A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
Cultura e sociedade SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior

2 Imagem e cultura

3 Conceito de cultura A cultura é parte fundamental no processo de socialização do homem, uma vez que o torna um ser social. Para entender como os grupos se organizam na sociedade, precisamos compreender o que é cultura e como ela pode ser decisiva no entendimento das peculiariedades de cada grupo e/ou de cada sociedade.

4 A cultura é também chamada de herança social
Onde não há escolas – educação informal ou assistemática Onde há – educação formal ou sistemática

5 A cultura é transmitida pela herança social: o indivíduo aprende cultura no grupo social e não por herança genética. Uma geração transmite cultura para outra por meio do processo de socialização.

6 Cultura compreende a totalidade das criações humanas: abrange tudo o que foi criado pela humanidade, como ideias, valores, manifestações artísticas de todo tipo, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, construções etc.

7 Cultura é uma característica exclusiva das sociedades humanas: os animais não são capazes de criar cultura.Ela se concretiza por tudo aquilo que o ser humano produz para satisfazer suas necessidades e viver em sociedade: para se proteger do frio, ele cria moradias; para saciar a fome,ele planta e cria animais etc.

8 A cultura é construída e compartilhada pelos membros de uma determinada coletividade O que caracteriza uma cultura, em particular, é o compartilhamento dos hábitos, valores, atitudes.

9

10 Cultura material Consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade e tem relação direta com o estilo de vida do povo.

11 Cultura imaterial Abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade: normas sociais, religião, ciências, artes, literatura, folclore. Não são iguais nas sociedades.

12 Os suportes da cultura não material
Interdependência estreita entre cultura material e não material. É intrínseca em qualquer cultura – a não material apoia-se em meios concretos de expressão da cultura material.

13 Componentes da cultura
1- Traços culturais – é o menor componente representativo de uma cultura. Pode ser um objeto material, desde que esteja associado ao contexto de uma cultura específica. * Ex: um cocar – as penas

14 2- Complexos culturais – consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional. Ex: Carnaval no Brasil – conjunto de traços

15

16 3 – Área Cultural A região em que predominam determinados complexos culturais forma uma área cultural. É um espaço geográfico no qual se manifesta certa cultura. Bahia – riqueza em termos de complexos culturais.

17

18 4- Padrões culturais – é um conjunto de normas que regem o comportamento dos indivíduos de determinada cultura ou sociedade. Agir da mesma forma é expressar o padrão cultural do grupo. * O casamento monogâmico é um dos padrões culturais da sociedade brasileira.

19 Subcultura As diferenças significativas no interior de uma cultura caracterizam uma subcultura. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – costumes que se diferenciam do restante do país. Diferenças entre gerações ou entre grupos de diferentes origens étnicas.

20

21 CULTURA E PROGRESSO

22 4. Cultura e progresso Cada geração passa por processos de aprendizagem, nos quais assimila a cultura de seu tempo e se torna apta a enriquecer o patrimônio cultural das gerações futuras. É na capacidade que os indivíduos têm de perpetuar e acrescentar novos valores à cultura que reside a possibilidade de progresso.

23 O progresso é resultante da síntese de valores novos com componentes culturais já adquiridos.
Apesar das mudanças, alguns valores tendem a permanecer, assegurando a continuidade da cultura de uma cultura entre uma geração e outra.

24 O enriquecimento do patrimônio cultural se faz por meio de dois processos: a invenção e a difusão.

25 Mudanças no patrimônio cultural

26 Invenção – combinação entre o patrimônio cultural da sociedade e determinadas necessidades sociais.
Nenhum inventor parte da estaca zero.

27 Difusão cultural O que é produzido pela sociedade difunde-se não apenas na sociedade de origem, mas entre outras culturas, geralmente por intermédio dos meios de comunicação. Quando isso ocorre, está havendo difusão cultural.

28 5. O fenômeno da aculturação

29 Este processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos, e no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo, é tradicionalmente conhecido como aculturação.

30 Marginalidade cultural
Ex: uma tribo indígena Aqueles que não conseguem se integrar totalmente a nenhuma das culturas que os rodeia ficam à margem da sociedade. Ocorre, nesse caso, a marginalidade cultural. Quando uma cultura é degradada e destruída ocorre também esse processo.

31 Cultura e Contracultura
Nas sociedades contemporâneas encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles num movimento chamado de contracultura.

32 1950 – Beat generation American way of life 1960 – Movimento hippie – “faça amor, não faça guerra”.

33 CONTROLE SOCIAL

34 Controle social é o conjunto dos meios e processos pelos quais um grupo ou uma unidade social leva os seus membros a adotarem comportamentos, normas, regras de conduta, até mesmo costumes, conformes aos que o grupo considera socialmente bom.

35 O olhar de reprovação de um pai, a punição, a recompensa, a repressão policial, o apelo a valores morais são exemplos de controle social.

36 A primeira “agência de controle social é a família.
Depois da família, temos a comunidade religiosa, a escola e o Estado: são todos “agências” formais ou institucionalizadas de controle social.

37 Tipos de controle social
O controle social pode ser difuso (informal) ou institucionalizado (formal). Indígenas – muito pelo caráter religioso Sociedades complexas – há órgãos e instituições encarregados de sua aplicação, como a polícia, a Justiça, etc.

38


Carregar ppt "SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google