A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região. Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região. Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região.
Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009

2 Projeto FINEP Proponente: FUNARBE (Viçosa)
Amazônia Oriental Proponente: FUNARBE (Viçosa) Executor: Embrapa Amazônia Oriental Enviado: 24/09/2008 Valor do Projeto: R$ ,46 Valor Solicitado: ,58

3 Instituições Participantes
Rede Embrapa Governos Estaduais Embrapa Belém Embrapa Manaus Embrapa Acre Embrapa Solos - RJ Embrapa Monitoramento - SP Embrapa Informática - SP SEPE - PA SEPLAN - MA IEPA - AP SEPLAN - TO SEPLAN - MT SEMA - AC SEPLAN – RR SEDAM – RO SEMA - AM Consórcio ZEE MMA CPRM IBGE MPEG UFPA SIPAM INPE

4 Objetivo Geral Amazônia Oriental Articular os ZEEs dos Estados da Amazônia Legal orientados para uma visão macrorregional e integrá-los com os Zoneamentos Agroecológicos prioritários para a produção de agroenergia.

5 Metas Físicas Amazônia Oriental Estabelecer parâmetros mínimos para uniformizar e integrar os ZEEs; Compatibilizar legendas e diretrizes de Uso e Ocupação; Apoiar os ZEEs Estaduais; Integrar Zoneamento Agroecológico e ZEE.

6 M1 - Estabelecer parâmetros mínimos para uniformizar e integrar os ZEEs
Definir indicadores e critérios comuns aos projetos de ZEEs executados; Coletar, avaliar e inserir em um SIG as informações disponíveis dos Estados; Validar as informações com as equipes dos projetos de ZEE dos Estados.

7 M2 - Compatibilizar legendas e diretrizes de Uso e Ocupação
Atualizar e compatibilizar as legendas estaduais para legenda amazônica unificada Espacializar padrões de uso e ocupação baseado no Censo Agropecuário Correlacionar mapas de uso com desflorestamento Elaborar proposta de diretrizes de uso e ocupação unificada para a região (mapa de gestão)

8 M3 - Apoiar os ZEEs Estaduais
Atualização do mapa de vegetação remanescente e definição dos limites do bioma; Elaborar o memorial descritivo de Zonas do ZEE de Rondônia, BR-163 (Oeste do Pará) e Acre Apoiar audiências públicas em Roraima, área da BR-163 no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Amazonas

9 M3 - Apoiar os ZEEs Estaduais
Atualização do Macro ZEE do Amapá; Detalhar mapa de solos e aptidão em regiões prioritárias nos Estados; Capacitar gestores estaduais e municipais para utilização das informações geradas pelo ZEE

10 M4 - Integrar Zoneamento Agroecológico e ZEE
Identificar áreas de ocorrência de culturas climaticamente adaptadas e de interesse para a produção de bioenergia; Identificar áreas com aptidão para culturas climaticamente adaptadas; Mapear as áreas indicadas para produção de bioenergia; Correlacionar Risco Climático e ZEE; Sistema de visualização e consulta das informações geradas; Capacitação das instituições financeiras e de fomento para utilização das informações geradas.

11 Desafios Amazônia Oriental Elaborar o macrozoneamento estratégico da Amazônia Legal em consonância com as diretrizes Estaduais Propor modelos de desenvolvimento sustentável visando produção de bioenergia com segurança alimentar

12 Z. Risco Climático – QUANDO?
PLANOS PROGRAMAS AGENCIAS POLÍTICAS E DIRETRIZES INSTRUMENTOS DE POLITICAS PÚBLICAS (COMO FAZER) Z. Risco Climático – QUANDO? Z. Agroecologico – O QUE? ZEE – ONDE?

13 Pesquisador Embrapa Amazônia Oriental
Obrigado!! Adriano Venturieri Pesquisador Embrapa Amazônia Oriental Fone:

14 Características de espécies oleaginosas no Brasil
Fonte: Ramalho-Filho, 2009


Carregar ppt "Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região. Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google