A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boa tarde, pessoal!!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boa tarde, pessoal!!."— Transcrição da apresentação:

1 Boa tarde, pessoal!!

2 O que é INTERNET ?

3 A INTERNET é um conjunto de redes de computadores interligadas entre si, os quais têm em comum um conjunto de protocolos e serviços, permitindo que pessoas, conectadas a ela possam usufruir de serviços de informação e comunicação de amplitude mundial.

4 HISTÓRICO

5 A INTERNET surgiu de um projeto de uma instituição norte-americana denominada ARPA (Advanced Research in Projects Agency), ligada ao DoD (Departament of Defence) e que tinha o objetivo de conectar computadores dos seus departamentos de pesquisa. Essa conexão iniciou-se em 1969, entre quatro localidades: a Universidade de Califórnia de Los Angeles e Santa Bárbara, Universidade de Utah e Instituto de Pesquisas de Stanford passando a ser denominada ARPANET.

6 Década de 70 Concepção do conjunto de protocolos que é a base da INTERNET, e que é conhecido como TCP/IP - Transmission Control Protocol/INTERNET Protocol.

7 Década de 80 Integração das redes de outros centros de pesquisa à ARPANET. Implantação do protocolo TCP/IP no Sistema Operacional UNIX pela Universidade da Califórnia de Berkeley, o que possibilitou a integração de várias universidades à ARPANET.

8 Em 1985, a entidade norte-americana interligou os supercomputadores de seus centros de pesquisa, resultando na rede conhecida como NSFNET, sendo conectada à ARPANET em Dessa interligação, surgiu o primeiro backbone (espinha dorsal da rede) e passou a ser oficialmente conhecido como INTERNET, ou Interredes.

9 Década de 90 A partir de 1993 a INTERNET deixou de ser uma instituição de natureza puramente acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, quer pela implantação de novos backbones, quer pela oferta de diversos e diferenciados serviços.

10 A INTERNET NO BRASIL

11 A INTERNET chegou ao Brasil em 1988 por iniciativa das comunidades acadêmicas de São Paulo através da FAPESP e do Rio de Janeiro pela UFRJ e pelo LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

12 Em 1989 foi criada, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma instituição com o objetivo de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso a INTERNET no Brasil. Foi estabelecido o backbone RNP, interligando instituições educacionais à INTERNET.

13 A exploração comercial da INTERNET iniciou-se em dezembro de 1994 a partir de um projeto piloto da EMBRATEL, inicialmente através de linhas discadas e posteriormente por acessos dedicados via RENPAC.

14 BACKBONES NO BRASIL EMBRATEL RNP Global-One Uninet IBM BR HomeShopping

15 TERMINOLOGIA Telnet FTP E-mail Newsgroups Listas de discussão
WWW (Wide World Web) HTML (Hypertext Markup Language)

16 TERMINOLOGIA WWW = biblioteca
sites = livros; conjunto de páginas da Web páginas WWW = páginas específicas de um livro Cada página possue um “endereço”exclusivo na Web chamado de Universal Resource Locator - Localizador Universal de Recursos (URL).

17 DOMÍNIOS http://www. hospvirt.org.br
TIPO DE INSTITUIÇÃO edu gov mil com org net NOME DO PAÍS ca (Canadá) uk (Reino Unido) za (África do Sul) br (Brasil)

18 EMOTICONS :-) feliz :) :- ( triste :( :-O chocado :’-( chorando :-X um beijo (:-D tem uma boca grande :-{( tem um bigode

19 A World Wide Web (a web ou WWW) oferece uma interface gráfica na qual é fácil navegar para observar documentos na Internet. Esses documentos, assim como os links existentes entre eles, compõem uma "teia" ("web") de informações.

20 Um ‘navegador‘ (visualizador ou “browser”) é uma ferramenta de software que você usa para ver as páginas da Web. As páginas da Web são interconectadas. Você se conecta com outras páginas clicando no texto ou nos gráficos que são chamados hyperlinks.

21 Os hyperlinks são palavras ou gráficos, sublinhados ou com bordas, que têm endereços na Web incorporados. O texto dos hyperlinks tem uma cor diferente do resto do texto de um site da web. Surfar na Web significa seguir os hyperlinks para diferentes páginas da web.

22 INTERNET ENTRE DE NESTA REDE


Carregar ppt "Boa tarde, pessoal!!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google