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ENTRADA E SAIDA ARQUITETURA DE COMPUTADORES MOV AX , 0400H MOV DS , AX

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Apresentação em tema: "ENTRADA E SAIDA ARQUITETURA DE COMPUTADORES MOV AX , 0400H MOV DS , AX"— Transcrição da apresentação:

1 ENTRADA E SAIDA ARQUITETURA DE COMPUTADORES MOV AX , 0400H MOV DS , AX
PROGRAMA PARA LER O CONTEUDO DAS CHAVES (EXERC. ANTERIOR). MOV AX , 0400H MOV DS , AX MOV BX , 0002H MOV AL , [BX] PROGRAMA PARA ACENDER TODOS OS LEDS. MOV AX , 0400H MOV DS , AX MOV BX , 0002H MOV AL , 00H MOV [BX] , AL

2 ENTRADA E SAIDA (E/S) (I/O)
ARQUITETURA DE COMPUTADORES ENTRADA E SAIDA (E/S) (I/O) MODOS DE IMPLEMENTAR E/S 2. E/S MAPEADA COMO E/S PARA EVITAR USO DE ENDEREÇOS DE MEMORIA COMO ENDEREÇOS DE E/S FORAM CRIADAS INSTRUÇÕES ESPECIFICAS PARA E/S QUE COMANDAM SINAIS DE CONTROLE ESPECIFICOS PARA E/S. INSTRUÇÕES DE ENTRADA IN AL , PORTA IN AX , PORTA IN REG , DX COMANDAM O SINAL I/O RD INSTRUÇÕES DE SAIDA OUT PORTA , AL OUT PORTA , AX OUT DX , REG COMANDAM O SINAL I/O WR OBS: PORTA OCUPA 1 BYTE 1 BYTE -> 256 PORTAS DIFERENTES DX REGISTRADOR DE 16 BITS -> 64K PORTAS DIFERENTES

3 ENTRADA E SAIDA ARQUITETURA DE COMPUTADORES + 20 16 CS ES SS T3 16 8 8
B. 1 X16 + R.END B.END 20 16 CS DS ES SS RASC1 T3 16 B. 2 MEMORIA 8 B.DADOS IP SP SI DI RASC2 UNID. DE INTERF. = , +1, -1 AX BX CX DX T1 T2 IR 8 ALU B. 3 FC 8 B. 4 20 BITS R.DADOS 16 BITS MEMRD UNID. DE CONTROLE 8 BITS MEMWR IORD 1 BIT IOWR

4 ENTRADA E SAIDA ARQUITETURA DE COMPUTADORES SEQUENCIADOR MEMORIA +1
HOLD AND OR SEQUENCIADOR OR D Q CLK HLDA INV #WAIT OR RENDUC C.COM.|C.OPER.|C.S.C.|C.PROX.END. MEMORIA END. B0 O B0 IR MODIFICADOR 1 END B1 2 B2 3 +1 MEMRD MEMWR IORD IOWR CIN COMP FC CLK

5 EXERCICIO 15 ARQUITETURA DE COMPUTADORES
USAR O ENDEREÇO DE E/S 0531H PARA SELECIONAR UM CONJUNTO DE 8 LEDS E UM CONJUNTO DE 8 CHAVES QUE DEVEM SER CONECTADOS AO COMPUTADOR.

6 EXERCICIO 15 – SOLUÇÃO ARQUITETURA DE COMPUTADORES ....... .......
DISPOSITIVOS E/S BARRAMENTO DE DADOS VCC INTERFACE E/S IORD IOWR CPU INTERFACE E/S AND REG LD 3S 0E BARRAMENTO DE ENDEREÇOS 0531H AND VCC COMPARADOR

7 ENTRADA E SAIDA ARQUITETURA DE COMPUTADORES MOV DX , 0531H IN AL , DX
PROGRAMA PARA LER O CONTEUDO DAS CHAVES E APAGAR TODOS OS LEDS, SABENDO QUE O ENDEREÇO DE E/S É 0531H MOV DX , 0531H IN AL , DX MOV AL , FFH OUT DX , AL

