A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade

2 Objetivos Conhecimento Auto-reflexão

3 Meio Ambiente “Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (Lei nº 6.938, de Brasil).

4 Segurança e Saúde “Conjunto de normas, técnicas, regras e outros recursos, empregados na proteção da integridade e da saúde física e mental dos trabalhadores, no exercício de suas atividade laborais, proteção esta estendida à sua vida social”

5  O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 O ICMBio – Instituto Chico Mendes para conservação da Biodiversidade.

6 SEGURANÇA

7 SAÚDE

8 MEIO AMBIENTE

9 Pau-rosa, Cega-machado Physocalymma Scaberrimum
Roxinha, Pau-de-rosas, Pau-rosa, Cega-machado Physocalymma Scaberrimum

10

11 SUSTENTABILIDADE ATITUDES IMPORTANTES

12 INICIATIVA

13

14

15 INICIATIVA Exercícios Físicos

16

17 Ju corre 20 minutos todo dia. Ju faz sexo três vezes por semana.
Ju malha há dois anos. O marido dela não. Ju corre 20 minutos todo dia. O marido dela não. Ju faz sexo três vezes por semana. O marido dela não.

18 COMPORTAMENTO SEGURO

19 “Eu sei trabalhar com segurança.”
Isso não acontece comigo! “Eu sei trabalhar com segurança.”

20

21

22 “Meu trabalho não é perigoso.”

23

24 “Eu respeito o Meio Ambiente.”
Isso não acontece! “Eu respeito o Meio Ambiente.”

25

26

27 OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO
Em 1973 LANDSAT,MSS 1973 27

28 OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO
Em 1979 LANDSAT,MSS 1979 28

29 OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO
Entre 80 e 90. LANDSAT,TM 1990 29

30 OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO
Entre 90 e 2000. LANDSAT,TM 2000 30

31 OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO
Em 2005 CBERS, CCD 2005 31

32 “Valorizo a minha saúde.”

33

34 Adote boas práticas para a sustentabilidade.

35 Excelência - A evolução cultural para a
sustentabilidade LIDERANÇA PESSOAS* EQUIPE Perdas Comprometimento da Liderança Treinamento e Desempenho Regras e Procedimentos Controles e Acompanhamentos Metas e objetivos desafiadores Disciplina Operacional Interdependências entendidas Contribuição individual reconhecida e aceita Conhecimento necessário adquirido Padronização e melhoria contínua Conscientização e comprometimento individual Ajuda mútua Sinergia Processos otimizados Cultura de excelência Orgulho organizacional INSTINTOS REATIVOS DEPENDENTE INDEPENDENTE INTERDEPENDENTE

36 Evolução Cultural não é de um dia para o outro
Dificuldade Tempo Conhecimento Atitude Comportamento Individual Comportamento Coletivo (Cultura)

37 Estratégia para Excelência em Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Ações Sistêmicas Estratégia para Excelência em Saúde, Segurança e Meio Ambiente Garantir a evolução cultural para a sustentabilidade da gestão integrada do negócio. Implementação de REQUISITOS SISTÊMICOS. Melhoria das INSTALAÇÕES Desenvolvimento comportamental de todas as PESSOAS envolvidas, começando pelos líderes Priorização de ações com base no GERENCIAMENTO DE RISCOS (Pessoas e Meio Ambiente), utilizando as melhores FERRAMENTAS DE ENGENHARIA.

38 ATENÇÃO!

39

40 RESPEITO AO RISCO

41

42

43 COMUNICAÇÃO

44 A estória do cavalo x vaca...

45

46 RISCOS DA COMUNICAÇÃO MAL PLANEJADA
De: PRESIDENTE Para: Diretor Na próxima segunda feira, aproximadamente ás 20:00 horas, o cometa Halley passará por aqui. Trata-se de um fenômeno que ocorre a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários estejam reunidos no pátio da fabrica, todos usando capacete de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

47 De: DIRETOR Para: Gerentes Por ordem do presidente, na sexta-feira ás 20:00 h, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica.Se chover os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança e encaminhados ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

48 De: GERENTES Para: Chefes de Produção A convite do nosso querido diretor, o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu no refeitório da fabrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre segurança na chuva. O diretor levará a demonstração para o pátio da fabrica.

