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Apresentação em tema: "« A Vida Acadêmica e O Profissional de Ciência da Computação »"— Transcrição da apresentação:

1 II Encontro para Orientação Acadêmica dos Estudantes de Ciência da Computação

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3 Assuntos Curso de Ciência da Computação da UFBA
Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação Colegiado de Ciência da Computação Laboratórios Disciplina: Projeto Final Papel dos Estudantes no Curso Tendências dos Cursos em Ciência da Computação O Profissional de Computação A Pós-Graduação Empresa JR Debate: DA - Precisamos dele ?

4 O Curso de Ciência da Computação da UFBa

5 Formação do Profissional
Visão Teórica Visão Prática Perfil do Curso Preparação para atuação no Mercado em diversas áreas Engenharia de Sistemas, Banco de Dados, Redes, Computação Gráfica, etc. Preparação Acadêmica para Cursos de Pós-Graduação

6 Informações sobre o Curso
Duração: Tempo mínimo: 04 anos Tempo médio: 05 anos Tempo máximo: 07 anos Disciplinas Básicas: Disciplinas Básicas de Engenharia: Cálculo, Álgebra e Física Linguagens de Programação, Sistemas Operacionais, etc. Teoria da Computação, Lógica Computacional Disciplinas ligadas a Áreas de Aplicação Projeto Final de Curso Carga horária total 3180 horas

7 IM Instituto de Matemática

8 Estrutura do IM Coordenadora : prof.ª Ilka Reboucas Cursos Matemática
Estatística Ciência da Computação Serviços Adicionais: Biblioteca Xerox

9 Departamento de Ciência da Computação
DCC Departamento de Ciência da Computação

10 1969: Bacharelado em Processamento de Dados
DCC - Introdução Um dos primeiros departamentos de Ciência da Computação criados no Brasil. Um dos primeiros departamentos a oferecer um curso de graduação em computação no país. 1969: Bacharelado em Processamento de Dados

11 O Papel do DCC Departamento Atribuições Professores Disciplinas
Organização de planos de trabalho de ensino, pesquisa e extensão. Planejamento, execução e acompanhamento de disciplinas, mediante designação dos professores. Promoção do desenvolvimento da pesquisa e sua articulação com o ensino. Promoção e estímulo de prestação de serviços à comunidade. Disciplinas

12 Principais Atividades
Ensino Pesquisa Extensão

13 Atividades de Ensino Dados Importantes Oferta Semestral (Média)
Professores na Graduação 15 Professores substitutos 06 Oferta Semestral (Média) Turmas de MAT045 06 Turmas de MAT115 05 Turmas de MAT174 por semestre 05 Turmas oferecidas para o curso de Ciência da Computação 28

14 Professores NOME TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO
Aline Maria S. Andrade Doutorado DE Anna Friedericka S. Silva Especialização DE Christina von Flach Chavez Mestrado DE Cláudia A. Gama Mestrado DE Cláudia Pôssa Especialização DE Fabíola G. P. Greve Mestrado DE João Dias de Queiroz Mestrado 40 José Augusto Lucas Especialização DE José Nestor P. Braga Graduação DE

15 Professores NOME TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO
José Ulisses Ferreira Jr. Mestrado 20 Likiso Hattori Mestrado 20 Luiz Augusto M. Amorim Mestrado 40 Luiz Carlos Brandão Mestrado 40 Luiz Eduardo Siqueira Graduação 20 Sérgio Gorender Mestrado 20 Thomas A. Buck Doutorado DE Walter Palma Mestrado 40 Wellington F. Silva Mestrado DE

16 Professores - Dados Estatísticos
Professores com Doutorado 02 Professores com Mestrado 11 Professores com Especialização 03 Professores com Graduação 02 Total: 18 Professores DE 10 Professores 40 horas 04 Professores 20 horas 04 Total: 18

17 Atividades de Pesquisa
Projetos LaSiD GiCoV Iniciação Científica Dados Importantes Projetos em andamento 13 Professores envolvidos 11

18 Atividades de Extensão
Núcleo de extensão Análise e Projeto de Sist. de Informação Cursos SOFTEX-2000 SEMINFO – Semana de Informática da UFBA evento nacional 4 a 8 de maio cursos, palestras, sessões técnicas e laboratórios

19 Atividades Administrativas
Controle de laboratórios Monitoria Informatização do DCC Planejamento para implantação de pós-graduação (Mestrado e Especialização)