8 CONTROLE DE E/S ARQUITETURA DE COMPUTADORES IORD IOWR CPU CPU ESCREVE
TAXAS DIFERENTES. COMO COMPATIBILIZAR? DISPOSITIVOS E/S: IMPRESSORA BARRAMENTO DE DADOS INTERFACE E/S IORD IOWR CPU INTERFACE E/S AND CPU ESCREVE REG LD IMPRESSORA LÊ BARRAMENTO DE ENDEREÇOS XXXXH COMPARADOR

9 CONTROLE DE E/S FFD ARQUITETURA DE COMPUTADORES
COMPATIBILIZAÇÃO USANDO FLAG (FF) COMO SEMAFORO. FFD = O , CPU ESCREVE NO REGISTRADOR E FAZ FFD =1; IMPRESSORA NÃO FAZ NADA. FFD = 1 , CPU NÃO FAZ NADA ; IMPRESSORA LÊ O CONTEUDO DO REGISTRADOR E FAZ FFD = 0 DISPOSITIVOS E/S: IMPRESSORA BARRAMENTO DE DADOS INTERFACE E/S IORD IOWR CPU CPU ESCREVE IMPRESSORA LÊ AND REGISTRADOR LD FFD BARRAMENTO DE ENDEREÇOS XXXXH COMPARADOR

10 CONTROLE DE E/S FFD ARQUITETURA DE COMPUTADORES SE OS END`s FOREM
CONSECUTIVOS, É MAIS VANTAJOSO O USO DE DECODIFICADORES IMPLEMENTAÇÃO USANDO FLAG (FF) COMO SEMAFORO. DISPOSITIVOS E/S: IMPRESSORA BARRAMENTO DE DADOS INTERFACE E/S IORD IOWR CPU D0 AND REGISTRADOR LD BARRAMENTO DE ENDEREÇOS XXXXH YYYYH FFD P Q C COMPARADOR COMPARADOR AND

11 CONTROLE DE E/S – VARREDURA
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – VARREDURA ROTINA PARA ENVIAR UM BYTE DE MEMORIA , CUJO ENDEREÇO ESTÁ EM BX, PARA A IMPRESSORA. TESTANDO, TAMBEM, O FLAG Z O PROGRAMA QUE CHAMOU A ROTINA PODE SABER SE O DADO FOI , OU NÃO, ENVIADO PARA IMPRESSORA MOV DX , YYYYH IN AL , DX TEST AL , 01H JNZ FIM MOV AL , [BX] MOV DX , XXXXH OUT DX , AL FIM: RET ESTE TIPO DE CONTROLE DE E/S É CONHECIDO COMO VARREDURA, E ESTÁ SINCRONIZADO COM O PROGRAMA.

12 CONTROLE DE E/S – VARREDURA
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – VARREDURA DESVANTAGENS DO CONTROLE E/S POR VARREDURA. 1. INSTRUÇÕE DE CHAMADA DE ROTINA ( CALL ....) DEVEM SER INSERIDAS AO LONGO DO PROGRAMA. 2. NEM SEMPRE O DISPOSITIVO DE E/S (PERIFERICO), A IMPRESSORA NO EXEMPLO, DÁ PERMISSÃO PARA O ENVIO DE DADOS POR PARTE DA CPU. NESTE CASO HÁ UM DESPERDICIO DE TEMPO DE PROCESSAMENTO DA CPU, PORQUE A CHAMADA DA ROTINA NÃO PROVOCA UMA TRANSFERENCIA DE DADOS. CONTROLE DE E/S MAIS EFICIENTE: INTERRUPÇÃO OBJETIVO: SEMPRE QUE A IMPRESSORA ESTIVER PRONTA PARA RECEBER UM DADO, ELA INTERROMPE A CPU, OU SEJA, A CPU SUSPENDE O PROGRAMA CHAMA, POR HARDWARE) A ROTINA DE TRATAMENTO DA IMPRESSORA .

