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Área: Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa

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Apresentação em tema: "Área: Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Área: Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
Ensino Médio - 3ª Série AS VARGUARDAS EUROPEIAS

2 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Entende-se VANGUARDA como um movimento que discute um conhecimento ideológico na arte. As Vanguardas europeias anunciavam e deliberavam uma subversão radical da cultura e dos costumes sociais. A palavra VANGUARDA deriva do francês AVANT-GARDE, termo militar que designa aqueles que, em campanha, vão à frente da unidade. A partir do início do séc. XX, passou a ser empregada para designar aqueles que, no campo da arte e das ideias, estavam à frente de seu tempo (1). As Vanguardas surgem, no início do século XX, atravessando a I Guerra Mundial e finda com o início da II Guerra Mundial, momento em que as produções artísticas cessam diante do terror nazista. Principais movimentos europeus: FUTURISMO EXPRESSIONISMO CUBISMO DADAÍSMO SURREALISMO

3 A ARTE DA DESTRUIÇÃO O FUTURISMO LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O FUTURISMO A ARTE DA DESTRUIÇÃO

4 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O Manifesto Futurista, de autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti ( ), é publicado em Paris em 1909. Imagem: Marinetti / Public Domain PROPOSTAS: o Futurismo propunha a ruptura com o passado. Mais que isso: destruir o passado. Exaltavam: a velocidade, o progresso; a coragem, a audácia e a revolta; o soco e a bofetada; a guerra – única higiene do mundo; pregava a demolição de bibliotecas e museus, além de combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.

5 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Em 1912, surge um Manifesto Técnico da Literatura Futurista, propondo “a destruição da sintaxe”, eliminando os adjetivos, advérbios. Usar os substantivos como nascem. Trocar sinais de pontuação por símbolos matemáticos e notas musicais. É relevante salientar a total identificação entre o movimento e seu líder, a ponto de virarem sinônimos FUTURISMO/MARINETTI e, a partir de 1919, as evidentes afinidades do movimento com Fascismo de Mussolini.

6 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS ODE TRIUNFAL (Álvares de Campos) À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! Em fúria fora e dentro de mim, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto! Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos, De vos ouvir demasiadamente de perto, E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso De expressão de todas as minhas sensações, Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas! (...)

7 Unique form of continuity in space
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Boccioni Unique form of continuity in space Umberto Boccioni 1913 Imagem: Unique form of continuity in space / Boccioni / Wmpearl / Public Domain

8 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS
A rua entra na casa (1911) Umberto Boccioni, Imagem: A rua entra na casa / Boccioni / Public Domain

9 A EXPRESSÃO DA DOR HUMANA
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O EXPRESSIONISMO A EXPRESSÃO DA DOR HUMANA

10 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Na França e na Alemanha, no início do século XX, surge um grupo de pintores chamados expressionistas, na Alemanha, e fauvistas, na França. O objetivo era expor a subjetividade do mundo interior do artista, e isto implicava no distanciamento da beleza, seja pela “caricatura” (resultado da distorção da imagem), seja pela expressão do sofrimento humano como pobreza, violência, paixão, visão da morte e outros sofrimentos humanos.

11 O MORCEGO Augusto dos Anjos
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O MORCEGO Augusto dos Anjos Meia-noite. Ao meu quarto me recolho. Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede: Na bruta ardência orgânica da sede, Morde-me a goela ígneo e escaldante molho. “Vou mandar levantar outra parede…” - Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho, Circularmente sobre a minha rede! Pego de um pau. Esforços faço. Chego A tocá-lo. Minh’alma se concentra. Que ventre produziu tão feio parto?! A Consciência Humana é este morcego! Por mais que a gente faça, à noite, ele entra Imperceptivelmente em nosso quarto!

12 O GRITO Edvard Munch LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O GRITO Imagem: O grito, 1893 / Edvard Munch / Acervo da galeria nacional, Oslo, Noruega / Edvard Munch

13 Os retirantes Portinari
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Os retirantes Portinari Imagem: Os retirantes (1944)/ Candido Portinari / Museu de Arte de São Paulo /

14 O CUBISMO A REALIDADE EM FORMAS GEOMÉTRICAS
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O CUBISMO Imagem: Picasso em 1962 / Revista Vea y Lea, Argentina / Public Domain A REALIDADE EM FORMAS GEOMÉTRICAS “A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade” Pablo Picasso

15 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O Cubismo nasceu das experiências de Pablo Picasso e Georges Braque em A pintura cubista, valorizando as formas geométricas (cones, esferas, cilindros, etc.), objetivava revelar o objeto em seus variados ângulos. Na literatura, o Cubismo viveu seu primeiro momento com um manifesto-síntese assinado por Guillaume Apollinaire e publicado em 1913 e, neste caso, buscava-se aproximar, ao máximo, as várias manifestações artísticas (pintura, música, literatura, escultura), ressaltando a importância dos espaços em branco e em preto da folha de papel e da impressão tipográfica. Propunha ainda as “palavras em liberdade”, “invenção de palavras” e a “destruição da sintaxe já condenada pelo uso” (2).

16 Poema concreto de Guillaume Apollinaire
1908 Imagem: Poema de Guillaume Apollinaire (1908) / Public Domain

17 Os três músicos Pablo Picasso LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Os três músicos Pablo Picasso Imagem: Os três músicos, 1921 / Pablo Picasso / New York Museum of Modern Art

18 Les demoiselles d’avignon Picasso
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Les demoiselles d’avignon Picasso Les Demoiselles d'Avignon, 1907 / Pablo Picasso / New York Museum of New York

19 A arte que não é arte, mas é arte...
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O DADAÍSMO A arte que não é arte, mas é arte... Imagem: Poster for dada matinee , 1923 / Theo van Doesburg / Public Domain

20 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Em 1916, em plena guerra, quando tudo fazia supor uma vitória alemã, um grupo de refugiados em Zurique, na Suíça, inicia o mais radical movimento de Vanguarda Europeia: o Dadaísmo. Este movimento foi iniciado por TRISTAN TZARA, em seu manifesto DADÁ, em 1918 (3). Embora a palavra DADA em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia, foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter antirracional do movimento (4).

