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AGOSTO 2010. FATURAMENTO DO MEIO CRESCEU 63% MAS O BOLO PUBLICITÁRIO CRESCEU 131%. OLHANDO O MEIO DE FRENTE COMPARATIVO 2002 - 2008 x ANO 2009 FATURAMENTO.

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1 AGOSTO 2010

2 FATURAMENTO DO MEIO CRESCEU 63% MAS O BOLO PUBLICITÁRIO CRESCEU 131%. OLHANDO O MEIO DE FRENTE COMPARATIVO 2002 - 2008 x ANO 2009 FATURAMENTO DO MEIO CRESCEU 63%. FONTE: PROJETO INTERMEIOS CIRCULAÇAO CRESCEU 43%. FONTE: IVC (MÍDIA DADOS 2003/2010) MAS CAIU 12% EM 2009. ?

3 OLHANDO O MEIO DE FRENTE PENETRAÇÃO DO MEIO ERA DE 43%, CAIU PARA 36%. Fonte: TGI Ano 3 e 10 LEITOR POR EXEMPLAR: DE 6,8 PARA 4,5. Fonte: Total de Leitores - TGI Ano 3 e 10 / Circulação - IVC LEITOR DE JORNAL PELA WEB: CRESCEU DE 10% PARA 15%. Fonte: TGI Ano 3 e 10 COMPARATIVO 2002 - 2008 x ANO 2009

4 OPINIÕES SOBRE O MEIO JORNAL: PRAZER DA OCASIÃO DE CONSUMO HÁBITO FONTE: SONDAGEM FISCHER+FALA! LEITOR (PAPEL):

5 OPINIÕES SOBRE O MEIO JORNAL: NECESSIDADE ESPECÍFICA CARO MITO DE NÃO CONSTRUIR MARCAS ANUNCIANTE: FONTE: SONDAGEM FISCHER+FALA!

6 TRÊS DEPOIMENTOS DE DIRETORES DE MÍDIA FONTE: SONDAGEM FISCHER+FALA! PEGUE UM EXEMPLAR DE 1960 E OUTRO DE ONTEM... A EXPERIÊNCIA É RIGOROSAMENTE A MESMA NOS ÚLTIMOS CINQUENTA ANOS. SÃO POUCOS OS VEÍCULOS QUE PARARAM PARA ENTENDER O QUE OS NOVOS LEITORES ESTÃO BUSCANDO. ESTAMOS USANDO A MESMA FÓRMULA, O MESMO MODELO. SEI QUE O MODELO PASSA NECESSARIAMENTE POR UMA ÁREA MUITO DELICADA QUE É O CONTEÚDO. SÓ ASSIM O MEIO VOLTA A OCUPAR UMA POSIÇÃO IMPORTANTE NAS ESTRETÉGIAS DE MÍDIA.

7 SONDAGEM 1. MEIO DE BUSCA DE NOTÍCIA 2. JORNAL IDEIAL FONTE: HOMENS E MULHERES, 20-30, ABC, 100 ENTREVISTAS

8 QUAL MEIO VOCÊ BUSCA AS NOTÍCIAS DO DIA? SITES E JORNAL DIGITAL67,35%BLOG12,24% TV 6,12% TWITTER 4,08% RÁDIO 4,08% JORNAL IMPRESSO 4,08% TV DIGITAL 2,04%

9 JORNAL E REVISTA PERDENDO PENETRAÇÃO 98% 84% 47% 71% 66% 46% 27% 98% 85% 53% 72% 64% 43% 31% 98% 82% 55% 68% 59% 39% 32% Ano3 (01/02) Ano4 (02/03) Ano5 (03/04) Ano6 (04/05) 98% 82% 54% 66% 60% 37% 25% Ano7 (05/06) Ano8 (06/07) 97% 78% 61% 67% 60% 40% 27% 97% 78% 64% 58% 43% 25% Ano9 (07/08) 96% 79% 68% 58% 43% 21% - 5% 2% - 1% - 12% 27% - 6% - 11% Ano10 (08/09) 97% 79% 74% 59% 55% 48% 21% FONTE: TGI ANO 10 – AS AB 25-54

10 SONDAGEM SE PUDESSE CRIAR UM JORNAL IDEAL COMO ELE SERIA? FONTE: HOMENS E MULHERES, 20-30, AB, 20 ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE

11 SERIA ACESSÍVEL EM QUALQUER PARTE, CABERIA NO MEU BOLSO, UMA ESPÉCIE DE ITUNES DE INFORMAÇÃO. COM UMA MECÂNICA COMO A DO SKYPE, ONDE EU PAGARIA UM PACOTE DE CONTEÚDOS E CONFORME EU FOSSE LENDO, IRIA DEBITANDO DOS MEUS CRÉDITOS.