13 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO PARA REALIZAR O CONTROLE DE E/S POR INTERRUPÇÃO, SINAIS ADICIONAIS DEVEM SER ACRESCENTADOS A CPU. INT INTA CPU PEDIDO DE INTERRUPÇÃO ACEITAÇÃO DO PEDIDO DE INTERRUPÇÃO ATIVIDADES QUE SÃO DISPARADAS QUANDO O SINAL INT É ATIVADO. 1. A CPU TERMINA A EXECUÇÃO DA INSTRUÇÃO ATUAL E PULSA O SINAL INTA PARA LER , NO BARRAMENTO DE DADOS, UM NUMERO DE IDENTIFICAÇÃO (ID) DE 8 BITS DO DISPOSITIVO QUE PEDIU INTERRUPÇÃO. ID INT INTA CPU BUS DADOS

14 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO 2. A CPU SALVA CS E IP ( ENDEREÇO DE RETORNO DA ROTINA ) NA PILHA, JUNTAMENTE COM OS FLAGS DE STATUS. MEMORIA PILHA INT INTA CPU FLAGL FLAGH CS IPL IP IPH BARRAMENTO DE DADOS FLAGS CSL CS CSH SS SP BARRAMENTO DE ENDEREÇO

15 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO 3. A CPU ATUALIZA CS E IP COM O ENDEREÇO DA ROTINA , LENDO OS SEGUINTES ENDEREÇOS. MEMORIA VETORES DE INTERRUPÇÃO INT INTA CPU CS END. DA ROTINA (PREVIAMENTE GRAVADO) IP BARRAMENTO DE DADOS CS ID X 4 BARRAMENTO DE ENDEREÇO IPL IPH CSL ESPAÇO DE MEMORIA RESERVADO PARA OS VETORES DE INTERRUPÇÃO : 1K CSH

16 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO IMPLEMENTAÇÃO. INTERFACE E/S AAA DISPOSITIVOS E/S: IMPRESSORA BARRAMENTO DE DADOS ID IORD IOWR INTA CPU INT AND REGISTRADOR LD BARRAMENTO DE ENDEREÇOS XXXXH FFD P #Q C COMPARADOR

17 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO PARA PERMITIR QUE UM DISPOSITIVO USE O SINAL DE INT DEVE-SE: PROGRAMAR O VETOR DE INTERRUPÇÃO CORRESPONDENTE (VI) DEFINIR O INICIO DA PILHA. PROGRAMAÇÃO DO VI EX: ID =4 E END. ROTINA : 0060:423F MOV AX , 0000H MOV DS , AX MOV BX , 0010H ; ID (= 4 ) x 4 = 10H MOV AX , 423FH MOV [BX] , AX INC BX MOV AX , 0060H PROGRAMAÇÃO DO INICIO DA PILHA EX: END. INIC. DA PILHA : 0A20:0360 MOV AX , 0A20H MOV SS , AX MOV SP , 0360H

18 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO ROTINA PARA ENVIAR UM BYTE DE MEMORIA , CUJO ENDEREÇO ESTÁ EM BX, PARA A IMPRESSORA. ESTA INSTRUÇÃO É DIFERENTE DA INSTRUÇÃO RET, PORQUE, ALEM DE RETIRAR DA PILHA O “CS” E O “IP”, ELA RETIRA OS FLAGS QUE FORAM ARMAZENDOS QUANDO OCORREU O PEDIDO DE INTERRUPÇÃO MOV DX , XXXXH MOV AL , [BX] OUT DX , AL IRET O CONTROLE DE E/S POR INTERRUPÇÃO É ASSINCRONO COM RELAÇÃO AO PROGRAMA EM EXECUÇÃO.

19 EXERCICIO 16 ARQUITETURA DE COMPUTADORES END (HEX) DADO(HEX)
QUAIS AS VANTAGENS/DESVANTAGENS DE E/S MAPEADA COMO MEMORIA E MAPEADA COMO E/S ? QUAIS AS VANTAGENS/DESVANTAGENS DO CONTROLE DE E/S POR INTERRUPÇÃO E POR VARREDURA ? PARA ID =2 , QUAL O ENDEREÇO DA ROTINA ASSOCIADO ? MEMORIA END (HEX) DADO(HEX) CD A2 A A F B C B2 D E F