49 De: CHEFES DE PRODUÇÃO Para: Supervisor de Turnos Na sexta-feira, o diretor, pela 1ª vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe Todo mundo deverá estar de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levara sua banda para o pátio da fabrica.

50 De: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Para: Funcionários Todo mundo nú, sem exceções, deve estar no pátio da fabrica, na próxima sexta-feira, ás 20:00 hs, pois o manda-chuva (Presidente) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na chuva" Todo mundo no refeitório de capacete, o show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

51 Aviso para todos FUNCIONÁRIOS
NA SEXTA-FEIRA, O CHEFE DA DIRETORIA VAI FAZER 76 ANOS E LIBEROU GERAL PARA A FESTA ÁS 20:00H NO REFEITÓRIO. VÃO ESTAR LÁ, PAGOS PELO MANDA-CHUVA, "BILL HALLEY E SEUS COMETAS". TODO MUNDO NU E DE CAPACETE, POIS A BANDA É MUITO LOUCA E O ROCK VAI ROLAR SOLTO, MESMO COM CHUVA .

52 Procure sempre estar bem informado
Procure sempre estar bem informado. Segurança, Saúde e Meio Ambiente, são VALORES, fundamentais na construção de um mundo sustentável.

53 COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE

54 PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE
Promover manejo sustentável dos recursos naturais nos processos produtivos. Respeito incondicional à VIDA Se tiver que escolher, escolha a VIDA.

55 Proteger os recursos hídricos e as belezas cênicas,
Respeitar as culturas do local onde está inserido, Promover a educação de SSMA para todos... Primar pelo respeito.

56 Buscar parcerias para incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica, e de ações de educação sócio-ambiental para todas as partes interessadas.

57 Matéria Prima Processo Industrial Insumos Produto Final
RISCOS DO PROCESSO Emissões Atmosféricas Matéria Prima Passivos Ambientais Danos aos Recursos Hídricos Processo Industrial Insumos Geração de Resíduos Danos à Biodiversidade Perdas Humanas Perdas Materiais Produto Final

58 GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Legislação Brasileira Água – CONAMA 357/05 Diagnóstico Recursos Hídricos – Qualidade das águas (Background); Estudo de disponibilidade hídrica – Quantidade de água; Controle da água captada e eficiência de recirculação Monitoramento de todos os efluentes gerados na operação; (SAO/Barragem) Monitoramento de drenagens (pilhas e minas) e barragens; Novas tecnologias no tratamento de efluentes (> eficiência).

59 QUALIDADE DO AR E EFEITO ESTUFA
Princípio: Garantir que as emissões atmosféricas estejam dentro dos padrões de forma a reduzir as emissões de CO2 causadores do efeito estufa. Gestão da Qualidade do ar / emissão de gases do efeito estufa CONAMA 03/90. Identificação das fontes emissoras (poeira e emissões de CO2); Sistema integrado de estações de monitoramento do ar e clima; Padrões de monitoramento e controle das emissões; Programa de manutenção preventiva e preditiva de equipamentos; Umectação de vias e acessos (redução de poeira); Novas tecnologias alternativas de combustíveis (biodiesel e elétrica); Balanço das emissões e crédito de carbono;

60 ESTAÇÃO AUTOMATIZADA DA QUALIDADE DO AR.
MONITORAMENTO AMBIENTAL BARRAGEM BARRAGEM ESTAÇÃO AUTOMATIZADA DA QUALIDADE DO AR.

