem pleno conhecimento, mas, faço-lhe uma pergunta: Você já parou para pensar no que acontece para que o avião em que vai embarcar saia e chegue com segurança ao seu destino?

3 os Controladores de Tráfego Aéreo.
Já pensou como várias aeronaves voando nos céus do nosso Brasil, indo e vindo em várias direções, fluem com segurança, pousando e decolando, uma após outra, num preciso sincronismo? Pois saiba que durante toda a sua viagem existem vários profissionais que zelam para que a aviação continue sendo um meio de transporte seguro: os Controladores de Tráfego Aéreo.

4 Bem antes do seu embarque, o seu vôo já começou.
Enquanto o burburinho dos passageiros embarcando toma conta da aeronave, e as comissárias estão super atarefadas auxiliando-os, os pilotos já solicitaram, via Torre de Controle, ao Centro de Controle de Área, que é o responsável pelo controle da aeronave em rota, a confirmação ou não da rota e nível de vôo para o destino, inserindo todos estes dados nos seus computadores responsáveis pela navegação da aeronave, incluindo aí a subida inicial.

5 Logo após, quando os senhores estão acomodados em seus lugares, e com os cintos afivelados, o piloto solicita ao controlador de solo da Torre de Controle, autorização para o “push-back” ( que é o momento em que aquele tratorzinho no solo dá um empurrãozinho na aeronave para que ela chegue até a posição ideal para iniciar o táxi) e o acionamento dos motores começa.

6 Em seguida, após autorização do mesmo controlador, inicia o táxi até a cabeceira da pista, onde geralmente, outro controlador, após coordenação com o Controle de Aproximação, autoriza a decolagem. O comandante alinha a aeronave, aumenta a potência dos motores, começa a rolar sobre a pista e, finalmente, está no ar. O comandante recolhe o trem de pouso e passa para a fase seguinte, chamando o órgão de controle que vai controlá-lo durante sua subida inicial: O Controle de Aproximação.

7 O Controle de Aproximação, embora tenha este nome, é responsável pelo controle das aeronaves que saem e que chegam e, também, que cruzam a sua área de jurisdição, chamada de Área Terminal, que se situam nas proximidades de aeroportos de grande movimento. Geralmente, estão de olho em uma tela de radar, gerenciando tudo o que acontece, enquanto, a bordo da aeronave, as comissárias começam a se preocupar com o serviço de bordo.

8 Antes de atingir o nível de cruzeiro, o controle da aeronave é transferido para um órgão maior, que engloba várias terminais, chamado Centro de Controle de Área. Ele é o responsável pelo controle das aeronaves que estão voando já em rota, chamada aerovia, estando a aeronave subindo, descendo ou em vôo nivelado. Geralmente, estes controladores também estão de olho numa tela radar, com várias aeronaves sob sua responsabilidade,

9 Que tranqüilidade! Tudo está sob controle...literalmente.
...enquanto você lê, calmamente, as últimas notícias sobre política ou economia, ou simplesmente aprecia a paisagem. “Que maravilha o sol no horizonte...o serviço de bordo estava ótimo...” Então, dá uma inclinadinha na poltrona e, quem sabe, tira até um cochilo! Que tranqüilidade! Tudo está sob controle...literalmente.

10 Mas, é chegada a hora de iniciar a descida
Mas, é chegada a hora de iniciar a descida. O piloto, depois de obter autorização do Centro de Controle de Área, inicia sua suave descida, cerca de 300 km do aeroporto e, aproximadamente a pés de altitude, é transferido para o Controle de Aproximação do aeroporto de destino. Mas, você não está sozinho. Existem outras aeronaves que chegaram quase ao mesmo tempo vindo de outras cidades, às vezes de outros países, e vão para o mesmo lugar.É um grande funil. E agora?

11 Os Controladores irão colocá-los um após outro, depois de vários cálculos e instruções, numa linda fila,(pelo menos para nós, quando vemos todos alinhados, separados entre si cerca de 10km) para que cheguem tranqüilamente.Quando estiver a, aproximadamente, 10 km da cabeceira, o Controle de Aproximação lhe transferirá para a Torre de Controle, que autorizará o seu pouso.

12 Alguns minutos depois, seu avião está no solo, o piloto aciona o reverso e livra a pista, chamando o Controle de Solo, que vai orientá-lo até o estacionamento. Desligam-se os motores. O sinal de apertar os cintos se desliga. Fim de mais um ciclo...mas, brevemente, vai começar outro.

13 Você, sorridente, pega sua bagagem, cumprimenta a comissária e, após a saída do avião, vai, feliz, fazer o que precisa: um encontro de negócios, uma semana na praia, o encontro com a família que não vê há muito tempo. Quanta felicidade! Você chegou são e salvo, mesmo que a viagem tenha durado mais do que o previsto, pois, afinal de contas, havia outras aeronaves. Você não estava sozinho no ar. Outras tantas pessoas também esperaram para realizar o mesmo objetivo: chegar.

14 Enquanto isto, nas Torres e Salas de Controle, dezenas de Controladores se sentem realizados por mais um ciclo fechado, mas não tem muito tempo pra comemorar, pois existem outros ciclos em andamento. E eles, com certeza, vão se fechar da mesma forma: Um pouso tranqüilo no aeroporto de destino.

15 O Controlador de Tráfego Aéreo.
No próximo dia 20 de outubro, e também nos outros dias em que embarcar em um avião, seja a negócios ou a passeio, lembre-se que, além do ambiente frenético do aeroporto, com seus pilotos, comissárias, atendentes, vai-e-vem quase interminável de pessoas e aviões, existem profissionais anônimos que trabalham muito para que tudo isto aconteça: O Controlador de Tráfego Aéreo. Boa Viagem!!!

16

17 Texto: Carlos Raymundo - APP-BH
Criação: Heinrich Texto: Carlos Raymundo - APP-BH Nota: as imagens contidas neste trabalho, foram extraídas da internet.Caso sua imagem possua copyright e estiver aqui inserida, favor enviar para que a mesma será imediatamente removida.


Carregar ppt "É provável que esta não seja a sua primeira viagem de avião, este meio altamente seguro de transporte, inventado por um brasileiro. Disso, tenho certeza,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google