20 EXERCICIO 16 – CONTINUAÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES EXERCICIO 16 – CONTINUAÇÃO APÓS A EXECUÇÃO DO PROGRAMA ABAIXO, QUAL É O CONTEUDO DO REGISTRADOR A. MOV BX 4321H IN AL , 03 AND AL , BL OUT 04 , AL IORD 89H AO AI A2 A3 A4 A5 A6 A7 DEC I O0 I O1 I O2 #E O3 O4 05 06 42H OR STB REGISTRADOR A IOWR

21 EXERCICIO 16 – CONTINUAÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES EXERCICIO 16 – CONTINUAÇÃO 5. QUAIS SÂO OS CONTEUDOS DE SS SP E FLAGS APÓS A EXCUÇÃO DA INSTRUÇÃO IRET, SABENDO QUE O PROGRAMA CONTINUOU A EXECUÇÃO A PARTIR DO ENDEREÇO 45674 END (HEX) DADO(HEX) A2 A 200A F 200B 200C B6 200D 200E 200F

22 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO ALTERAÇÕES NA UNIDADE DE CONTROLE PARA ATENDIMENTO DE INTERRUPÇÃO. O SINAL INT SÓ É AMOSTRADO PELA UNIDADE DE CONTROLE NO FINAL DA ECECUÇÃO DA INSTRUÇÃO CORRENTE. ASSIM.... NO SEQUENCIADOR DA UNIDADE DE CONTROLE VAMOS ACRESCENTAR UM OUTRO MUX (2 x 1), COMANDADO PELO SINAL INT E NO CAMPO DE SINAIS DE CONTROLE , VAMOS ACRESCENTAR UM BIT (INTA) QUE VAI COMANDAR O SINAL INTA, CONFORME PODE SER VISTO NO PROXIMO SLIDE.

23 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO HOLD INT AND OR SEQUENCIADOR OR D Q CLK HLDA INV #WAIT END. D0 MICROPROGRAMA DE INTERRUPÇÃO OR RENDUC C.COM.|C.OPER.|C.S.C.|C.PROX.END. 1 MEMORIA END. B0 O B0 IR MODIFICADOR 1 END B1 2 B2 3 +1 MEMRD MEMWR IORD IOWR INTA CIN COMP FC CLK

24 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO A ULTIMA MICROINSTRUÇÃO DE UM MICROPROGRAMA DE EXECUÇÃO DE UMA INSTRUÇÃO TEM NO CAMPO PROXIMO ENDEREÇO... MEMORIA DA UNID. DE CONTROLE C.COM.|C.OPER.|C.S.C.| C.PROX.END | MUX2|MUX1|#1/2| 0/1 COM A ALTERAÇÃO DO SEQUENCIADOR, ESTA MICROINSTRUÇÃO VAI SELECIONAR UMA DENTRE 2 POSSIBILIDADES, EM FUNÇÃO DO SINAL INT SE INT =1 , PEDIDO DE INTERRUPÇÃO RENDUC <- END DO MICROPROGRAMA DE ATENDIMENTO DE PEDIDO DE INTERRUPÇÃOINTERRUPÇÃO SE INT = 0, NÃO EXISTE PEDIDO DE INTERRUPÇÃO RENDUC <- END. B0

25 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO CASO INT =1 , O MICROPROGRAMA DE ATENDIMENTO AO PEDIDO DE INTERRUPÇÃO É DISPARADO E ELE DEVE FAZER O SEGUINTE: 1. SALVAR CS,IP E FLAG´s NA PILHA E ATUALIZAR O SP. 2. ATIVAR O SINAL INTA PARA LER A ID DO DISPOSITIVO QUE PEDIU INTERRUPÇÃO. 3. CARREGAR O NOVO CS E O NOVO IP ARMAZENADOS NOS ENDEREÇOS 0000: ID X IPL 0000: ID X – IPH 0000: ID X CSL 0000 : ID X CSH 4. VOLTAR PARA O ENDEREÇO B0 PROBLEMA!! MEMORIA DA UNID. DE CONTROLE C.COM.|C.OPER.|C.S.C.| C.PROX.END | MUX2|MUX1|#1/2| 0/1

