A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTORIA Em Atos temos indícios claros de que Lucas fora testemunha ocular de muito do que fala. At.16:10 – Lucas passa a se incluir na narrativa. Ele narra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTORIA Em Atos temos indícios claros de que Lucas fora testemunha ocular de muito do que fala. At.16:10 – Lucas passa a se incluir na narrativa. Ele narra."— Transcrição da apresentação:

1 AUTORIA Em Atos temos indícios claros de que Lucas fora testemunha ocular de muito do que fala. At.16:10 – Lucas passa a se incluir na narrativa. Ele narra lembranças e experiências particulares de suas viagens com o apóstolo Paulo. At.16.10-17; 20.5-21.18; 27.1-28.15 – referem-se a memórias pessoais de Lucas.

2 EXATIDÃO HISTÓRICA DE ATOS Em Atos encontramos muitos fatos cuja exatidão são comprovadas por evidências externas. Ex. At.13.7 Evidências internas – encontra-se no próprio texto; Evidências externas – encontra-se fora do texto, na história ou em narrativas históricas seculares. Lucas faz referência a Sergio Paulo como Procônsul de Chipre.

3 EXATIDÃO HISTÓRICA DE ATOS Lucas faz referência que Gálio era Procônsul da Acaia (At.18:12). Lucas mostra um conhecimento profundo acerca das denominações oficiais corretas de acordo com o local, como por exemplo : At.16.20 – pretores At.17.6 – autoridades At.19.31 - asiarcas

4 ECLESIOLOGIA Lucas não demonstra ter como objetivo explicar uma eclesiologia já desenvolvida. Por isso, é importante notar que Lucas nos apresenta princípios e não regras para a igreja (cf. 2:44-45) O esquema inicial da igreja seguia a sinagoga judaica: Presbíteros – 14:23 Epíscopos – 20:28

5 DATA UMA DATA NO SÉC. II Escola de Tubingen – constituida por estudiosos da famosa universidade alemã, cujo membro mais famoso é F.C. Bauer. O argumento para data Atos no 2º Séc.

6 DATA UMA DATA NO SÉC. II O ARGUMENTO PARA DATA ATOS NO 2º SÉC. Esses estudiosos atribuiram a Atos uma tendência teológica – um desejo de conciliar as facções adversárias da igreja primitiva: cristianismo judaico – cujo representante era Pedro; Cristianismo gentílico – cujo representante era Paulo.

7 DATA UMA DATA NO SÉC. II O ARGUMENTO PARA DATA ATOS NO 2º SÉC. O autor de Atos (Lucas) diminui as diferenças entre essas facções: Tornando Pedro mais gentílico; Tornando Paulo mais judaico. do que na verdade eram. Essa era a posição da antiga Igreja católica!

8 DATA UMA DATA NO SÉC. II O ARGUMENTO PARA DATA ATOS NO 2º SÉC. Essa tentativa de conciliação só poderia ter sido feita depois de transcorrido tempo suficiente para essas facções se tornarem menos intransigentes, e por esse motivo a Escola de Tubingen atribuiu a Atos uma data de meados do séc. II 150 d.C, aproximadamente. Porém, esta não é mais uma idéia muito aceita!

9 Os pais apostólicos do final do século I não apontam nenhuma atitude facciosa e polêmica que Bauer e seus discípulos atribuíram a esse período da história da Igreja. A teoria de Tubingen era, na verdade, uma síntese teológica, mas que carecia de fundamentação histórica. Existem ainda os que acreditam que Atos tenha sido escrito no séc. II. Estes acham que Lucas baseou-se nos escritos de Josefo. Mas isso não pode se sustentar.

10 Hoje em dia poucos eruditos acreditam que Atos seja um documento do século II. UMA DATA ENTRE 80 E 95 Na atualidade a maioria dos estudiosos acredita que Atos foi escrito nos anos 80 ou um pouco depois. Não se pode atribuir uma data muito anterior a 80 porque o livro revela sinais de ter sido escrito alguns anos depois do primeiro volume (Lucas), ao qual não se pode atribuir uma data anterior a 70 d.C.

11 Por outro lado, não se pode atribuir a Atos uma data muito depois de 95 devido a sua atitude otimista diante do governo romano – uma atitude que teria sido inconcebível depois da perseguição de Domiciano em meados da década de 90 – e porque o autor de Atos não tem conhecimento das cartas de Paulo, que foram reunidas e tornadas amplamente disponíveis no final do século I.

12 Conclui-se que Atos foi escrito em 62 d.C, mas esse argumento não é definitivo. Carson Propõe, então a procura de outros fundamentos para determinar uma data. Na verdade, alguns outros fatores apontam para uma data aproximadamente na mesma época (entre 62 – 64):

13 UMA DATA ENTRE 62 – 64 1) O aparente desconhecimento de Lucas das cartas de Paulo; 2) A descrição que Lucas faz do judaísmo como uma religião autorizada, uma situação que teria mudado abruptamente com a erupção da rebelião judaica contra Roma em 66; 3) O fato de Lucas omitir qualquer referência à perseguição por Nero, a qual, caso tivesse acontecido enquanto Lucas escrevia, certamente teria afetado de alguma maneira sua narrativa; 4) Os detalhes vívidos da narrativa do naufrágio e da viagem (27.1-28.16), o que sugere uma experiência bem recente.


Carregar ppt "AUTORIA Em Atos temos indícios claros de que Lucas fora testemunha ocular de muito do que fala. At.16:10 – Lucas passa a se incluir na narrativa. Ele narra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google