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PublicouVictoria Cerda Alterado mais de 10 anos atrás
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Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Coordenação-Geral de Planejamento PPA 2004-2007 Modelo de Gestão PPA 2004-2007 Modelo de Gestão Brasília, abril 2005
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Constituição Federal Origem do PPA Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; III - os orçamentos anuais. § 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
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Consolidação do Plano e dos Orçamentos Orientação Estratégica dos Ministérios Cenário Macroeconômico Previsão de Recursos por Ministério Programa de Governo Estudos Orientação Estratégica de Governo Elaboração dos Programas Os Programas
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PROBLEMA CAUSAS C1 C2 C3 OBJETIVO + INDICADOR OBJETIVO + INDICADOR AÇÕES A1 A2 A3 SOCIEDADE: PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS Programa Estruturação do Programa a partir do problema
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Órgão Responsável Órgão responsável pelo gerenciamento do programa. Unidade Responsável Unidade administrativa onde se localiza o gerenciamento do programa. Denominação Comunicação ao público, em uma palavra ou frase-síntese, da compreensão direta dos propósitos do programa. Não há restrição quanto ao uso de nomes de fantasia.
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Objetivo Expressa a busca de um resultado, descrevendo a finalidade do programa com concisão e precisão, sempre mensurável por um indicador. Público-Alvo Especifica os segmentos da sociedade aos quais o programa se destina e que se beneficiam direta e legitimamente com sua execução.
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Justificação Descrição do problema que o programa tem por objetivo enfrentar Indicador Elemento capaz de medir a evolução do problema, coerente com o objetivo do programa e apurável em tempo oportuno.
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Ação Operação da qual resulta um produto (bem ou serviço) ofertado à sociedade que contribui para atender aos objetivos de um programa. Título Forma pela qual a ação será identificada pela sociedade e será apresentada no PPA, LDOs e LOAs. Expressa, em linguagem clara, o objeto da ação. Atributos
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Finalidade: Expressa o objetivo a ser alcançado pela ação, ou seja, por que esta ação é desenvolvida. Descrição: Expressa, de forma sucinta, o que é efetivamente feito no âmbito da ação, seu escopo e limitações. Ação Atributos
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Produto: Bem ou serviço que resulta da ação, destinado ao público- alvo. Em situações especiais, expressa a quantidade de beneficiários atendidos pela ação. Unidade de Medida: Padrão selecionado para mensurar a produção do bem ou serviço. Ação Atributos
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Lei do PPA Lei Nº 10.933, de 11 de agosto de 2004 [Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2004-2007] Lei Nº11.044, de 24 de dezembro de 2004 [Altera a Lei Nº 10.933] Revisão do PPA Instrumentos legais
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Programas do Ministério da Educação para 2005 Unissetorial possui todas as ações de responsabilidade de uma unidade do mesmo órgão Não Existe
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Universidade do Século XXI – SESU; INES, IBC, IFES, INEP, CAPES e CEFETs Desenvolvimento da Educação Especial –SEESP; INES, IBC e FNDE Desenvolvimento do Ensino da Pós-Graduação e da Pesquisa Científica–CAPES; IFES, INEP e CEFETs Desenvolvimento do Ensino Fundamental –SEB; Colégio Pedro II, IFES e FNDE Educação para a Diversidade e Cidadania –SECAD; FNDE Desenvolvimento do Ensino Médio – SEB; Colégio Pedro II, IFES, CEFETs e FNDE Intra-setorial possui ações de responsabilidade de mais de uma unidade do mesmo órgão
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Multissetorial possui pelo menos uma ação de responsabilidade de Órgão diverso daquele que detém a responsabilidade pelo Programa Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica – SETEC; INES, CEFETs, ETF, EAF, IFES, INEP, FUNDAJ e FNDE; e MTE, MME e MAPA. Desenvolvimento do Ensino da Pós-Graduação e da Pesquisa Científica – CAPES; IFES, INEP e CEFETs; e MP e MMA. Educação para a Diversidade e Cidadania –SECAD; FNDE; e MinC. Universidade do Século XXI – SESU; INES, IBC, IFES, INEP, CAPES e CEFETs; e MP e MDIC.