26 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO CASO 0 SINAL INT AINDA ESTEJA EM NIVEL 1 , O MICROPROGRAMA DE ATENDIMENTO AO PEDIDO DE INTERRUPÇÃO VAI SER RE-EXECUTADO !! PARA CONTORNAR ISTO , UM FLAG DE INTERRUPÇÃO (IF) E UM BIT (SET/#RESET INT) SÃO ACRESCENTADO S, CONFORME PODE SER VISTO NO PROXIMO SLIDE. IF =1 , INTERRUPÇÃOHABILITADA IF =0 , INTERRUPÇÃO DESABILITADA O MICROPROGRAMA DE ATENDIMENTO AO PEDIDO DE INTERRUPÇÃO DEVE RESETAR IF.

27 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO HOLD INT Q IF D AND OR OR D Q CLK HLDA INV #WAIT END. D0 MICROPROGRAMA DE INTERRUPÇÃO OR RENDUC C.COM.|C.OPER.|C.S.C.|C.PROX.END. 1 MEMORIA END. B0 O B0 IR MODIFICADOR 1 END B1 2 B2 3 +1 MEMRD MEMWR IORD IOWR S/#RIF INTA CIN COMP FC SEQUENCIADOR CLK

28 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO QUANDO IF DEVE SER SETADO , PARA QUE NOVOS PEDIDOS DE INTERRUPÇÃO SEJAM ACEITOS ? PELA INSTRUÇÃO IRET , DADA NO FINAL DA ROTINA DE INTERRUPÇÃO. ESTA INSTRUÇÃO REGENERA OS FLAGS E O IF É UM DOS FLAGS. POR UMA INSTRUÇÃO STI, QUE FAZ COM QUE IF =1, DURANTE A ROTINA DE INTERRUPÇÃO. ISTO VAI PERMITIR ROTINAS ANINHADAS. OBS: STI SÓ DEVE SER DADA, APÓS A AÇÃO QUE PROVOCA A RETIRADA DO PEDIDO DE INT. SE NÃO HOUVER ESTE CUIDADO, A PROPRIA ROTINA PODE SER RECOMEÇADA ANTES DO SEU TERMINO.

29 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO INTERRUPÇÃO MASCARAVEL INTERRUPÇÃO NÃO MASCARAVEL CPU INT CPU NMI IF NMIF INSTRUÇÃO STI -> IF =1 INSTRUÇÃO CLI -> IF =0 ID =2 , INTERNO

30 CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES CONTROLE DE E/S – INTERRUPÇÃO A NIVEL DE MICROPROGRAMAÇÃO TEM-SE: MICROPROGRAMA DE BUSCA DE INSTRUÇÃO MICROPROGRAMA DE EXECUÇÃO DE INSTRUÇÃO MICROPROGRAMA DE EXECUÇÃO DE INSTRUÇÃO MICROPROGRAMA DE EXECUÇÃO DE INSTRUÇÃO NÃO NÃO NÃO INT? INT? INT? SIM SIM SIM MICROPROGRAMA DE ATENDIMENTO DE INTERRUPÇÃO

31 INTERVALO DE AMOSTRAGEM
ARQUITETURA DE COMPUTADORES EXERCICIO 17 DADO O FILTRO DIGITAL... MICROCOMP SINAL ANALOGICO S/H A/D D/A E CPU S MEM T INTERVALO DE AMOSTRAGEM T

32 EXERCICIO 17- CONTINUAÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES EXERCICIO 17- CONTINUAÇÃO 1.FAÇA O SEU PROJETO, USANDO OS COMPONENTES EM ANEXO, SABENDO QUE: - O SINAL LOGICA DO S/H, EM NIVEL 1, FAZ AQUISIÇÃO DO SINAL ANALOGICO DE ENTRADA E, EM NIVEL 0, FAZ A RETENÇÃO. ESTE SINAL DEVE SER CONECTADO AO BIT 0 DA PORTA DE SAIDA 05H. - OS SINAIS CS=0 E WR=0 DO CONVERSOR A/D DISPARAM UMA CONVERSÃO. O CONVERSOR DEVE ESTAR MAPEADO NO END. 06H. - UMA ROTINA DE INTERRUPÇÃO MASCARAVEL DEVE SER DISPARADA PELO SINAL INTR DO CONVERSOR A/D. O SINAL INTR ATIVO, INDICA QUE UM DADO FOI DIGITALIZADO. A ID DA INT É 08H. - OS SINAIS CS=0 E RD=0 DO COVERSOR A/D PROVOCAM A LEITURA DO DADO DIGITALIZADO. - O CONVERSOR D/A ESTÁ MAPEADO NO END. 07H . - UM OSCILADOR GERA UM PEDIDO DE INTERRUPÇÃO NÃO MASCARAVEL A CADA 1MS (T) PARA A CPU A FIM DE QUE O SINAL ANALOGICO DE ENTRADA SEJA AMOSTRADO (DISCRETIZADO) PELO CIRCUITO S/H.

