A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU"— Transcrição da apresentação:

1 IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU mhmedrado@acbeubahia.org.br

2 Em que pensa o nosso aluno? Em que pensa o professor? E a biblioteca? Qual o papel da biblioteca nesse contexto?

3 A biblioteca como mediadora pedagógica Como a biblioteca pode auxiliar o professor no seu trabalho? Na atualização metodológica. Na atualização da visão de mundo - informação. Na disponibilização de recursos pedagógicos - DVDs, vídeos, revistas atuais e interessantes para os alunos, easy readers, best sellers, internet, sites interessantes (pedagógicos ou não). Sendo user-friendly - acervo fácil de ser localizado e usado. Oferecendo infra-estrutura que possibilite o professor levar os alunos / utilizar o material com os alunos. Criando e mantendo um sistema de comunicação eficiente com o professor. Facilitando a complementação do currículo, através da disponibilização de materiais relativos aos tópicos.

4 A biblioteca como mediadora pedagógica Como a biblioteca pode ser atrativa ao aluno de hoje? Oferecendo ambiente confortável, alegre, descontraído. Estando antenada com as tendências e interesses deles. Disponibilizando recursos interessantes - DVDs, vídeos, revistas atuais e interessantes para os alunos, easy readers, best sellers, internet, sites interessantes (pedagógicos ou não). Sendo user-friendly - acervo fácil de ser localizado e usado. Oferecendo infra-estrutura que possibilite o professor levar os alunos / utilizar o material com os alunos.

5 A biblioteca como mediadora pedagógica Exemplo de projeto: Enquete na sala: Quem gosta de ler? Que tipo de história gostam mais? Enquete 2: Quem gosta de cinema? Que tipo de filme gostam de ver? Contação de história com um dos livros da biblioteca (easy reader) - Interrupção na hora de maior suspense! Paralelo entre ler e assistir filmes, familiarização com o livro -- códigos, localização, características (orelhas, sumário, ilustrações). Visita á biblioteca, para os alunos escolherem um livro. Tempo na aula para leitura. Alunos fazem resumo do livro.

6 Mas os livros que em nossa vida entraram São como a radiação de um corpo negro Apontando pra expansão do Universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E sem dúvida, sobretudo o verso) É o que o pode lançar mundos no mundo. Livros, Caetano Veloso


Carregar ppt "IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google