A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Economia 2ª AULA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Economia 2ª AULA."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Economia 2ª AULA

2 ECONOMIA E SUAS INTER-RELAÇÕES
COM AS OUTRAS CIÊNCIAS

3 Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento
Apesar de ser uma ciência social, a Economia é limitado pelo meio físico, dado que os recursos são escassos, e se ocupa de quantidades físicas e das relações entre as quantidades, como a que se estabelece entre a produção de bens e serviços e os fatores de produção utilizados no processo produtivos. A Economia apresenta muitas regularidades, sendo que algumas relações são invioláveis. Por Exemplo: O consumo nacional depende diretamente da renda nacional. A quantidade demandada de um bem tem uma relação inversamente proporcional com o seu preço. As exportações e as importações dependem da taxa de câmbio. A área que está voltada para quantificação dos modelos é a Econometria, que combina Teoria Econômica, Matemática e Estatística.

4 Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento
Economia e Política: são áreas muito interligadas, tornando-se difícil estabelecer uma relação de casualidade entre elas. A estrutura política se encontra muitas vezes subordinadas ao poder econômico. Citemos alguns exemplos: Poder Econômico dos latifundiários, poder dos oligopólios e monopólios, poder das corporações estatais. Economia e História: a pesquisa histórica é extremamente útil e necessária para Economia, pois ela facilita a compreensão do presente e ajuda nas previsões para o futuro com base nos fatos do passado. As guerras e revoluções, por exemplo, alteraram o comportamento e a evolução da Economia.

5 Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento
Economia e Geografia: a Geografia não é o simples registro de acidentes Geográficos e climáticos. Ela nos permite avaliar fatores muito úteis à análise econômica, como as condições geoeconômicas dos mercados, a concentração espacial dos fatores produtivos, a localização de empresas e a composição setorial da atividade econômica. Economia, Moral, Justiça e Filosofia: na pré-economia, antes da Revolução Industrial do século XVIII, que corresponde ao período da Idade Média, a atividade econômica era vista como parte integrante da Filosofia, Moral e Ética. A Economia era orientada por princípios morais e de justiça.

6 Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento
Economia e o Direito: tanto o Direito quanto a economia originam-se do mesmo conjunto de questões, pois é através deles que temos a possibilidade de compreender, entender como os indivíduos, ou seja, a sociedade em geral se organiza socialmente e produtivamente. Direito e Economia possuem um ponto em comum que é fundamental; ambos só existem na sociedade. O Direito constitui para a Economia a infra-estrutura básica que permite a conceituação de forma quase unificada de institutos como a propriedade e o contrato. O acordo de vontades (contrato) possibilita, numa economia de mercado, a realização de trocas e o estabelecimento de um mecanismo institucional de redução dos custos das relações sociais. Um motivo muito importante para que haja essa relação é pelo fato de nenhum conseguir prosperar sem o outro; para que haja uma evolução econômica é preciso disponibilizar a boa ordem e o bem-estar da sociedade, e quem tem a possibilidade de fazer isso é o Direito com todas as suas regras, com seu modo de organizar a vida das pessoas; o Direito também precisa dos acontecimentos econômicos para poder trabalhar, pois a economia produz o tão famoso “crime”, no qual o Direito tanto trabalha.

7 Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento
Economia e a Sociologia: quando a política econômica visa atingir os indivíduos de certas classes sociais, interfere diretamente no objeto da sociologia, isto é, a dinâmica da mobilidade social entre as diversas classes de renda. As políticas salariais ou de gastos sociais (educação, saúde, transportes, alimentação etc.) são exemplos que direta ou indiretamente influenciam essa mobilidade.

8 Divisões Tradicionais
DIVISÕES DA ECONOMIA Divisões Tradicionais A) QUADRIPARTIDA 1.º Produção 2.º Repartição (ou Distribuição) 3.º Circulação (ou Troca) 4.º Consumo Autor: James Mill (Economista inglês) B) TRIPARTIDA 1.º Produção 2.º Repartição (ou Distribuição) 3.º Consumo Autor: J.B. Say (Economista francês)

9 Divisão Moderna – Três Fases
DIVISÕES DA ECONOMIA Divisão Moderna – Três Fases 3.º Economia Aplicada (ou Descritiva História Econômica de nossos dias. Autor: J. R. Hicks (Economista inglês) 1.º Teoria Econômica a) Microeconomia b) Macroeconomia 2.ºEstatística Econômica Coleta, seleção, exame e complementação de dados econômicos. Fonte: Silva, Adelphino T. Economia e Mercados: Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2009.


Carregar ppt "Introdução à Economia 2ª AULA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google