A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2

2 CITOPLASMA

3 O citoplasma celular (do grego kytos= célula e plasma, líquido), corresponde a parte interna e gelatinosa da célula que vai desde a MP até o núcleo. O citoplasma é preenchido por várias estruturas, as organelas citoplasmáticas, responsáveis pelas funções vitais da célula.

4

5 ORGANELAS CITOPLASMÁ- TICAS

6 MITOCÔNDRIAS

7

8 MITOCÔNDRIAS: são organelas alongadas e com forma de bastões com cerca de 2µm e comprimento. O seu número varia nas células, podendo ser desde dezenas a centenas delas, dependendo o tipo de célula. Função: respiração celular, processo de obtenção de energia dos seres vivos.

9

10

11 EQUAÇÃO DA RESPIRAÇÃO CELULAR:
C6H12O O CO2 + 6H2O + ATP ATP= energia Na respiração celular a maioria dos seres vivos produz energia (ATP). Com a ação do oxigênio moléculas orgânicas, como a glicose, são decompostas originando CO2 e H2O com liberação de energia.

12 COMPARAÇÃO COM UMA CIDADE:
CENTRAL FORNECEDORA DE ENERGIA (HIDROÉLETRICA):

13 COMPLEXO GOLGIENSE (GOLGI)

14

15 COMPLEXO GOLGIENSE-GOLGI:
É formado de bolsas membranosas e achatadas, empilhadas umas sobre as outras. FUNÇÃO: armazenamento e eliminação de substâncias, como proteínas (muco), enzimas digestivas.

16 ILUSTRAÇÃO DO GOLGI:

17 COMPARAÇÃO COM UMA CIDADE:
ARMAZÉNS/SILOS:

18 RETÍCULOS ENDOPLASMÁTICOS

19

20 RETÍCULO ENDOPLASMÁTCO:
Vasta rede de tubos ou bolsas que preenche grande parte do citoplasma. O retículo é classificado em dois tipos: Retículo endoplasmático rugoso, granuloso (RER) e Retículo endoplasmático liso (REL).

21 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULAR (REG):
Possui grânulos aderidos sobre a sua membrana, os RIBOSSOMOS. FUNÇÕES: produção (síntese) de proteínas e seu transporte no citoplasma.

22 NÃO possui grânulos (ribossomos) aderidos sobre a sua membrana.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO (REL): NÃO possui grânulos (ribossomos) aderidos sobre a sua membrana. FUNÇÕES: produção transporte e inativação de determinadas substâncias tóxicas.

23 ILUSTRAÇÃO DO REL e RER:

24 ILUSTRAÇÕES DO RER:

25 COMPARAÇÃO COM UMA CIDADE:
RODOVIAS (TRANSPORTE):

26 LISOSSOMOS

27

28 LISOSSOMOS: Do grego lise=quebra, são bolsas que contêm enzimas digestivas capazes de digerir grande quantidade de substâncias orgânicas. FUNÇÃO: digestão no interior da célula.

29 ILUSTRAÇÃO DOS LISSOSSOMOS:

30 COMPARAÇÃO COM UMA CIDADE:
RESTAUTANTES - LANCHERIAS:

31 PEROXISSOMOS

32 PEROXISSOMOS: São bolsas encontradas no citoplasma, com cerca de 0,2 a 1µm de diâmetro responsáveis em transformar o peróxido de hidrogênio, H2O2 (água oxigenada) em água e oxigênio. Essa água oxigenada é formada na quebra de substâncias no interior da célula e é tóxica para a mesma.

33 CENTRÍOLOS

34

35 CENTRÍOLOS: Pequeno cilindro oco constituído por nove conjuntos de três microtúbulos. Cada célula apresenta dois centríolos. FUNÇÃO: orienta divisão celular e forma os cílios e flagelos.

36 ILUSTRAÇÕES DO CENTRÍOLO E DOS CÍLIOS E FLAGELOS:


Carregar ppt "O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google