20 Principais Problemas Falta de planejamento estratégico coerente
Falta de agilidade Qualificação insuficiente do corpo docente Poucos professores em Dedicação Exclusiva nos últimos anos Falta de acompanhamento de atividades Ambiente acadêmico inadequado Falta de política e verbas para aquisição, manutenção e controle de equipamentos Falta de política e verbas para prover Biblioteca compatível com o dinamismo da área de Computação

21 Perspectivas Plano Estratégico do DCC (1997-2002)
Pós-Graduação e Pesquisa Mestrado em Computação: Especialização Avançada em Sistemas Distribuídos Especialização em Engenharia de Software Qualificação dos professores Contratação de recém-doutores Parceria com empresas Atividades de extensão Ambiente acadêmico adequado

22 de Ciência da Computação
CCC Colegiado de Ciência da Computação

23 Atividades do CCC Definição/Atualização da Grade Curricular do Curso
Acompanhamento da Vida Acadêmica do aluno: matrícula orientação processos (SGC) colação de grau Avaliação docente pelos discentes

24 Comunicação com o Colegiado
Coordenação: profª Aline Andrade Vice-coordenação: profª Fabiola Greve Secretário: Kleber Horário para atendimento a alunos

25 DCC Laboratórios

26 A Informatização da UFBA
Ate 1988 PDP-10 1990 IBM 3090 Interligação das unidades e acesso à Internet 1994 Primeiros laboratórios para graduação 1994 Laboratórios UNIX Mudança de plataforma Downsizing ??? Fibra óptica 1997 Laboratório no IM em parceria com a IBM e a Telebahia

27 Organização Coordenacao: Prof.ª Frieda Suporte:
Prof. Jean.Charles Bonnin Danilo Laboratórios USO Qtde Equipamentos UNIX PCs IM todos alunos IM PCs Sala 152 PCs Sala 153 PCs . Sala VIP Para Aulas Praticas 30

28 Localização dos Laboratórios

29 Normas de Utilização Cadastro de alunos na rede

30 Orientações Gerais Sua senha não deve ser fornecida a outras pessoas
Cuidado com os equipamentos Uso racional do espaço em disco Tempo de uso

31 O Papel dos Estudantes no Curso

32 O Papel dos Estudantes no Curso
Acompanhar as atividades acadêmicas internas Iniciação Científica (a partir do 4º semestre) Monitoria Empresa Júnior Participar de seminários, congressos, etc... D.A. Interação com o Colegiado Iniciativa: pesquisar, usar a biblioteca, Internet, etc. Estágio a partir do 6º semestre

33 O Papel dos Estudantes no Curso
Importância de um bom curriculum bolsa de iniciação científica ingressar em cursos de pós-graduação Cuidar do patrimônio da Universidade laboratórios, etc. Que tipo de Profissional desejo ser ? Aproveitar ao Máximo a Universidade

34 Como Melhorar o Nível do Curso
Corpo docente: Vagas: contratar Doutores e Mestres Ênfase à Pós-Graduação Corpo discente: Maior participação Viver a Universidade Se dedicar mais ao curso Não demorar para concluir o curso Participar de programas de Iniciação Científica

35 Tendências dos Cursos em Ciência da Computação
Interdisciplinaridade Optativas em Várias Áreas Ciências Humanas Área II Área I Ampliação dos cursos Diversificação Psicologia Filosofia Educação Direito Administração Economia Biologia Engenharia Fundamental Inglês

36 O Profissional de Computação
Gera tecnologia Gera Competitividade Gera Emprego Inovação Pesquisa Científica Realidade do País mudou Globalização Evolução Tecnológica Empreendedor Maior Competição Maior Especialização

37 O Profissional de Computação
EUA Geram empregos de alto nível Importam mão de obra para desenvolvimento de Software BRASIL Formamos profissional com capacidade para atuar no mercado internacional SOFTEX - Software a nível de exportação Genesis Encubação de Empresas Formação de Empreendedores

38 A Pós-Graduação Por que Pós-Graduação ? Especialização Mestrado
Doutorado DCC x Pós-Graduação Universidades no Brasil Como escolher ... Convênios para Intercâmbio Brasil-Alemanha Brasil-Espanha Requisitos para Ingressar em Pós-Graduação Por que Pós-Graduação ?


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