A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Um ambiente computacional para geração automática de Sistemas Especialistas
Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida Orientador: Ronaldo Goldschmidt

2 GENESYS-SE 1. INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO 2. SISTEMAS ESPECIALISTAS
3. DESENVOLVIMENTO DO GENESYS-SE 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5. CONCLUSÃO 6. AGRADECIMENTOS

3 Introdução e motivação
GENESYS-SE Introdução e motivação No mundo atual, existe uma crescente demanda por ferramentas que auxiliem o homem na tomada de decisão nos mais diversos segmentos da sociedade. Sistemas Especialistas (SEs) são sistemas inteligentes que armazenam e processam conhecimento adquirido de especialistas em uma área de conhecimento, auxiliando na tomada de decisões. Situado no contexto do projeto GENESYS (Ambiente para Geração Automática de Sistemas de Apoio à Decisão), o presente trabalho tem como objetivo descrever uma ferramenta computacional capaz de desenvolver automaticamente Sistemas Especialistas .

4 Sistemas Especialistas
GENESYS-SE Sistemas Especialistas Sistemas Especialistas são programas inteligentes que usam conhecimentos e procedimentos inferenciais para resolver problemas não triviais que requerem para sua solução alguma ou muita perícia humana. Eles armazenam e processam conhecimento adquirido de especialistas de uma determinada área de conhecimento Exemplos de áreas de aplicação de SE´s: Diagnose médicas Reparo de equipamentos Tomada de decisões financeiras Interpretação de sinais Compreensão de voz e imagens Estratégias militares Etc...

5 Sistemas Especialistas
GENESYS-SE Sistemas Especialistas Interfaces BD BC Motor de Inferência Figura 1 – Arquitetura genérica de um Sistema Especialista. Fonte: (GOLDSCHMIDT, 2010)

6 Desenvolvimento do GENESYS-SE
Desenvolvido sob o paradigma da orientação a objetos. Apresenta a Estrutura Geral destacada na Figura 1 Capaz de auxiliar qualquer pessoa na criação de Sistemas Especialistas As principais tecnologias utilizadas na sua construção Plataforma Java Motor de inferência Algoritmo ID3 Biblioteca Xstream

7 Desenvolvimento do GENESYS-SE
Figura 2 – Visão macrofuncional do GENESYS-SE

8 Resultados e discussão
GENESYS-SE Resultados e discussão Foram desenvolvidos alguns protótipos sobre a área de Educação à Distância (EAD), utilizando o GENESYS-SE, afim de testar e validar o protótipo. Foram três fatores que influenciaram na escolha da área da EAD para realização dos experimentos iniciais do GENESYS-SE: A disponibilidade de um especialista sobre o assunto; A crescente demanda pela implantação da EAD em diversas instituições de ensino; A carência de ferramentas de apoio à decisão que permitam a uma instituição de ensino verificar o quanto ela se encontra preparada para implantar a EAD.

9 GENESYS-SE Resultados e discussão Exemplos de Regras de Produção
As Regras de Produção formam uma base de conhecimento que representa o conhecimento de especialistas em uma determinada área. Exemplos de Regras de Produção SE Disponibilidade = Sim E ProcessoEAD = Conhece E Relacionamento = Bom E CumprePrazos = Sim E HabilidadeTIC = Sim E NetEtiqueta = Sim E ExperienciaEAD = Sim E ConscienciaEAD = Sim ENTÃO PerfilDocente = Muito Preparado para EAD

10 Resultados e discussão
GENESYS-SE Resultados e discussão Figura 3 – Exemplo de SE para classificação de perfil docente para EAD (Interface dos protótipos gerados pelo GENESYS-SE)

11 GENESYS-SE Conclusão O presente trabalho descreveu resumidamente o GENESYS-SE, que possui o objetivo de agilizar e auxiliar na construção de Sistemas Especialistas. Três sistemas da área de EAD foram desenvolvidos utilizando o GENESYS-SE como ferramenta e apresentaram os resultados almejados. Futuramente, Sistemas Especialistas em outras áreas de atuação da UFRRJ deverão ser construídos com o auxílio do GENESYS-SE, assim como outros sistemas para utilização no projeto MEMORE. Outras trabalhos futuros, são o aprimoramento do GENESYS-SE para lidar com bancos de dados, e possibilitar a integração de sistemas especialistas gerados por ele.

12 GENESYS-SE Agradecimentos


Carregar ppt "Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google