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PublicouGiuliana Avila Alterado mais de 11 anos atrás
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TRANSPORTES NO BRASIL Distribuição Modal em % - exceto urbano 5 Aéreo
... Aéreo - 04 Dutoviário <1 13 Aquaviário 23 Ferroviário 94 60 * Rodoviário Passageiros Carga H: mercado apresentação: Dados trimestrais: dados internacionais_t: gráficos * Excluindo-se o minério de ferro, a participação do rodoviário ultrapassa 70%. Fonte: BEA.
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Distribuição Modal
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Matriz de Transporte de Cargas - países da Europa Ocidental
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INVESTIMENTOS DO GOVERNO FEDERAL NO SETOR TRANSPORTES
EM RELAÇÃO AO PIB Década de 1970 3% Década de 1980 2% Década de 1990 1% Anos 2001 a 2004 0,2% H: mercado:apresentação:Tabela_projeções.xls - Pasta “mundo”
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Vantagens da Intermodalidade
Reduzir custos logísticos (no Brasil >20% PIB) Reduzir tempo e custo de transporte (carga e passageiros)
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Interfaces entre Modalidades
Portos Aeroportos Terminais Rodo-ferroviários Terminais Multimodais
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Como Aumentar a Intermodalidade:
Melhorar a eficiência e reduzir custos nas interfaces Modernizando equipamentos Melhorando acessos Melhorando e barateando armazenagem Funcionando ininterruptamente Simplificando os procedimentos burocráticos Atualizando legislação e normas referentes ao trabalho nos terminais
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Planejando o Futuro Planos de logística e transportes
- A experiência do GEIPOT - Planos recentes O problema dos combustíveis
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Prioridades Inquestionáveis
Conservação e restauração de rodovias Controle de carga por eixo Eliminação de pontos críticos Aumento da participação do transporte aquaviário e ferroviário
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Custos da má conservação de Rodovias
Exemplos: Trecho com veículos/dia, sendo 40% pesados e 60% leves Acréscimo de R$0.40 p/km para pesados Acréscimo de R%0.10 p/km para leves 1.200 x 0.40 x 365 = 1.800 x 0.10 x 365 = Total =
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Outro exemplo: Admitindo-se que o aumento de consumo de combustível decorrente da má conservação de rodovias e ruas e também dos congestionamentos, represente 10% do consumo atual, temos o seguinte resultado: bbd x U$60 x 365 = milhões de dólares/ano
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Custos evitáveis Melhorando a matriz de transportes o Banco Mundial estima economia de U$2,5 bilhões/ano. Melhorando a conservação de rodovias reduz-se principalmente o consumo de combustíveis, o desgaste dos veículos, o tempo de percurso, os acidentes, as perdas de mercadorias, furtos e assaltos.
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Como melhorar a matriz de transportes
Melhorando e criando aquavias (exemplos: Tapajós, Araguaia/Tocantins, Madeira) Melhorando e ampliando a malha ferroviária Melhorando os acessos aos portos Ampliando a capacidade de armazenagem na origem e interfaces Reduzindo custos das interfaces
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Recursos Públicos: CIDE (aprox. R$30 bilhões de 2003 a 2006) e outras Receitas da União Privados: Concessões, PPP. Financiamentos: BID, BIRD, BNDES e etc.
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