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Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – SEDH Direitos Humanos, Direitos de Todos – SEDH Identidade Étnica e Patrimônio Cultural dos Povos Indígenas – MJ Brasil Quilombola - SEPPIR Prospecção e Avaliação de Políticas Públicas – MP Transferência de Renda com Condicionalidades – Bolsa Família – MDS Gestão da Participação em Organismos Internacionais – MRE Programas de outros Órgãos com participação do Ministério da Educação
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Programas de outros Órgãos com participação do Ministério da Educação Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos – MS Brasil patrimônio Cultural - MinC Engenho das Artes - MinC Livro Aberto – MinC Difusão e Popularização da Ciência - MCT Promoção da Pesquisa e do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – MCT Sociedade da Informação - MCT
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Comitês gerenciais Plano gerencial (que inclui o plano de avaliação) orienta as etapas do ciclo de gestão e estabelece compromissos para o alcance do objetivo do programa. Sistema de Avaliação do Plano Plurianual Sistemas de informações (SIGPlan e Infrasig) Decreto Nº 5.233, de 6 de outubro de 2004 [Estabelece normas para a Gestão do Plano Plurianual] Modelo de Gestão
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Designa Gerentes de Programas Designa Coordenadores das ações Cria a Unidade de Monitoramento e Avaliação SPO/CPS Institui o SIMEC como Infrasig Portaria Nº 4.307, de 21 de dezembro de 2004 Modelo de Gestão
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O gerente tem por função negociar e articular os recursos para o alcance dos objetivos do programa; monitorar e avaliar a execução do conjunto das ações do programa, buscar mecanismos inovadores para seu financiamento, validar e manter atualizadas as informações do desempenho físico das ações, da gestão de restrições e dados gerais do programa, sendo este o responsável pela unidade administrativa à qual o programa está vinculado. Gerente Gestão dos programas Responsabilidades Gerenciais Gerente executivo O gerente executivo tem por função apoiar a atuação do gerente.
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Coordenador de Ação O coordenador de ação tem por função viabilizar a execução e o monitoramento de uma ou mais ações do programa, bem como efetivar o registro do desempenho físico, da gestão de restrições e dos dados gerais das ações no SIGPlan, sendo este o responsável pela unidade administrativa à qual se vinculam as ações. Gestão dos programas Responsabilidades Gerenciais
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Comitê de Coordenação dos Programas Gestão dos programas
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Internet SIAFI - SIDOR SIESTE - SIAP SIORG Sociedade Parceiros Governo Gerentes SERPRO Sigplan Monitoração Presidência da República Ministério do Planejamento Internet Coordenadores de ação Gerentes [Gerentes- Executivos] Sistemas de Informação Instrumentos SIMEC X
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Universidade do Século XXI – SESU, INES, IBC, IFES, INEP, CAPES e CEFETs Desenvolvimento do Ensino da Pós-Graduação e da Pesquisa Científica–CAPES, IFES, INEP e CEFETs Desenvolvimento do Ensino Fundamental – SEB, Colégio Pedro II, IFES e FNDE Desenvolvimento do Ensino Médio – SEB, Colégio Pedro II, IFES, CEFETs e FNDE Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, INES, CEFETs, ETF, EAF, IFES, INEP, FUNDAJ e FNDE; e MTE, MME e MAPA. Destaques (onde estamos) Programas do MEC
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Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos – MS Difusão e Popularização da Ciência - MCT Promoção da Pesquisa e do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – MCT Sociedade da Informação – MCT Gestão da Participação em Organismos Internacionais - MRE Destaques (onde estamos) Programas de outros órgãos
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SIMEC SIGPlan Informações Gerenciais Brevemente Hoje
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Revisão do PPA – Mai/Ago 2005 Implantação da Unidade de Monitoramento e Avaliação – Jun 2005 Próximos passos Atualização da Portaria de Gestão do PPA – Mai 2005 Implantação do SIMEC - até Dez 2005
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