21 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS CARACTERÍSTICAS: “Eu escrevo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípio contra os manifestos, como sou também contra os princípios.” (Tristan Tzara) - Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico; - Irreverência artística; - Combate às formas de arte institucionalizadas; - Crítica ao capitalismo e ao consumismo; - Ênfase no absurdo, nos temas e nos conteúdos sem lógica; - Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc.) na composição das obras de artes plásticas; - Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.

22 Para fazer um poema dadaísta
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Para fazer um poema dadaísta Pegue um jornal, Pegue uma tesoura, Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam este artigo e meta-os no saco. Agite suavemente, Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tirada do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. Tristan Tzara

23 DUCHAMP A Fonte, 1917 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS DUCHAMP A Fonte, 1917 Imagem: A Fonte, 1917 / Marcel Duchamp / United States Public Domain

24 O SURREALISMO A arte do sonho, do subconsciente, da não razão, da influência Freudiana Imagem: Andre Breton , 1924 / autor desconhecido / Public Domain André Breton

25 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O Manifesto Surrealista foi lançado em Paris, em 1924, por André Breton, um ex-participante do Dadaísmo que rompera com Tristan Tzara. É importante salientar que o Surrealismo é um movimento iniciado num período entre guerras – entre as cinzas da I Guerra Mundial e as experiências acumuladas de todos os outros movimentos (3). O movimento recebe forte influência das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud. A partir daí, os surrealistas proclamam que a arte nunca pode ser produzida pela razão inteiramente desperta. É influenciado também pelo Expressionismo, sondando o mundo interior, em busca do homem primitivo, da libertação do inconsciente, da valorização do sonho. SURREALISMO

26 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e textos deste movimento são marcados pela livre associação de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e ideias do inconsciente (4).

27 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS O livro MACUNAÍMA de Mário de Andrade é um bom exemplo do surrealismo na literatura brasileira. Ele foi escrito em apenas seis dias, possuindo uma narrativa mágica, quase automática, o autor reelabora temas de mitologia indígena e visões folclóricas. “Nesse momento, um mulato da maior mulataria trepou numa estátua e principiou um discurso entusiasmado, explicando pra Macunaíma o que era o dia do Cruzeiro. No céu escampado da noite não tinha uma nuvem nem Capei. A gente enxergava os conhecidos, os pais-das-árvores os pais-das-aves os pais-das-caças e os parentes manos pais mães tias cunhadas cunhãs cunhatãs, todas essas estrelas piscapiscando bem felizes nessa terra sem mal adonde havia muita saúde e pouca saúva, o firmamento lá (5).”

28 LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano
10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Poeminha surrealista Gostaria, querida, De ser inesperado Como uma madrugada amanhecendo À noite E engraçado, também, Como um pato num trem. Millôr Fernandes

29 Salvador Dalí O maior nome do Surrealismo
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Salvador Dalí O maior nome do Surrealismo  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. Imagem: Portrait of Salvador Dali, 1972 / autor: Allan Warren /

30 Desmaterilização próximo à rosa de Nero Salvador Dalí
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Desmaterilização próximo à rosa de Nero Salvador Dalí Imagem: Dematerialization near the rose of Neto, / Salvador Dali /

31 Galatea das esferas Salvador Dalí
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS Galatea das esferas Salvador Dalí Imagem: Galatea of the spheres, 1952 / Salvador Dali /

32 ATIVIDADE Dividir a sala em cinco grupos;
LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ano 10. AS VANGUARDAS EUROPEIAS ATIVIDADE Dividir a sala em cinco grupos; Cada grupo deverá ficar responsável por um movimento de vanguarda, escolhido por sorteio; Os integrantes terão a tarefa de elaborar uma pintura ou um desenho, e um poema com as características do movimento de vanguarda pelo qual ficaram responsáveis; O tema de cada grupo será sobre o contexto atual da sociedade, da política, da economia, do meio ambiente ou sobre qualquer outro tema da atualidade; Cada grupo apresentará o trabalho, detalhando, primeiramente, as características do movimento e, depois, o trabalho que elaboraram.

33 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
4 Marinetti / Public Domain 15/02/2012 7 Unique form of continuity in space / Boccioni / Wmpearl / Public Domain 8 A rua entra na casa / Boccioni / Public Domain 12 O grito, 1893 / Edvard Munch / The national gallery, Oslo, Norway 13 IOs retirantes (1944)/ Candido Portinari / Museu de Arte de São Paulo / Projeto Portinari 14 Picasso em 1962 / Revista Vea y Lea, Argentina / Public Domain 16 Poema de Guillaume Apollinaire (1908) / Public Domain 16/02/2012 17 Os três músicos, 1921 / Pablo Picasso / New York Museum of Modern Art

34 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
18 Les Demoiselles d'Avignon, 1907 / Pablo Picasso / New York Museum of New York 15/02/2012 19 Poster for dada matinee , 1923 / Theo van Doesburg / Public Domain 16/02/2012 23 A fonte, 1917 / Marcel Duchamp / United States Public Domain 24 Andre Breton , 1924 / autor desconhecido / Public Domain 29 Portrait of Salvador Dali, 1972 / autor: Allan Warren /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 30 Dematerialization near the rose of Nero, 1947 / Salvador Dali 31 Galatea of the spheres, 1952 / Salvador Dali


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