A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS."— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

2 PROPRIEDADES COLIGATIVAS
1 – Pressão de vapor 2 – Pressão de vapor e mudança de estado 3- Tonoscopia 4- Crioscopia 5- Ebulioscopia 6 - Osmose e pressão osmótica

3 Um dos assuntos que são freqüentemente abordados nos exames vestibulares do país são as
PROPRIEDADES COLIGATIVAS A sua aplicação está em um dos principais laboratórios de química que você conhece : A COZINHA.             PROPRIEDADES COLIGATIVAS            São propriedades que estão intimamente relacionadas com o número de partículas de um soluto dispersas em uma solução.            Quando adiciona-se sal de cozinha, (NaCl) á água fervente nota-se que a fervura imediatamente pára. Por quê?

4  AUMENTO DE FORÇAS INTEMOLECULARES
Influência no comportamento da solução frente ao aquecimento, congelamento e quantidade de vapor do solvente produzido.

5 Pressão de vapor Pressão de vapor de um líquido A a uma dada temperatura é a pressão do vapor de A no equilíbrio líquido : (A)líquido  vapor (A), nessa temperatura.

6 Fatores que não acarretam alteração na pressão de vapor de um líquido
Volume da fase gasosa Volume da fase líquida Fatores que acarretam alteração na pressão de vapor de um líquido Temperatura Natureza do líquido

7 Temperatura de Ebulição
Pressão de vapor se iguala a Pressão atmosférica Patm = Pvapor Ebulição da água

8 Propriedades coligativas para solutos não-voláteis e de natureza molecular.
Tonoscopia: Estudo do abaixamento da pressão de vapor de um líquido.

9 Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na pressão de vapor do solvente

10 Ebulioscopia: Estudo do aumento da temperatura de ebulição
Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo aumento na temperatura de ebulição desse solvente na solução.

11 O aumento da temperatura de ebulição provocado pela presença de um soluto não-volátil e molecular depende única e exclusivamente do número de partículas do soluto dissolvidas no solvente. Assim, quanto mais concentrada for a solução (maior quantidade de partículas do soluto), maior será a temperatura de ebulição.

12 Crioscopia: Abaixamento da temperatura de congelamento
Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na temperatura de congelamento desse solvente na solução.

13 O Abaixamento da temperatura de congelamento depende do número de partículas

14 Pressão Osmótica (  ) OSMOSE: fenômeno que permite a passagem do solvente do meio mais diluído para o meio mais concentrado.

15 Análise microscópica:

16 Interrompendo a osmose: PRESSÃO OSMÓTICA

17 Obtendo água pura a partir da água do mar:
osmose reversa

18 Sal de cozinha e osmose Qual a concentração adequada para administração do soro fisiológico a um paciente? Como se produz carne seca?

19 Disoluc. hipertónica (mayor p) (sale agua: crenación)
Glóbulos rojos de la sangre Disolución isotónica (misma p que los fluidos intracelulares de los glóbulos) Disolución hipotónica (menor p) (entra agua y puede causar la ruptura: hemólisis) Disoluc. hipertónica (mayor p) (sale agua: crenación) Suero fisiológico

20 Propriedades Coligativas para eletrólitos não-voláteis e de natureza iônica.
Se o soluto é um não eletrólito: soluções com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), apresentam os mesmos efeitos coligativos. Se o soluto é um eletrólito (partículas do soluto são íons) : soluções com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), podem não apresentar os mesmos efeitos coligativos.

21 H2O 1 C6H12O6(s) 1C6H12O6(s) H2O 1NaCl(s) 1Na+ + 1Cl- H2O
1 mol de glicose 1 mol de partículas dissolvidas H2O 1NaCl(s) Na Cl- 2 mols de partículas dissolvidas 1 mol de NaCl H2O 1CaCl2(s) Ca Cl- 3 mols de partículas dissolvidas 1 mol de NaCl


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google