A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os dez mandamentos para o bem planejar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os dez mandamentos para o bem planejar"— Transcrição da apresentação:

1 Os dez mandamentos para o bem planejar

2 Os dez mandamentos para o bem planejar
ESQUEÇA A BUROCRACIA Acabou a idéia de que planejar é ir a reuniões chatas em que o professor se sente como um carimbador de papéis. "Antes o plano vinha pronto, em pacotes"."Hoje quem leciona tem espaço para criar." CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos estudantes. "Pergunte-se sempre: 'O que meu aluno deve e pode aprender? FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA) O planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma. Profª. Vanuzia Machado Pereira

3 Os dez mandamentos para o bem planejar
ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM "Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe“. Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar. Claro que também é preciso saber como ensinar. 5 COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno. DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos alunos. PESQUISE EM VÁRIAS FONTES Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, no Referencial Curricular, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos. Profª. Vanuzia Machado Pereira

4 Os dez mandamentos para o bem planejar
8 USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo, pesquisas de campo, etc... "Combinar várias formas de trabalho é a essência da arte de ensinar“. CONVERSE E PEÇA AJUDA Seu coordenador precisa ajudar você a planejar contribuindo para que seu trabalho seja coerente com o P.P.P. , P.A. e Referencial Curricular. Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões. ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento. Profª. Vanuzia Machado Pereira

5 Profª. Vanuzia Machado Pereira
Vamos a prática Primeiro: TEMA GERADOR – Sua aula será sobre o quê? Segundo: OBJETIVO – O que seu aluno deve fazer, saber, e ser? Fazer: o que o aluno vai fazer durante a aula? Dançar? Pintar? Escrever? Recortar? Colar? Saber: a atividade que seu aluno desenvolveu o levou a saber o que? O que ele “aprendeu”? Ser: a atividade que seu aluno fez o levou a se apropriar de um conhecimento, certo? Como este conhecimento acrescentará nele ( o aluno) como pessoa, cidadão? Terceiro: PROCEDIMENTOS: como será desenvolvida a sua aula? Como proceder para que o aluno FAÇA, SAIBA e SEJA? Quarto: AVALIAÇÃO: como você avaliará seu aluno? ( não fique sentado durante o desenvolvimento das atividades, circule pela sala de aula observando-os e tirando, dúvidas. Elogie, estimule, avalie!) Profª. Vanuzia Machado Pereira

6 Referências Bibliográficas
Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins. Profª. Vanuzia Machado Pereira

7 Técnicos de Acompanhamento.
Dre-Araguaína Ótimas Aulas !!! Técnicos de Acompanhamento. Coordenação de Ensino Fundamental e Médio.


Carregar ppt "Os dez mandamentos para o bem planejar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google