12 UM DESPERTADOR QUE ME ACORDE COM AS NOTÍCIAS QUE EU QUERO SABER PARA COMEÇAR O DIA, DE PREFERÊNCIA NO MEU IPHONE, POIS PODERIA LEVAR AO BANHEIRO E CONTINUAR ESCUTANDO O CONTEÚDO NO BANHO, NO CAFÉ. APENAS 10 MINUTOS DE NOTÍCIA FALADA, FILTRADAS PELO MEU INTERESSE, COM A VOZ QUE EU ESCOLHESSE E FUNDO DE MUSICAL DE MINHA PREFERÊNCIA.

13 SERIA BREVE, COM MUITAS IMAGENS, BEM OBJETIVO E COM MATÉRIAS MAIS CURTAS. UMA LEITURA MAIS DINÂMICA.

14 UM COLETIVO JORNALÍSTICO. UM TED DE JORNAIS. BUSCAR DE FATO A IMPARCIALIDADE, MOSTRANDO SEMPRE DOIS LADOS SOBRE UMA MESMA QUESTÃO.

15 EU NÃO PRECISARIA IR ATRÁS DA NOTÍCIA, MAS ELA VIRIA NA MINHA DIREÇÃO. DISTRIBUÍDO DIGITALMENTE, MAS NÃO APENAS NOTÍCIAS E SIM MATÉRIAS COM OPINIÃO E ANALISE DOS FATOS.

16 MICRO PAYMENT: APARENTEMENTE BOA RECEPTIVIDADE DOS QUE AINDA NÃO ASSINAM, AFIRMARAM QUE PAGARIAM R$ 2,00 POR INFORMAÇÃO DESEJADA 71,43% DOS ENTREVISTADOS NÃO POSSUEM NENHUM TIPO DE ASSINATURA INFORMATIVA 57,14%

17

18 + CUSTOMIZAÇÃO RELACIONAMENTO MOBILIDADE, ACESSIBILIDADE ESPECIALIZAÇÃO (SEMINÁRIOS E EVENTOS) BANCO DE DADOS INTELIGENTE NOVAS FONTES DE RECEITA JORNAL IMPRESSO + WEB + CELULAR/PALM + BLOGS + PODCAST + DATA BASE FONTE PERSONALIZADA E COM MOBILIDADE PRESENÇA O TEMPO TODO + NOVAS FONTES RECEITA AGILIDADE, REAL TIME VÍNCULO, PRESENÇA CONSTANTE FONTE ANALISADA + AGILIDADE PRESENÇA EM ALGUNS MOMENTOS AUMENTO DA BUSCA DE BENEFÍCIOS E SOFISTICAÇÃO DA ENTREGA + INFORMAÇÃO CULTURA CREDIBILIDADE FONTE DE INFORMAÇÃO ANALISADA PRESENÇA EM UM MOMENTO JORNAL IMPRESSO JORNAL IMPRESSO + WEB

19 #1 NO MUNDO DE TEMPO GASTO ON LINE: QUASE 26HS POR MÊS #1 NO MUNDO EM PUBLICAÇÕES DE VÍDEOS E FOTOS #1 NO MUNDO EM REDES SOCIAIS 36% DOS USUÁRIOS FAZEM UPLOAD DE VÍDEO POR DIA 87% DOS USUÁRIOS POSSUEM PERFIL EM REDES SOCIAIS OU BLOGS 75% USAM INTERNET PARA RELACIONAMENTO 80% FONTE DE INFORMAÇÃO O BRASIL JÁ SE DIGITALIZOU

20 O QUE O JORNAL VENDE?

21 A INFORMAÇÃO JÁ ESTÁ NO MEU BOLSO, A TODA HORA. O JORNAL DE PAPEL ESTÁ CHEIO DE CADERNOS QUE NÃO INTERESSAM.

22 NÃO ESTAMOS NO MESMO MERCADO. AS EDITORAS VENDEM LIVROS E EU VENDO FACILIDADE AO CONSUMIDOR JEFF BEZZOS, CEO AMAZON

23 CLASSROOM: CONTEÚDO ADAPTADO PARA JOVENS. ATINGE ATÉ 500 MIL ESTUDANTES / MÊS E MAIS DE 5 MIL INSTITUIÇÕES DE ENSINO. UM TERÇO DAS ASSINATURAS PATROCINADAS POR EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES. PROGRAMA EDUCACIONAL

