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“CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA” Orientações aos pais e alunos

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Apresentação em tema: "“CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA” Orientações aos pais e alunos"— Transcrição da apresentação:

1 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA” Orientações aos pais e alunos
Colégio Loyola Patrícia Quaresma Ragone Parte da palestra proferida no dia 14/04/2011 (31)

2 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA”
Construir um projeto de vida não é uma tarefa simples. Seguem algumas orientações que podem auxiliar nesse processo: Orientações aos alunos Mantenha a perseverança; Dedique-se mais à escolha e menos à aceitação passiva das coisas; Procure saber acerca dos aspectos positivos e negativos da sua escolha; Aprenda a conversar consigo mesmo;

3 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA”
Formule metas concretas (específicas, comprováveis, positivas e mensuráveis) e em uma escala de dificuldades; Acrescente etapas: a construção do projeto de vida não se concretiza com a escolha da profissão, tenha projetos de curto, médio e longo prazo; Ensaie secretamente; Ofereça-se recompensas; Aglutine em torno de si pessoas que o ajudarão. Desenvolva a reciprocidade; Dê a você a possibilidade de modificar seus objetivos; Tenha bem delineado o seu território pessoal;

4 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA”
Use o “erro” como condição de “acerto”. Pense o “sucesso” como pessoal, permanente e abrangente. Pense o “fracasso” como comportamental e/ou circunstancial, transitório e específico; Trabalhe sua autoestima diariamente. Maximize sua competência; Confie em suas possibilidades, ouse até o limite possível e procure administrá-lo; Seja “guardião” da sua escolha.

5 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA”
Orientações aos pais As relações que os pais têm com a profissão constituem um modelo que interfere posteriormente na escolha dos filhos. Nossa influência é transmitida com muito mais intensidade pela forma como vivemos nossas vidas do que pela maneira como os aconselhamos a viverem as suas. “Deve-se destacar que o modo como os pais se posicionam em relação à profissão exerce influência na orientação vocacional do filho. O que eles valorizam mais: ganhar dinheiro ou ser feliz?” (p.72) (Ragone, 2009); Não se basear nos “achismos”, ou seja, em afirmações tendenciosas e sem fundamento (Ragone, 2009);

6 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA”
Mude: “Você não precisa passar”, para: “Faça o melhor que puder” (Ragone, 2009); Ter flexibilidade e interferir apenas quando necessário. Isto significa dosar o grau de seu envolvimento: os pais precisam deixar os filhos viverem suas próprias vidas; Oferecer espaço aberto para reflexão e informação diversificada; Incentivar, orientar, fornecer os recursos, ouvi-los falar sobre suas ambições e ansiedades; Ajudá-los a manter a agenda equilibrada, definir prioridades e saber oferecer a nossa atenção e tempo juntos; Reforçá-los no caminho da fé ;

7 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA”
Estar sintonizados com os padrões de nossos filhos e dispostos a perguntar, com habilidade, o que está acontecendo quando algo parecer errado; Saber respeitar o “tempo livre”: é época deles terem outras descobertas; Oferecer as melhores condições para que saiam das experiências negativas com a esperança intacta no futuro, e otimistas, de uma forma realista, em relação ao que virá e ao que farão de suas vidas; Incentivá-los a encarar suas próprias desilusões e encorajá-los a persistir ou a encontrar um caminho novo e melhor quando estiverem a ponto de desistir;

8 “CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA”
Descobrir dentro de nós, pais, a determinação necessária para mostrar aos nossos filhos como eles podem cultivar essa mesma determinação em suas vidas; Responsabilizá-los pelo que lhes cabe em experiências mal sucedidas e incentivá-los a ter confiança e fé na sua capacidade de melhorar na próxima vez. Colocar os jovens na estrada do sucesso, mas de maneira adequada às suas necessidades e talentos; Ajudar a redirecionar suas energias, poupando-os de frustrações desnecessárias. Referência: Ragone, P.Q. (2009) Laços- contribuições da terapia cognitiva para as relações familiares. Belo Horizonte.


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