A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLORESTA TROPICAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLORESTA TROPICAL."— Transcrição da apresentação:

1 FLORESTA TROPICAL

2 As florestas tropicais abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Encontramos este tipo de floresta em regiões situadas, em sua grande maioria, na faixa entre os trópicos. A maior incidência de florestas tropicais ocorre nas seguintes regiões: África (bacia do rio Congo e Libéria), América Central,  América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica), Ásia (Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia) e regiões da Oceania (Nova Guiné, Bornéo e costa norte da Austrália). 

3 Características das Florestas Tropicais
- Biodiversidade riquíssima com grande quantidade de espécies vegetais e animais. Muitas destas espécies são ainda desconhecidas do ser humano. - Solo com cobertura de húmus (de 30 a 50 cm), proveniente da decomposição de folhas, frutos, fezes e cadáveres de animais mortos. - Grande presença de sombra, pois as árvores encontram-se muito próximas umas das outras. Estas árvores possuem, em média, de 30 a 50 metros de altura. Umidade elevada em função do alto índice pluviométrico (média de 1300 mm de chuvas por ano); Calor quase o ano todo, com temperaturas médias anuais de 20° C.

4 Flora A floresta tropical é a mais rica em espécies do que a maioria das outras. É difícil ocorrer uma planta ou árvore que seja semelhante às suas vizinhas. As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um “teto”, sob o qual existe um “andar” interno formado pelas copas mais baixas. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. As folhas são elevadas, densas e não caem (perenifólias – duradouras). Geralmente as folhas são amplas, largas (latifoliadas) e de cor verde-escura, com superfícies ventrais brilhantes, lisas e com as pontas em forma de goteira, facilitando o fluxo de água.

5 O programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras promove a recuperação de bacias hidrográficas através do reflorestamento de matas ciliares

6 Floresta tropical da Malásia

7 Área de floresta tropical na Indonésia em ‘transição’ para cultura de palma (dendezeiro).

8 - Mamíferos típicos de florestas tropicais : macaco-aranha
Mico-leão-dourado orangotango onça-pintada

9 Capivara lontra porco do mato
Paca tamanduá-bandeira

10 Insetos típicos de florestas tropicais:
Gafanhoto borboleta mosca-dragão Besouro grilo

11 Pássaros típicos de florestas tropicais
Papagaio cegonha arara Pica-pau Tucano Pavão

12 Curiosidade: Comemora-se em 17 de julho o Dia de Proteção às Florestas.

13 PERGUNTAS

14 1) Cite 3 lugares onde há floresta tropical:

15 R:África (bacia do rio Congo e Libéria), América Central,  América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica), Ásia (Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia) e regiões da Oceania (Nova Guiné, Bornéo e costa norte da Austrália). 

16 2) Cite 3 animais mamíferos que vivem na floresta tropical:

17 mico-leão-dourado, orangotango, macaco-aranha, onça-pintada, capivara, lontra, porco do mato, paca, tamanduá-bandeira

18 3) Cite 3 Insetos típicos de florestas tropicais:

19 gafanhoto, borboleta, mosca-dragão, besouros, grilo.

20 4)Qual a altura máxima para uma árvore na Floresta Tropical?

21 R: 50 metros

22 Trabalho Feito por: Ana Carolina Firmino N.21
Luiza Nadaleto Masiero N.18 8 ano A Prof.Gislaine Matéria:Geografia


Carregar ppt "FLORESTA TROPICAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google