A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-EXAME REDAÇÃO Professora Maria Tereza Faria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-EXAME REDAÇÃO Professora Maria Tereza Faria."— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-EXAME REDAÇÃO Professora Maria Tereza Faria

2 Texto dissertativo (opinativo/argumentativo)‏
Extensão: entre 24 e 30 linhas. Seu texto poderá conter breves passagens narrativas ou descritivas, mas nele deverão predominar suas opiniões. Mínimo de 15: só para não zerar.

3 Dê um título ao seu texto!
Não use corretivo líquido. Retificações: (quizer) Faça letras de tamanho regular. Diferencie maiúsculas de minúsculas. Dê um título ao seu texto! Você pode utilizar a nova ortografia ou a antiga – desde que escreva corretamente. Afinal, a anterior vale até 2012.

4 Apresente o tema e as delimitações – o “caminho” que você seguirá ao longo dos desenvolvimentos – na Introdução, bem como seu POSICIONAMENTO. Seu texto deve ser objetivo, veiculando informações consensuais. Sua finalidade não é literária. Visa a convencer, a persuadir o leitor. Confira o(s) texto(s) de apoio, a fim de utilizá- lo(s) como referência, ou seja, apreenda o principal, mas não o(s) parafraseie.

5 Todos os parágrafos deverão conter, no mínimo, dois períodos.
ESTRUTURA Importante Todos os parágrafos deverão conter, no mínimo, dois períodos. Cuidado: o período termina no ponto final. Introdução: breve = TRAILER (+/- 4 linhas) Desenvolvimento 1 (+/- 8 linhas) Desenvolvimento 2 (+/- 8 linhas) Conclusão: breve = REPLAY (+/- 4 linhas)

6 Introdução Conclusão 6 máximo 5 linhas Desenvolvimento 1

7 Introdução Apresentação do tema Delimitações (tese) Posicionamento

8 Introdução (+/- 4 linhas):
FORMAS DE ARGUMENTAÇÃO COMO EXPOR E ANALISAR UM PROBLEMA Introdução (+/- 4 linhas): “Os recentes acontecimentos (CITAR) evidenciaram...” “A questão (CITAR) está novamente em evidência... Citação (argumentos de autoridade) Estatísticas Comparações etc.

9 Desenvolvimento Provar sua tese por meio de exemplos.
Usar exemplos diferenciados Questionar, julgar, comentar o que foi exposto.

10 DESENVOLVIMENTO 1 (+/- 8 linhas): DESENVOLVIMENTO 2 (+/- 8 linhas):
É preciso, em primeiro lugar, lembrar... É preciso, primeiramente, considerar... DESENVOLVIMENTO 2 (+/- 8 linhas): É necessário frisar também... Nota-se, por outro lado, que... É imprescindível insistir no fato de que... Não se pode esquecer que...

11 Conclusão Reforçar opinião. Não ser contraditório.
Usar uma ideia a mais.

12 Conclusão (+/- 4 linhas): Em suma,... Dessa forma,...
Definitivamente,... Obs.: a citação – o assunto por ela tratado – deve ser retomada.

13 LINGUAGEM Nem pense nisto: coloquialidade “coisa”, “fazer com que”, gírias, “ter” no lugar de “haver”...; abreviações; pleonasmos; abstrações; clichê; diálogo com o avaliador (uso de imperativo, “tu”, “você”...); “Na minha opinião”; “Concluímos”; “De acordo com os argumentos citados...”.

14 LINGUAGEM Atenção: Esse + substantivo = retoma assunto. Este: anuncia assunto ou expressão. Mesmo NÃO retoma nome. Depois de dois-pontos: letra minúscula.

15 Fuja das ambiguidades, redundâncias e obviedades.
“O acusado terá de explicar a venda da droga ao delegado.” “Ela foi morta pelo seu assassino” “Ela contraiu a doença na época em que estava viva”

16 Não seja preconceituoso.
Mulheres são fúteis. Pobres falam errado.

17 Faça um planejamento. Faça um texto de autoria (sua opinião). Evite formas preestabelecidas. Apresente abordagem coerente com a proposta formulada. Divida/organize o texto e os parágrafos, hierarquizando-os. Faça referência a fontes de informação (reflexão articulada com a realidade), contextualize. Use adequadamente o vocabulário. Obedeça à norma culta da Língua Portuguesa.

18 REDAÇÃO TÉCNICA O texto oficial mais abordado em concursos é o OFÍCIO. Em segundo lugar, o memorando. As correspondências oficiais se distinguem mais pela finalidade do que pela forma, ou seja, a estrutura é muito semelhante. Três delas juntas formam o padrão ofício: memorando, ofício e aviso ou circular.

19 OFÍCIO: correspondência externa usada por órgãos do governo e autarquias (ato administrativo); quando se numeram os parágrafos, o primeiro e o fecho não são numerados.

20 MEMORANDO: comunicação interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

21 CIRCULAR: correspondência dirigida a várias repartições ou pessoas – multidirecional. Seu objetivo é transmitir ordens, normas, avisos, pedidos, ou seja, delimitar comportamentos e homogeneizar condutas.

22 CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO TÉCNICA
Impessoalidade Uso do padrão culto formal da língua Clareza Concisão Formalidade Uniformidade

23 USO DOS PRONOMES DE TRATAMENTO
1. Vossa Excelência a) Poder Executivo: Presidente e Vice da República; Ministros de Estado; Governadores e Vice de estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e de estados; Prefeitos e demais ocupantes. b) do Poder Legislativo: Deputados Federais e Senadores; Ministros; Deputados Estaduais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais; Vereadores. c) do Poder Judiciário: Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais; Juízes; Auditores da Justiça Militar.

24 Vossa Excelência e Vossa Senhoria – com quem se fala.
2. Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. Vossa Excelência e Vossa Senhoria – com quem se fala. Sua Excelência e Sua Senhoria – de quem se fala. Obs.: concordância na terceira pessoa. O gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere. “Vossa Excelência, mesmo atarefado, conhece o assunto”.

25 UDO DOS VOCATIVOS 1. Chefes de Poder: Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. 2. Demais autoridades: Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador,

26 Esse é o desejo de seus professores da
Tranquilidade! Boa Prova! Esse é o desejo de seus professores da


Carregar ppt "PRÉ-EXAME REDAÇÃO Professora Maria Tereza Faria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google