A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF"— Transcrição da apresentação:

1 Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF
Design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para auxílio ao Diagnóstico da Tuberculose Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF

2 INTRODUÇÃO A proposta de pesquisa visa desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). A pesquisa será aplicada na área da Educação Médica, especificamente no apoio ao diagnóstico da Tuberculose (TB).

3 OBJETIVOS Propor e implementar um ambiente virtual de aprendizagem à distância para a formação profissional em saúde, bem como analisar as correntes pedagógicas utilizadas nos AVAs através da implementação de uma base de conhecimentos, coletados com especialistas em TB.

4 JUSTIFICATIVA A partir de uma ampla revisão bibliográfica verificou-se a necessidade de ambientes informatizados para apoio ao profissional da área médica, é de fundamental importância que o profissional da saúde disponha de ambientes focados na aprendizagem e atualização profissional, considerando que as constantes mudanças causadas pelos avanços tecnológicos estão transformando o processo tradicional de ensino.

5 MATERIAIS E MÉTODOS MATERIAIS E MÉTODOS
No desenvolvimento da pesquisa está sendo utilizada a linguagem PHP e o banco de dados MySql. A pesquisa está em desenvolvimento no Centro de Informática para Pesquisa Epidemiológica – CIPE/UPF/HC. O AVA identifica o potencial de um ambiente educativo na área da TB, integrando usuários da Secretaria da Saúde do Município de Passo Fundo.

6 RESULTADOS Segundo Coura (2005, p. 328), a TB é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo bacilo M. Tuberculosis também denominado de bacilo de Kock e que se caracteriza pelo comprometimento da imunidade mediada por células. Em termos mundiais, ela é, das doenças com agente específico, a que causa o maior número de mortes, cerca de três milhões por ano, 99% das quais em regiões subdesenvolvidas (Tavares et al., 2005).

7 CONCLUSÕES É importante divulgar e analisar informações utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, para que desta forma, a adesão ao tratamento da TB seja o mais completo e acessível à todos os pacientes e familiares envolvidos. Após as etapas de avaliação e testes, o ambiente virtual será utilizado no ensino, integrando profissionais da área da saúde. 

8 REFERÊNCIAS COURA, José Rodrigues. Dinâmica das doenças infecciosas e parasitárias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. MOREIRA, Marco A.. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PEROTTO, Marcelo. Estudo de uma metodologia orientada a agentes: um protótipo para um ambiente virtual Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. RICH, Elaine; KNIGHT, Kevin. Inteligência artificial. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 1993. VICCARI, Rosa Maria. Sistemas Tutores Inteligentes: abordagem tradicional x abordagem de agentes. In: Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial, 13, 1996, Curitiba. Tutorial apresentado... Curitiba, 1996.


Carregar ppt "Lucimar Fossatti de Carvalho – ICEG/UPF Elisandra L. Possan – ICEG/UPF"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google