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Análise e Solução de Problemas
Compreensão rigorosa do problema. Um método de solução é escolhido e desenvolvido. Descrição do processo de solução passo a passo. Programação do algoritmo e depuração do programa. Validação do algoritmo. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Enunciado em Português. Ex.:
PROBLEMA: Enunciado em Português. Ex.: Calcular a média aritmética de três valores inteiros. ALGORITMO: Técnicas gráficas de apoio ao desenvolvimento: fluxograma diagramas de Nassi-Shneidermann Técnicas textuais: pseudocódigo, português estruturado, linguagem algorítmica IMPLEMENTAÇÃO: Tradução do algoritmo para PASCAL Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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SÍMBOLOS DE FLUXOGRAMA
Terminal, indica início ou fim do fluxo Operação de Entrada ou Saída, genérica, sem indicar dispositivo Procedimento (por exemplo atribuição) Operação de Saída envolvendo impressora, ou ação de escrita (no vídeo) Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Apresentação de um algoritmo usando fluxograma
Início Apresentação de um algoritmo usando fluxograma Leia Numero1, Numero2, Numero3 Media <- (Numero1 + Numero2 + Numero3) div 3 Calcule Media de Numero1, Numero2, Numero3 ou Escreva Media Fim Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Diagrama de Chapin ou Nassi-Shneidermann
Seqüência Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Apresentação de um algoritmo usando um diagrama de Chapin
Cálculo da Média Aritmética de três Valores Leia Numero1, Numero2 , Numero3 Media <- (Numero1 + Numero2 + Numero3) div 3 Escreva Media Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Apresentação de um algoritmo usando linguagem algorítmica
Cálculo da Média Aritmética de três Valores Inicio Leia Numero1, Numero2 , Numero3 Media <- (Numero1 + Numero2 + Numero3) div 3 Escreva Media Fim Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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A linguagem do algoritmo
Tipos de questões que não precisam aparecer na fase de construção do algoritmo: Qual o tipo (inteiro, real) de dado de média ? (e em conseqüência) Qual o operador de divisão que será usado ? Questões vinculadas à linguagem de programação. A linguagem do algoritmo não precisa seguir estritamente uma linguagem de programação. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Aprender a programar Conhecer as instruções (Comandos)
Saber como escrever as instruções (Sintaxe dos comandos) Entender ações resultantes da execução das instruções (Semântica dos comandos) Possuir raciocínio lógico para chegar a uma seqüência de instruções que solucione o problema proposto. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Estrutura de um Programa Pascal
Cabeçalho Declarações variáveis, tipos, constantes, procedimentos, ... Begin Comandos End. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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{Calcula a média aritmética de três valores} var
Program MediArit; {Calcula a média aritmética de três valores} var Numero1 , Numero2 , Numero3, Media : integer; begin readln(Numero1); readln(Numero2); readln(Numero3); Media := (Numero1 + Numero2 + Numero3) div 3; writeln(´Media: ´ , Media) end. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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PASCAL Elementos da linguagem: conjunto de caracteres;
identificadores; palavras reservadas; números; expressões; cadeias de caracteres; variáveis e tipos. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Conjunto de caracteres
Letras: maiúsculas e minúsculas Dígitos: 0 a 9 _ (underscore) outros símbolos especiais: < >= <> / * := etc. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Palavras Reservadas Palavras com significado padrão pré-definido na linguagem. Não podem ser redefinidas. Ex.: and downto else begin Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Identificadores Nome dado a um elemento do programa, ou seja, variável, constante, etc. Primeiro caracter: letra (ou _ ). Demais caracteres: letras, dígitos e _ Tamanho máximo: qualquer, mas apenas 63 são significativos. NÃO são permitidos ESPAÇOS. DEVEM SER auto-explicativos. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Números: formação Formados por:
sinal + ou - (se ausente, número é positivo) Dígitos ponto decimal (se for o caso) Devem variar entre valores máximo e mínimo especificados para: seu tipo; computador e compilador específicos. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Números: formação Notação exponencial
Ex.: e-3 ou E-3 (ou -315,21 x 10-3= -0,31521) Dígitos que seguem a letra e indicam a potência de 10 que deve multiplicar o número precedente. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Cadeias de caracteres Seqüência de caracteres entre apóstrofos.
Inclusão de apóstrofos em uma cadeia: colocar dois em seqüência. ´com apóstrofo ´´ dentro´ Tamanho máximo : 255. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Variáveis Correspondem a uma posição de memória.
Conteúdo pode variar ao longo do tempo. Armazenam um só valor por vez. Armazenam valores de um só tipo (logo tem um tipo definido) Ex.: Letra : char; NomeCompleto : string; ContaAlunos : integer; Repetir : boolean; Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Variáveis (cont.) DEVEM SER inicializadas;
Valor inicial imprevisível (posição de memória!). Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Números: tipos Inteiros: sem ponto, com ou sem sinal.
