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S GESITI 2004 Gestão de Tecnologia Agregando Valor no Brasil Siemens Ltda. Corporate Technology Ronald M. Dauscha 24 e 25.06.2004.

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1 s GESITI 2004 Gestão de Tecnologia Agregando Valor no Brasil Siemens Ltda. Corporate Technology Ronald M. Dauscha 24 e 25.06.2004

2 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Agenda Inovação Tecnológica Agregação de Valor Local Gestão da Tecnologia e Inovação

3 s Inovação Tecnológica

4 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho A complementaridade entre a Pesquisa e a Inovação Pesquisa é a transformação de dinheiro em conhecimento Inovação é a transformação do conhecimento em dinheiro Pequisa x Inovação V Pesquisa gera conhecimento para a inovação tecnológica V Inovação tecnológica é feita nos centros de P&D das empresas e em parcerias com parceiros externos Nota Fiscal Pesquisa <= Estado <= Economia <=

5 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho 5|26 Fortalecemos nossos CLIENTES – para mantê-los competitivos. Impulsionamos a INOVAÇÃO – para moldar o futuro. Aumentamos o VALOR da empresa – para dar origem a novas oportunidades. Concedemos autonomia aos nossos COLABORADORES – para atingir desempenho de classe mundial. Adotamos a RESPONSABILIDADE empresarial – para o desenvolvimento da sociedade. Clientes Inovação Valor Colaboradores Responsabilidade Nossos Princípios

6 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Segmentos de Atuação TelecomunicaçõesIndústria Eletromedicina Energia Iluminação Transporte

7 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Uma história de 156 anos de Inovação 25|26 Telégrafo de Agulha Dínamo Ferrovia movida à eletricidade Iluminação elétrica nas ruas de Berlin Lâmpada com filamento metálico Rede de telex Silício de alta pureza Ultrassom Sistema de comutação digital EWSD Sistemas integrados de comunicação (Hicom) Injetores Piezoelétricos Motor supercondutor de alta temperatura (à direita) 184 7 186 6 187 9 188 2 190 5 193 3 195 3 196 5 198 0 198 4 200 0 200 2

8 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho A Pressão por Inovação 46 35 22 26 30 16 13 4 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 18731876190619261953197519831993 Ano de invenção Tempo para atingir 50 Mio de Pessoas (anos) Eletricidade Telefone Rádio TV Microondas PC Celular Internet Inovar no século XXI Conhecimento e Ciclos de Inovação

9 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho <= 5 anos 6 a 10 anos > 10 anos Participação nas vendas com produtos lançados 48%55%75% 1980 19852003 30% 29% 19% 6% 16% 22% Inovação: a velocidade tornou-se um fator decisivo

10 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Cerca de 4 % em - Corporate Technology, - Siemens Corporate Research, - Roke Manor Research Ltd., para pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e consultoria. Cerca de 96 % em - Grupos, - Unidades Regionais, - Subsidiarias, - Companhias associadas, para desenvolvimento de produtos, sistemas e processos produtivos Information and Communications Automation & Control Power Transportation Medical Lighting Other Pesquisa e desenvolvimento em nível mundial Investimentos em P&D no ano comercial 2001/2002: 5,8 bilhões de Euros, equivalente a 6,9% das vendas

11 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Destaques Um do líderes mundiais em engenharia elétrica e eletrônica Linha completa de soluções, sistemas e serviços Transformando-se em uma empresa de e-business e de soluções Faturamento anual acima de 84 bilhões de euros Cerca de 700 mil acionistas Mais de 426 mil colaboradores em mais de 190 países 5,8 bilhões de Euros em P&D 4500 patentes em 2002 53.100 colaboradores em P&D em 30 países

12 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho P & D em nível mundial (sites próprios) Centros de P&D: 20 localidades ou mais 3 – 6 localidades uma única localidade

13 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Fábricas ao redor do mundo 20|26 Locais de produção agrupados por região econômica Europa Ásia- Pacífic o América do Norte África América do Sul Oriente Médio América do Norte AlemanhaEuropa exceto Alemanha Ásia- Pacífico América do Sul Oriente Médio, África, C.I.S. 92 86 75 50 15 7 C.I.S.

14 s Agregação de Valor Local

15 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho 3.559 4.086 2.458 2.516 Grupo Siemens Evolução do faturamento líquido Valores em R$ milhões Automation and Control Lighting Power Medical Information and Communications Transportation 38% 18% 5% 26% 4% 9% 2000199920012002 + 45% + 15% - 2% Exercício Fiscal 2002

16 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Operações Siemens Maiores market share Elaboração: Siemens / CS, com dados de Siemens AG / ECR

17 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Presença da Siemens no Brasil Manaus Fortaleza Recife Salvador Brasília Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Curitiba Porto Alegre Campinas Ribeirão Preto Salto Jundiaí Lapa Osasco Guarulhos Diadema Resende Florianópolis Gravataí 1 Sede Central 12 Escritórios Regionais 15 Fábricas 4 Sítios de P&D > 20 Parceiros Externas Campina Grande Santa Rita do S. / Itajubá

