A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUERRA DE CANUDOS Ana Carolina Tedeschi dos Santos. Beatriz Morelli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUERRA DE CANUDOS Ana Carolina Tedeschi dos Santos. Beatriz Morelli."— Transcrição da apresentação:

1 GUERRA DE CANUDOS Ana Carolina Tedeschi dos Santos. Beatriz Morelli.
Fernanda Caramagno Momesso. Vitória Siqueira Burato. Disciplina: História – Professora Isabel Ficho

2 APRESENTAM...

3 O que foi a Guerra de Canudos:
A Guerra de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 07 de novembro de 1896 a 05 de outubro de 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

4

5

6 Porque ocorreu: A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

7 Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano, reinstalando a Monarquia. Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

8

9

10

11 Resultado e Consequência da Guerra de Canudos:
Vitória das tropas federais e destruição total da cidade de Canudos. O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos (mortos) de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.

12

13

14

15

16 Antônio Conselheiro, líder da Guerra de Canudos

17 Charge Sobre a Guerra de Canudos
MAS NÃO HÁ O QUE COMERAR IRMÃOS, OS REPUBLICANOS FILHOS DO CÃO NÃO VÃO ACEITAR FÁCIL MAIS ESSA DERROTA. TEMOS DE NOS PREPARAR PARA OS TEMPOS DIFICEIS QUE AINDA ESTÃO POR VIR... AQUELE QUE MORRE PELO FOGO DO INIMIGO TERA SEU LUGAR NO REINO DE DEUS OUVI FALAR SOBRE A QUARTA EXPEDIÇÃO MILITAR QUE JÁ ESTÁ A CAMINHO DAQUI, SOUBE QUE ELES SÃO MAIS DE 4 MIL SOLDADOS! CONSELHEIRO TINHA RAZÃO... FOI CEDO PARA COMEMORARMOS! SE VENCERMOS ELES MANDARÃO MAIS DEZ MIL SOLDADOS? JÁ PERDEMOS MUITOS HOMENS, E UMA HORA A NOSSA MUNIÇÃO VAI ACABA... TAMBÉM OUVI ESSA NOTÍCIA, ELES SERÃO LIDERADOS PELO GENERAL ARTUR OSCAR.

18 Livro da Guerra de Canudos

19 Filme da Guerra de Canudos

20 Fontes Música: Um Amor Para Recordar - Only Hope.
Textos: Imagens e Charge: Vídeo:


Carregar ppt "GUERRA DE CANUDOS Ana Carolina Tedeschi dos Santos. Beatriz Morelli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google