33 EXERCICIO 17- CONTINUAÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES EXERCICIO 17- CONTINUAÇÃO 2.FAÇA A ROTINA DE AMOSTRAGEM (CHAMADA AQUIS) DO SINAL ANALOGICO, SABENDO QUE O TEMPO DE AQUISIÇÃO É DE 40µS E O TEMPO DE UMA INSTRUÇÃO NOP É DE 10nS. USE O PEFIXO REP. 3. FAÇA A ROTINA CONV. QUE DIGITALIZA O SINAL AMOSTRADO. 4. FAÇA A ROTINA DE INTERRUPÇÃO MASCARAVEL , SABENDO QUE O DADO DIGITALIZADO DEVE SER ARMAZENADO NO END. 0300:0000. 5. FAÇA UMA ROTINA CHAMADA FILTRO QUE IMPLEMENTE O FILTRO DIGITAL DA FIF. ABAIXO, SABENDO QUE OS DADOS ARMAZENADOS ESTÃO EM COMPLEMENTO A2 E A SAIDA DA ROTINA DEVE SER ARNAZENADA EM AL. 0,125 0,5 Y X Z-1 Z-1 + Z-1 Z-1 Z-1 +1 0,875

34 EXERCICIO 17- CONTINUAÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES EXERCICIO 17- CONTINUAÇÃO 6. FAÇA A ROTINA DE SAIDA QUE ENTREGUE A SAIDA DA ROTINA FILTRO PARA O CONVERSOR D/A. 7. FAÇA A INICIALIZAÇÃO DO MICROCOMPUTADOR, SABENDO QUE O ENDEREÇO DA ROTINA DE INTERRUPÇÃO NMI É 0500: 0345 , DA ROTINAINT É 0600: 3000 E DA PILHA É 0D00:FFFF. 8. FAÇA A ROTINA DE INTERRUPÇÃO NMI. COMPONENTES DO PROJETO ; REGISTRADOR COM LD E OE, 3-STATE, DECODIFICADOR, FFD E ... VIN A/D DADOS WR INTR RD CS VIN S/H VOUT LOGICA 8 DADOS D/A VOUT 8

35 ASSEMBLER / LINKER – PC (DOS)
ARQUITETURA DE COMPUTADORES ASSEMBLER / LINKER – PC (DOS) PROGRAMA . ASM COMANDOS P/ O ASSEMBLER + INSTR. EM ASSEMBLY ASSEMBLER PROGRAMA . OBJ PROGRAMA1 . OBJ PROGRAMAN . OBJ LINKER PROGRAMA . EXE

36 ASSEMBLER / LINKER – PC (DOS)
ARQUITETURA DE COMPUTADORES ASSEMBLER / LINKER – PC (DOS) PROGRAMA . EXE LOADER MEMORIA

37 ASSEMBLER / LINKER – PC (DOS)
ARQUITETURA DE COMPUTADORES ASSEMBLER / LINKER – PC (DOS) .EXE NO DISCO NA MEMORIA PREFIXO CABEÇALHO SEGMENTO DE PILHA SEGMENTO DE PILHA SEGMENTO DE DADOS SEGMENTO DE DADOS PONTO DE ENTRADA DO PROGRAMA SEGMENTO DE CODIGO RET SEGMENTO DE CODIGO RET PONTO DE SAIDA DO PROGRAMA


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