18 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Investimentos em P&D e Parcerias Externas GENIUS FEITOSA FUCAPI CERTI CESAR INSTITUTO ATLÂNTICO UFPE / CAESAR UF CAMPINA GRANDE UNIFOR / UFC FUNCATE IPDE TELEBRÁS UFG/FUNAPE FINATEC UNB CPqD USP UNICAMP INATEL UNIFEI MACKENZIE PUC-Rio INT CEFET-PR CERTI CITS FEESC FUNPAR PUCPR TECPAR UFRGS 2000200120022003 79,6 56,0 62,2 68,0 Investimentos em R$ milhões

19 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Agregação de Valor Local Ganhos Diretos: Preços mais competitivos Viabilização do aumento de exportações de produtos e serviços Melhoria da balança comercial interna Acesso a mercados não atendidos por produtos existentes Maior flexibilidade e agilidade na customização para clientes Acesso a financiamentos (EXIM / FINEM / FINAME / BNDES) Ganhos Indiretos: Fortalecimento da Siemens Brasil perante o cenário mundial Facilidade na adequação a potenciais políticas industriais Consolidação da imagem de inovação e localização Geração de empregos qualificados Desenvolvimento de fornecedores locais

20 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Cadeia de Valor Global Aproveitamento global de recursos e otimização de orientação a clientes Cadeia de Valor Centralizada Cadeia de Valor Distribuída Descentralização de plantas fabris Outsourcing de Processos Centros Globais de Fomento à Inovação Competição Global por Recursos Humanos Intercâmbio de Conhecimento 14 Siemens AG

21 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Mercado atraente Critérios e Estímulos para Agregação de Valor Local Ambiente Propício à Inovação Tecnológica Estabilidade Política, Econômica e Institucional Disponibilidade e Capacitação Tecnológica de RH Fomentos e Incentivos à P&D e Fabricação Local Infra-estrutura moderna e eficaz Custo total da MdO Ausência de barreiras culturais e legais Outros Clara definição de Marcos Regulatórios

22 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Desafios da Inovação Tecnológica no Brasil Fluxo de Caixa Tempo Oportunidade Percepção Prospecção (BOS) Congelamento das SPECS Lançamento Clientes Satisfeitos Cobertura dos Custos Morte do Produto Período do lucro Pressão por Resultados Demonstrar que o P&D no Brasil pode ser mais atrativo do que em outros países (prazos e custos de P&D). Competição por P&D Demonstrar que existe capacidade e confiabilidade para P&D no Brasil, nos institutos e na academia. Limitação de mercado Demonstrar que o Brasil pode ser mais competitivo. Como: através de uma Gestão de Tecnologia e Inovação formal e sistemática!

23 s Gestão da Tecnologia e Inovação

24 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho CT Corporate Technology CE GT Comitê de Tecnologia(UNEs) CDT Conselho de Tecnologia Gestão de Tecnologia e Inovação Modelo corporativo no Brasil Board Diretivas Estratégicas Orçamento Gerentes de Tecnologia Projetos Corporativos Metodologias e Ferramentas Consultores Especializados Parcerias Externas Transferência de Tecnologia Sistemas de C&T&I Planejamento Tecnológico Fomentos Públicos Marcas & Patentes Regulam. & Normalização Corporate Technology Mundial Corporate Technology Mundial Cooperação

25 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Gestão de Tecnologia Processo de Gestão de Tecnologia Acompanhamento dos projetos / Serviços Levantamento de Oportunidades Alocação dos recursos Tecnologia no Estratégico Projetos estratégicos Planejamento Estratégico Planejamento Econômico Resultados dos Projetos

26 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Gestão de Tecnologia e Inovação na Siemens Linhas de Suporte Divulgação Tecnológica Fontes de Tecnologia Academia / Siemens Unidades de Negócio Siemens Ltda. Siemens Ltda. Clientes / Mercado Órgãos Governamentais Órgãos Governamentais MCT / MDIC / FINEP / outros Comunidade / Imprensa / Academia / Indústria / Governo / Outros Comunidade / Imprensa / Academia / Indústria / Governo / Outros Transferência de Tecnologia Tecnologia de Processos Tecnologia de Processos Fomentos a P&D a P&D Gestão de Conhecimento PropriedadeIntelectual Planejamento Planejamento Estrat. de Tecnol. Norma-lização Avaliação AvaliaçãoTecnológica

27 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho As mais importantes estratégias de inovação e suas posições ao longo do ciclo de vida da tecnologia Pace-setting Technologies: Determine tomorrows competitiveness Key Technologies: Determine todays competitiveness Basic Technologies: Basic competence for todays business New Technologies: Discontinuity New rules of the game First Mover Trendsetter Fast Follower Maturity Time First Mover The early bird gets the worm american saying Fast Follower The early bird gets the worm but the second mouse gets the cheese G. Keillor Trendsetter If youre in control of wormholes and mousetraps, you get both - the worms and the cheese

