A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MECANISMOS DE FACILITAÇÃO DA FAMÍLIA. NEGAR: Que o problema básico seja o beber / usar: - Apoiar as racionalizações do dependente; - Assumir a culpa pelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MECANISMOS DE FACILITAÇÃO DA FAMÍLIA. NEGAR: Que o problema básico seja o beber / usar: - Apoiar as racionalizações do dependente; - Assumir a culpa pelo."— Transcrição da apresentação:

1 MECANISMOS DE FACILITAÇÃO DA FAMÍLIA

2 NEGAR: Que o problema básico seja o beber / usar: - Apoiar as racionalizações do dependente; - Assumir a culpa pelo beber / uso. EVITAR: Os problemas que poderiam levar o dependente a beber / usar: - Deixar de discutir o problema. MINIMIZAR: Os problemas associados com o beber / uso. MECANISMOS DE FACILITAÇÃO

3 JUSTIFICAR: O beber / uso. PROTEGER: O dependente das conseqüências naturais do seu beber / uso: o - Encobrir suas faltas e atrasos. o - Recusar convites. o - Assumir finanças e outras responsabilidades. MECANISMOS DE FACILITAÇÃO

4 CONTROLAR: Beber / usar junto com o dependente - Beber / usar junto com o dependente - Comprar suas bebidas / drogas - Esvaziar garrafas, jogar fora as drogas - Chorar, agredir, ameaçar, suplicar. MECANISMOS DE FACILITAÇÃO AGUARDAR: Pacientemente que as coisas melhorem.


Carregar ppt "MECANISMOS DE FACILITAÇÃO DA FAMÍLIA. NEGAR: Que o problema básico seja o beber / usar: - Apoiar as racionalizações do dependente; - Assumir a culpa pelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google