Reais: com ponto e/ou expoente notação científica: 1.2 e-3 (ou ) , 3e10 ( ou ) 0.0 é um real permitido, menor que 1e-38 Atenção: não esquecer que números reais são aproximações e não devem ser usados, por exemplo, para contagens. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Tipos Simples Inteiros
Integer: a 32767 (2 bytes) Shortint: a 127 (1 byte) Byte: 0 a 255 Longint: a (4 bytes) Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Tipos Simples Reais Real : +-2.9e e38 , com 11 ou dígitos significativos (6 bytes) Single (4 bytes) Double (8 bytes) Extended Comp Obs.: apenas o tipo Real pode ser usado sempre sem qualquer cuidado adicional Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Tipos simples não numéricos
Char: 1 caractere (caracteres ASCII(American Standard Code for Information Interchange)) String: 1 a 255 caracteres (não existe no Pascal padrão) Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Tipos Simples não-numéricos
Booleano: Valores true ou false Ex.: var Concluido : boolean; Concluido:= true; Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Expressões: definição
Conjuntos de operandos (números, constantes, variáveis, etc.) agrupados por certos operadores, constituindo formas algébricas que representam um valor. No Pascal terão que ser linearizadas, e todos os operadores deverão ser explicitados. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Expressões: tipos Numéricas: valor numérico. Ex.: Resultado := 2*pi*sqr(raio) (pi é uma constante e sqr uma função (eleva ao quadrado)) Lógicas: valor lógico Ex.: Nome = ´Maria´ Resultado > 5 (qualquer uma dessas expressões poderá em um certo momento ser verdadeira ou falsa) Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Expressões numéricas Se reais e inteiros compuserem uma expressão, o seu resultado será um valor real! O uso do operador de divisão / , em uma expressão, implica que o resultado da expressão será real. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Operadores Aritméticos Adição : + Subtração : - Multiplicação : *
Divisão: inteira DIV ; real /; Resto da divisão ou Módulo (opera sobre inteiros): MOD Ex.: Resto := Valor MOD Parcelas; Se Valor for 70 e Parcelas for 3, Resto receberá 1. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Operadores não aritméticos
Relacionais : = , < , > , >= , <= , <> Booleanos : NOT AND OR XOR Ex.: (Sobrenome = ´Silva´) and ( Idade > 21) Resultado: true ou false Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Funções padrão Sqr(x) : quadrado de x Sqrt(x): raiz quadrada de x
Trunc(x): parte inteira de x Round(x): valor inteiro mais próximo Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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a) Devem ser linearizadas e b) os operadores devem ser explicitados:
Expressões em Pascal: a) Devem ser linearizadas e b) os operadores devem ser explicitados: Seja a expressão: Em Pascal: C := 5 / 9 * (F - 32) {* é o operador da multiplicação } Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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b) os tipos de operandos e operadores devem ser compatíveis:
2 * n + 1 <> ´a´ ERRADO valor numérico não pode ser comparado diretamente com valor caractere c) os parênteses devem estar em equilíbrio: ((x-y) (abs(u - v)) ERRADO Falta um parêntese à direita. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Forma exigida pelo Turbo: ( x > 0) AND (x < 100)
d) os operandos de expressões lógicas devem ser colocados entre parênteses (exigência do Turbo Pascal): x > 0 and x < 100 ERRADO Forma exigida pelo Turbo: ( x > 0) AND (x < 100) Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Regras de pontuação Pascal
Ponto e vírgula é caracter separador, separa comandos ou declarações. Begin e End são delimitadores. Indicam início e fim de instrução composta. Todo programa termina por um ponto. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Algoritmos puramente seqüenciais
Algoritmo cuja execução é efetuada estritamente em ordem ascendente de passo. Estrutura básica: Entrada (opcional) Processamento Saída (1 ou mais) Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Apresentação de valores reais:
Sem edição: Resultado := ;{Resultado tipo real} writeln(Resultado); Na tela: E+00 {Conteúdo de Resultado apresentado em notação científica] Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Edição de valores reais:
Para que os valores reais não sejam apresentados em notação científica, editá-los conforme segue: writeln(´Resultado = ´ , Resultado:8:2); Na tela: (precedidos por três posições em branco) Primeiro valor, no caso 8, indica o número máximo de posições que o valor deverá ocupar ao ser apresentado. Ponto e sinal ocupam cada qual uma posição. O segundo valor, no caso 2, indica quantas posições do número máximo indicado deverão ser reservadas para casas decimais. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Edição de valores reais:
Se parte inteira exigir mais posições que o previsto, o valor será apresentado de forma integral, sem cortes. Ex: Resultado:8:2 Valor a apresentar: (nove posições) Valor apresentado: (nove posições) Se a parte decimal exigir mais posições que o indicado, haverá arrendondamento da parte decimal. Valor a apresentar: (dez posições) Valor apresentado: (nove posições) Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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Edição de valores reais:
Resumindo o uso dos : (dois pontos) na edição de valores reais: Parte inteira sempre será apresentada integralmente, independente do tamanho máximo declarado para a apresentação do valor. Parte decimal poderá ser arredondada, para que não ultrapasse o número máximo de posições indicadas para casas decimais do valor. Atenção: os valores usados nos exemplos, 8 e 2, podem ser alterados segundo a conveniência do usuário. Aula 1 - V.3 - Cida Livi
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