28 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Core Technologies: Sensors and Actuators Planejamento Estratégico de Tecnologias & Inovações "Extrapolação via Roadmaps Produtos Tecnologias Requisitos do Cliente Curto prazoMédio prazoLongo prazo Horizonte de tempo (varia significativamente nos diferentes segmentos de negócio) Hoje Negócio Atual

29 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho "Extrapolação via Roadmaps Produtos Tecnologias Requisitos do Cliente Curto prazoMédio prazoLongo prazo Horizonte de tempo (varia significativamente nos diferentes segmentos de negócio) Hoje Negócio Atual "Retropolação" dos Cenários Novos Mercados Novos Requisitos dos Clientes Novas Tecnologias Novos Negócios Fatores de Influência Individual Sociedade Politica Economia Ambiente Tecnologia Clientes Competidores Visão Estratégica Cenários para os Segmentos de Negócios Medical Transportation Power Automation and Control Automation and Control Information and Communications Lighting A combinação da extrapolação e retropolação gera o Pictures of the Future Planejamento Estratégico de Tecnologias & Inovações

30 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Siemens Pictures of the Future: Descrição do Futuro dos Segmentos de Negócio CEfeitos Socio-econôomicos sociedade vida profissional CMercados dimensão crescimento localização CTendências cliente estrutura tecnologica CTecnologias crescimento múltiplo impacto disruptiva CNovas oportunidades de negócio valor econômico competência de fusão Transportation Power Information & Communications Medical Automation & Control Lighting

31 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Visão Geral do Processo – TECHPLAN

32 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho GD Caracterização Produto 0 Atividade ainda não iniciada 1Representação 2Revenda/Venda 3Produção Local 4Customização 5Engenharia não rotineira 6Desenvolvimento 7Coc* de Desenvolvimento 8 CoB** (Center of Business) Caracterização Serviço Atividade ainda não iniciada Representação Revenda/Venda Instalação e Pós-Venda Treinamento/Consultoria Operação Engenharia/Integração Desenvolvimento Fornecimento em nível mundial Caracterização Solução Atividade ainda n. iniciada Representação Revenda/Venda Implantação Coordenação da Implantação Engenharia tradicional Gestão Completa Coc* CoB** * Center of Competence ** Center of Business TECHPLAN – Grau de Domínio

33 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Visão Geral do Processo – TECHPLAN

34 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Visão Geral do Processo – TECHPLAN

35 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Planejemanto Tecnológico

36 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Solicitação das Unidades de Negócio Transferência de Tecnologia Sinergias internas (p. ex., telefone de emergência) Oportunidades externas (universidades, inventores) Transferência de Fornecedores de Tecnologia Mas como garantir… - Uma eficaz captação de competências? - Um rápido encaminhamento? - Uma rápida avaliação? - Um registro duradouro? - Uma fácil rastreabilidade?

37 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Dados estratégicos Demandas INTRANETEXTRANET Fontes de dados externas Dados sobre os parceiros Ofertas tecnológicas Outros dados relevantes Portal Tecnológico Siemens TKAsGNTsUNEs ParceirosInstituiçõesLaboratóriosUniversidadesIncubadoras Portal de Tecnologia Resultados O que?Pra quem?Como? Alinhamento entre Ofertas e Demandas Lista dos melhores parceiros Identificação de tendências tecnológicas Apoio de levantamento de oportunidades - VNP Áreas de Negócio CT Market Place Cenários de P&D&E Algorítmo de CBR - Case Based Reasoning B10 - Proposta de Projeto Áreas de Negócio CT

38 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Dados estratégicos Demandas INTRANETEXTRANET Fontes de dados externas Dados sobre os parceiros Ofertas tecnológicas Outros dados relevantes Portal Tecnológico Siemens TKAsGNTsUNEs ParceirosLaboratórioPesquisadorInventorEBT Portal de Tecnologia Lançamento oficial: 4/12/2003 Entrada em operação: 5/12/2003 Distribuição de material de divulgação Cadastro de proponentes e projetos Treinamento analistas e gestores: março / abril 2004 Workshops Participação Congresso ABIPTI: 26 a 28.4.04

39 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Sistemas de C&T&I - Portal de Tecnologias Click aqui

40 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Identificação prévia da área de aplicação do projeto. Identificação das expectativas do coordenador com relação a empresa. Preenchimento de questões de múltiplas escolhas, facilitando o cadastro. Questionário validado pelos próprios parceiros

41 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Perfil Gestor de Tecnologia Configuração de cenários por áreas de competência

42 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Prêmios de Inovação Tecnológica Prêmio FINEP 2002 – 1 o lugar Grande Empresa Região Sudeste Prêmio FINEP 2003 – 3 o lugar Grande Empresa Região Sudeste Prêmio Master de C&T 2003 Inst. Pesquisa para Qualidade UNICAMP, CPqD

43 s Corporate Technology GESITI 2004 24/25 de junho Agradecimentos Obrigado! Ronald Martin Dauscha Siemens Ltda. Corporate Technology Tel.: 0xx 11 3908 3789 e-mail: dauscha@siemens.com


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