A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução inglesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução inglesa."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução inglesa

2 Revolução Inglesa: momento significativo na história do capitalismo - contribuiu para abrir definitivamente o caminho para a superação dos resquícios feudais, e portanto, para tornar possível a consolidação do modo de produção capitalista. Foi um gesto de ousadia de uma classe em ascensão que não hesitou em virar a mesa para atingir os seus objetivos políticos. 

3 Carta Magna – 1215: rei João Sem Terra;
Conhecido pelo temperamento violento e cruel, João sem Terra perdeu as possessões inglesas na França e viu-se obrigado a assinar a Magna Carta.

4 Parlamento – 1258.

5 Contexto/ Antecedentes:
Plano Econômico / Social Revolução comercial, ascensão da burguesia. Forte manufatura têxtil.

6 Cercamentos, miséria da população em geral.
Debilitamento da aristocracia fundiária que dava sustentação ao absolutismo. Surgimento dos Gentry, pequena e média nobreza rural, mentalidade capitalista e laços com a burguesia. Surgimento dos Yeomen, espécie de classe média em péssimas condições.

7 Jaime I (1603 - 1625, início da dinastia Stuart)
Tendências absolutistas, anglicano. Problemas com o parlamento, fecha – 1614. 1640 → convoca o Parlamento, precisando de fundos para lutar contra os escoceses. Entra em choque novamente, fecha (1642).

8 Carlos I (1625 – 1642) 1628 – Petição de Direitos = restringia o poder do soberano (Parlamento). Fecha o Parlamento, governa uma década sem chamá-lo novamente.

9 Plano Ideológico Conflitos religiosos (anglicanos, católicos, puritanos, presbiterianos). Anglicanos e católicos apoiavam o Rei. Calvinistas do lado do Parlamento (rixas internas). Plano Político Morte de Elisabeth, fim da dinastia Tudor, decadência do absolutismo inglês.

10 Guerra Civil Inglesa ( 1642 – 1648 )
Cavaleiros (Rei) Partidários do absolutismo, nobreza, católicos ingleses e irlandeses Carlos I decapitado ( 1649 ) Cabeças Redondas (Parlamento) Presbiterianos (alta burguesia), nobreza liberal, puritanos (pequena burguesia), “levellers” e “diggers” Oliver Cromwell Vencem

11 A República de Cromwell (1649 – 1660):
Ditadura pró-burguesia puritana (calvinista); Repressão a opositores externos (Escócia e Irlanda) e internos (Levellers – niveladores e Diggers – escavadores); CROMWELL

12 Consolidação do poder burguês com o confisco das terras da Igreja Anglicana;
Abolição das obrigações feudais sobre os camponeses; Criação da Comunidade Britânica (Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda);

13 Criação dos Atos de Navegação (1650): somente navios ingleses transportariam mercadorias inglesas ou de outros países para a Inglaterra. Em caso de venda para a Inglaterra só navios do país de origem do produto estariam autorizados a entrar na Inglaterra.

14 OS ATOS DE NAVEGAÇÃO

15 Guerra contra a Holanda (1652 – 1654).
Vitória da Inglaterra (supremacia naval). Desenvolvimento da marinha e do capitalismo inglês. Oliver Cromwell nomeia-se Lorde Protetor da Inglaterra (1653). Após a morte de Oliver (1658), seu filho, Ricardo Cromwell assume o poder, porém, sem a habilidade e carisma do pai, enfrenta nova guerra civil no país, que acaba com a sua derrota e recoloca os monarquistas no poder.

16 A Restauração STUART (1660 – 1688): - Carlos II (1660 – 1685).
Anglicano, pró-católicos. Aproximação com a França. Parlamento cria o HABEAS CORPUS e exclui católicos de cargos. Parlamento é novamente fechado pelo rei (1683). CARLOS II

17 Tentativa de restabelecer o absolutismo. Apoiado por Luís XIV (FRA).
Jaime II (1683 – 1688). Católico. Tentativa de restabelecer o absolutismo. Apoiado por Luís XIV (FRA). Parlamento temeroso com a restituição do catolicismo oferece a coroa a Guilherme de Orange (HOL), casado com Maria Stuart, filha mais velha de Jaime II. Em troca, pedia o parlamento livre e a manutenção do anglicanismo. GUILHERME DE ORANGE

18 A Revolução Gloriosa (1688):
Revolução burguesa. 1689: Guilherme de Orange acata ao Bill of Rights (Declaração dos Direitos). Parlamento decidiria sobre impostos, garantia a propriedade privada, as liberdades individuais e divide o poder. Fim do absolutismo na Inglaterra. Burguesia assume o poder por meio do parlamento (Monarquia Parlamentar). Rei reina, mas não governa. Implantação do liberalismo.

19 Conclusão: A Revolução Inglesa (ou Revoluções) criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando o terreno para o avanço do capitalismo, deve ser considerado a primeira revolução burguesa da história na Europa, antecipando em cento e cinqüenta anos a Revolução Francesa.

20


Carregar ppt "Revolução inglesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google