24 ESTUDANTES: ASSINANTE TEM 63% DE DESCONTO NO ACESSO AO IN-DEPTH. PROFESSORES: ASSINATURA ANUAL GANHA ACESSO AO IN-DEPTH. ASSINATURA ACADÊMICA DESCONTO ESTUDANTES E PROFESSORES (U$ 30 POR 4 MESES). ACESSO ILIMITADO PARA TODOS OS USUÁRIOS EM DETERMINADO DOMÍNIO.

25 COLLEGE: PÁGINA DEDICADA AO JOVEM COM INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS, CARREIRAS, SALÁRIOS E TUDO QUE O JOVEM PROFISSIONAL PRECISA PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO. CURSOS E CARREIRAS MBA INSIDER: ÚNICA ÁREA RESTRITA DO SITE. FERRAMENTA INDEPENDENTE QUE PODE SER ASSINADA POR 29,95 DÓLARES/ ANO. GUIA COMPLETO MBAS, PODENDO COMPARAR AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COM DIVERSAS VARIÁVEIS, DICAS E ACESSO A PESQUISAS.

26 CATEGORIAS DIVIDIDAS ENTRE ESTUDANTES DE 5 A 6 ANOS E ENTRE 7 E 10 ANOS. OS AUTORES DOS MELHORES ARTIGOS GANHAM, PARA SUA CLASSE ESCOLAR, UM DIA NO GUARDIAN NEWS, EM LONDRES, ONDE IRÃO APRENDER TODO O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM JORNAL FUTURO LEITOR

27 A REVISTA NYT CONVIDOU ESTUDANTES PARA ESCREVER SOBRE O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA CULTURA E NA POLÍTICA DO PAÍS. O VENCEDOR TERÁ SEU ARTIGO PUBLICADO INICIAÇÃO POLÍTICA PREMIA FACULDADES PELO MELHOR USO DO NYT. PARTICIPANTE ENVIAM UMA PÁGINA COM DESCRIÇÃO DE DISCUSSÕES DE GRUPO, PESQUISAS, ETC. ENVOLVENDO O JORNAL. VENCEDORA GANHA PRÊMIO EM DINHEIRO.

28 O LEITOR BRASILEIRO PAGA CONTEÚDO? DEPENDE DO CONTEÚDO

29 UMA SÓ CERTEZA: HORA DE SE REINVENTAR. E SE REINVENTAR IMPLICA EM ALGUM RISCO. MAS O SUCESSO VEM DO APRENDIZADO COM FRACASSOS.

30 APRENDER COM ERROS DOS OUTROS

31 PERGUNTAS SEM RESPOSTAS. PERGUNTAS COM RESPOSTAS. O FUTURO DO JORNAL

32 TEM INVESTIDO EM PESQUISAS COMPORTAMENTAIS?

33 TEM TESTADO MODELOS INTERNACIONAIS COMO REFERÊNCIA?

34 VOCÊ TEM INOVADO O SUFICIENTE PARA ATRAIR NOVOS LEITORES PARA SUA MARCA?

35 O QUE ESTÁ SENDO FEITO DE DIFERENTE E RELEVANTE PARA O LEITOR DE AMANHÃ?

36 SEUS JORNALISTAS ESTÃO MOBILIZADOS PARA O NOVO?

37 SE VOCÊ AINDA TRABALHA PARA UMA EMPRESA MONO-MÍDIA, FIQUE PREOCUPADO. PRESIDENTE DE UMA CONSULTORIA EM INOVAÇÃO DE MÍDIA SE VOCÊ AINDA VENDE PROPAGANDA MONO-MÍDIA, FIQUE ALERTA. SE VOCÊ AINDA CRIA CAMPANHAS DE PROMOÇÃO MONO-MÍDIA, CUIDADO. SE VOCÊ AINDA TRABALHA COM JORNALISTAS MONO-MÍDIA, MUDE. SETEMBRO 2002

38 AGOSTO 2010 OBRIGADO


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