61 GESTÃO DE RESÍDUOS Princípio: Garantir a adequada segregação, armazenagem e destinação final dos resíduos gerados e evitar passivos ambientais AÇÕES MITIGADORAS Procedimento operacional específico Comissão de Resíduos com principais áreas geradoras; Inventário da geração de resíduos ( LEI???) Reutilização e redução na geração de resíduos perigosos; Coleta Seletiva de resíduos; Destinação final adequada de todos os resíduos gerados. Armazenamento adequado

62 PASSIVOS AMBIENTAIS Princípio: Garantir que as áreas onde são realizadas atividades de manutenção/lavagem de equipamentos/armazenamento de produtos químicos sejam monitoradas objetivando a prevenção de potencial contaminação do solo e da água. AÇÕES MITIGADORAS Armazenamento adequado de produtos químicos; Investigação da área potencialmente impactada; Análise da qualidade do solo e água; (Norma CETESB 2005 ) Segregação eficiente da drenagem oleosa da drenagem pluvial;

63 RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

64 1 – Taludes com inclinação superior a 90o; 2 – 60 dias após o semeio;
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 1 2 3 1 – Taludes com inclinação superior a 90o; 2 – 60 dias após o semeio; 3 – 120 dias após o semeio.

65 Não basta se envolver, tem que se comprometer...

66

67 CRIATIVIDADE ESTRATÉGIA

68 SUCESSO RÁPIDO

69 A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos mais rapidamente.

70 EXCELÊNCIA E SUPERAÇÃO

71 Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”
EXCELÊNCIA “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” (Ayrton Senna)

72 SUPERAÇÃO “É surpreendente. Quando eu acredito que cheguei ao limite, descubro que é possível ir além.” (Ayrton Senna)

73 PERSISTÊNCIA

74 Albert Einstein não sabia falar até os 4 anos de idade e só aprendeu a ler aos 7.
Sua professora o qualificou como "mentalmente lerdo, não-sociável e sempre perdido em devaneios tolos". Foi expulso da escola e não foi admitido na Escola Politécnica de Zurique.

75 Persistência x Teimosia

76

77

78

79

80

81 VALORES

82 HUMILDADE

83 SINCERIDADE

84 INTEGRIDADE

85 PLURALIDADE

86 SOLIDARIEDADE

87 EQUILÍBRIO

88 alimentação balanceada
SAÚDE repouso alimentação balanceada esporte 1 bom humor água segurança respiração meditação postura check-up fumo, bebida

89 FAMÍLIA E AFETIVIDADE pais origens irmãos 2 amores filhos amigos

90 3 CARREIRA E VOCAÇÃO iniciativa excelência paixão comprometimento
autoconfiança ousadia liderança persistência marca pessoal criatividade adm. tempo curiosidade planejamento metas

91 conhecimento e autoconhecimento
CULTURA E LAZER conhecimento e autoconhecimento 4 diversão percepção idiomas leituras cursos

92 SOCIEDADE E COMUNIDADE responsabilidade social
contatos 5 responsabilidade social lazer ética colaboração

93 base para as demais vidas
MENTE E ESPÍRITO base para as demais vidas 6 caráter positividade moral valores

94 O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho.
É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora. Claro que a vida prega peças. O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais (Perdemos pessoas que amamos)... Mas, pensa só: Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Eu quero viver bem... E você? A vida, foi cheia de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas, perdas, reencontros. Normal...

95 deseja, mas, e aí? Fazer o quê?
Às vezes, se espera demais. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal.. Não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí? Fazer o quê? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança? O que eu desejo para todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.

96 "cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade").
O nosso desejo não se realizou? Beleza... Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: "cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade"). Chorar de dor, de solidão, de tristeza faz parte do ser humano... Mas, se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.

97 Meus dias podem ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, especial!
Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. Meus dias podem ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, especial! Depende de mim... de você. Pode ser... e que seja! Arnaldo Jabor

98 A Sustentabilidade do nosso planeta também depende de cada um de nós...
PENSEM NISSO!!!

99 Espero que tenha valido a pena!!! Contatos: juarez.ferreira@vale.com
MUITO OBRIGADO! Espero que tenha valido a pena!!! Contatos: Tel. (94) (94)


Carregar ppt "Evolução da cultura de SSMA para a Sustentabilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google